fbpx

Estudo bíblico para jovens sobre o amor

Estudo bíblico para jovens sobre o amor

O capítulo cinco de Gálatas nos apresenta os frutos do espírito, características que o cristão passa a ter ao seguir os ensinamentos cristãos. A leitura de Gálatas 5 é fundamental para o fortalecimento da fé e a renovação de vida. Este capítulo é fundamental para a formação do caráter cristão. Este é o primeiro estudo bíblico para jovens sobre os frutos do espírito. Seja novo convertido, seja um adolescente cristão começando a ingerir palavras mais profundas, conhecimento para edificação, o capítulo pode ser trabalhado de muitas formas.

Neste texto vamos abordar como o adolescente deve trabalhar o amor em sua vida, talvez o principal fruto do espírito. Pode parecer fácil, mas devemos lembrar que a rotina do adolescente é bem diferente da rotina de um adulto. Falar de amor no ambiente de trabalho pode não ser tão impactante quanto falar de amor na escola, ou demonstrar amor aos pais.

Para este estudo bíblico, recomendamos a leitura de 1 Coríntios 13. Leia também:

Família

Certamente, um grande propósito de Deus para a humanidade é a formação da família. Se vamos falar de amor para um adolescente devemos ensinar que o amor começa em casa, em família.

O professor pode abordar neste estudo bíblico para jovens, alguns exemplos de demonstração de amor na família, como a reconciliação entre Jacó e Esaú, o filho pródigo e os filhos de Noé, por exemplo.

O adolescente demonstra amor aos pais com obediência. Muitos pais passam rotinas que seus filhos não gostam. Limpar, arrumar ou estudar não são afazeres favoritos dos adolescentes (e para dizer a verdade, nem de muitos adultos), mas o adolescente demonstra amor aos seus pais quando faz essas coisas, principalmente, sem ser mandado, ou após longos sermões Neste tópico, o líder dos adolescentes deve ressaltar a importância de fazer coisas que não gostamos muito, faz parte da vida de um adulto. Assumir responsabilidades faz parte do desenvolvimento humano.

Inclusão dos filhos

Por outro lado, muitos pais não sabem passar rotinas a seus filhos. O adolescente também deve ser instruído quanto a isso. Ter pais que não reconhecem os esforços dos filhos, ou que “só enxergam defeitos e nunca as qualidades” não tira do adolescente a responsabilidade de obedecer. Em 1 Samuel 15:22, nos diz que é melhor obedecer do que sacrificar. O adolescente deve entender que a obediência aos pais é a maior demonstração de amor que pode fazer pelos seus pais.a maior demonstração.

Provérbios 13:1 a 14 mostra como é agradável a Deus a obediência dos filhos aos pais. Também podemos ler sobre a obediência aos pais em Efésio 6:1 a 4.

Algumas passagens do Antigo Testamento, claro, são mais radicais, mas mostra como é importante a obediência aos pais dentro do judaísmo. Êxodo 21:15 condena quem agride os pais. O mesmo vale para Deuteronômio 21:18 a 21, passagem que mostra que o filho rebelde deve ser castigo para que Israel não tenha filhos rebeldes.

As passagens do Antigo Testamento podem parecer cruéis, mas mostra como a raiz de uma grande nação está na obediência aos pais.

Escola

Ao abordar este tópico no estudo bíblico para jovens, o líder pode mencionar alguns exemplos pessoais sobre ter que demonstrar amor àqueles que não são da igreja.

Falar em amar os amigos da igreja pode ser fácil, afinal, dentro da igreja ninguém tira sarro por alguém ser evangélico, dar dízimos ou querer se casar virgem, ao contrário do que ocorre na escola e entre amigos do bairro (rua ou prédio). No entanto, ainda assim, devemos demonstrar amor a estas pessoas. Isso não significa que devemos nos tornar amigas e conivente com seus atos errados, mas podemos demonstrar amor não nos vingando e não torcendo para que eles sejam prejudicados em algo.

O jovem e adolescente cristão deve entender que a fase escolar logo passa e as gozações não devem ter efeito em sua fé. Quando os colegas se tornarem adultos, certamente terão mais respeito. O líder pode falar que as gozações da época de colegial e faculdade são momentâneas. Com o tempo, essas pessoas amadurecem e percebem que o jovem mantém sua fé apesar das provocações, e passam a respeitar o cristão.

Amar os amigos da escola significa se dispor a ajudar aos demais alunos em lições e trabalhos em grupo, estar disposto a oferecer ajuda com conselhos e, sempre que possível, convidá-los à igreja, afinal, o amor maior que podemos demonstrar a qualquer pessoa é falar e dividir nossa fé. Por mais que algum colega de classe seja rebelde, ele merece nosso apoio e compaixão em momentos de dor, sofrimento ou angústia, pois também somos pecadores e o Senhor teve compaixão de nós.

Amor à igreja

Falar em amar a Deus pode parecer óbvio, mas também é importante destacar o amor a Deus no estudo bíblico para jovens. Ao falar de amor a Deus, podemos mencionar também o amor à igreja.

Sabemos que são coisas diferentes, mas devemos mostrar nosso amor a Deus demonstrando amor e respeito à igreja.

Amar a igreja, não significa amar uma determinada denominação evangélica, mas aos cristãos como um todo. Eis alguns exemplos:

  • Não falar mal de outras igrejas
  • Não falar mal de líderes
  • Respeitar as orientações da liderança
  • Orar pelos outros e abençoar outras vidas
  • Contribuir financeiramente com os projetos da igreja
  • Contribuir com mão-de-obra na igreja
  • Participar de algum grupo, projeto ou programa
  • Ajudar e, se possível, participar de missões

Demonstramos amor a Deus amando sua igreja, seu corpo. Em 1 João 4:20 lemos que é impossível amar a Deus sem amar o irmão, portanto amar ao próximo significa que estamos cumprindo este princípio.

Amar os inimigos

Um dos ensinamentos mais categóricos de Jesus foi sobre amar os inimigos (Mateus 5:43 a 45). Líder, ao preparar seu estudo bíblico para jovens, separe alguns textos que nos mostram como amar aqueles que tentaram nos prejudicar é difícil, mas necessários. Você pode lembrar da história de Davi e Saul, José (do Egito) e seus irmãos e, claro, Jesus, ao curar o soldado que teve a orelha cortada por Pedro (Mateus 26:51).

Para o jovem e o adolescente, o significado de amar os inimigos pode ser comparado com o dever de amar os que nos perseguem, os que tiram sarro de nossa fé, os que não acreditam em nós, ou aqueles nos aborrecem por qualquer outro motivo.

Demonstramos amor com gestos, com atitudes e não apenas com palavras. Por isso, é muito fácil dizer que amamos a todos, inclusive nossos inimigos, mas como demonstramos isso?

Dicas para o líder

O amor rende assuntos interessantes e cheios de exemplos. Neste estudo bíblico para jovens, ressaltamos alguns itens que podem ser abordados na reunião de adolescentes e jovens evangélicos. Em cada tópico, você pode deixar que os adolescentes falem um pouco, deem exemplos bons e ruins e falam um pouco de si mesmos.

Dê espaço para a participação do adolescente e deixe-os confortáveis, sabendo que o líder está disposto a ajudar e orientar.

Leia também:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo bíblico para jovens sobre o amor

  1. Olá, obrigado por esta direção neste tema, trabalho com adolescentes e esse tema será muito edificante para essa geração.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *