Estudo bíblico para mulheres: respeitando seu marido 

Share Button

Quando lemos sobre a mulher virtuosa, Provérbios 31, achamos uma série de atributos que o escritor enumera, como se descrevesse uma mulher perfeita. Neste estudo bíblico para mulheres vamos destacar os versículos 11 e 12 deste provérbio, onde a relação com o marido é colocada em evidência. O respeito e a maneira que uma esposa trata seu marido dizem muito sobre sua personalidade e sua vida cristã. Uma mulher que não sabe honrar seu marido, não sabe ser submissa e, ainda por cima, também terá problemas em seu relacionamento direto com Deus. Da mesma forma, um marido que não ama, não cuida, não sabe abrir mão de sua vontade pela vontade da esposa, não está preparado para um relacionamento sério com o Senhor, pois sem abrir mão de nossa vontade, por exemplo, não podemos ser totalmente entregues à vontade do Criador.

Este estudo bíblico para mulheres pode ser direcionado às casadas, solteiras ou noivas, pois saber respeitar o marido é importante e devemos cultivar essa característica para que possamos nos encaixar no perfil de mulher virtuosa. Reparem que, muitas vezes, associamos a mulher virtuosa diretamente com a relação marido e esposa, mas nos esquecemos que ser uma mulher virtuosa é, antes de tudo, agradável a Deus. Quando a mulher decide seguir os passos da mulher descrita em Provérbios 31, ela está, antes de mais nada, desejando ser agradável a Deus. Portanto, a esposa que pensa que o marido “não merece” uma esposa virtuosa está engana, mesmo porque, ninguém merece nada, tudo o que recebemos é pela graça e misericórdia de Deus. Decidir ser uma esposa virtuosa não é resultado do que você pensa sobre seu marido, mas sim uma atitude de submissão a Deus.



Confiança

Ao ler o versículo 11, vemos que a mulher virtuosa conquista a confiança do marido. Sabemos que o processo de ganhar confiança é algo que se conquista com o tempo, com o passar dos anos, após diversas situações. Ganhar a confiança do marido, é demonstrar apoio, sinceridade e lealdade. A mulher conquista isso com o tempo. Ninguém conquista a confiança sem o tempo, no instante que conhece a outra pessoa.

Podemos falar de confiança de diferentes maneiras. Como este estudo bíblico para mulheres tem por objetivo fortalecer a aliança matrimonial, vamos falar um pouco de suporte, apoio. Muitos casamentos começam a se deteriorar porque a mulher passa a ter apenas uma postura crítica. Está sempre olhando para os defeitos do marido, sempre procurando o que “não foi feito”, ou o que o marido fez de errado. O marido precisa enxergar em sua esposa alguém que dá bons conselhos, que não está ali apenas para apontar suas falhas, como se fosse “sua mãe”, ou uma acusadora qualquer.

A mulher que deseja conquistar a confiança de seu marido precisa apoia-lo e demonstrar que está ao seu lado sempre. Se o marido se dispõe a limpar a casa, não aponte o que você acha que foi mal feito, ou o que ele esqueceu de limpar. Elogie sua iniciativa, ressalte seu trabalho. Mostre a ele que você está muito feliz pelo trabalho que ele fez. Se sua postura é de apontar erros e falhas, certamente o homem vai ficar desanimado para fazer outras tarefas. Colhemos o que plantamos. Se seu papel é apenas julgar, não reclame ao ser julgada. Veja que o versículo ressalta que o homem confia em sua esposa.

Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Provérbios 31:11

Queremos destacar neste estudo bíblico para mulheres que essa confiança só vai acontecer se a mulher mostrar que também confia em seu marido.

Quando falamos em confiança, precisamos falar de honra. Uma esposa que sai com roupas chamativas e posta fotos provocativas, certamente não ganha a confiança de seu marido. É extremamente importante falar de honra para as esposas. Com as redes sociais fazendo parte de nossa rotina, precisamos pensar bem antes de comentar ou postar qualquer coisa. Será que o que estamos fazendo traz honra ao meu marido?

Honra

No versículo 12, o escritor segue falando de honra. No começo do versículo, vemos que a esposa “só faz o bem” ao seu marido

Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Provérbios 31:12

Honrar e respeitar o marido significa fazer-lhe o bem sempre. Parece difícil né? Principalmente quando achamos que o marido não corresponde às nossas iniciativas. Muitas mulheres reclamam que fazem de tudo para apaziguar uma situação em casa, mas “o marido não dá o braço a torcer ou não adianta tentar porque meu marido não corresponde”. Sempre jogamos a culpa para o marido. Por mais que seja verdade, isso não impede que continuemos fazendo o bem.

Aliás, como mencionamos no início deste estudo bíblico para mulheres, quando pensamos em agradar ao marido devemos sempre nos lembrar da misericórdia de Cristo conosco. Misericórdia significa fazer bem a quem não merece. Realmente exige esforço, por isso é um dos frutos do Espírito. Quando achamos que devemos parar de tentar ajudar “quem não merece” devemos lembrar que Cristo demostra sua misericórdia conosco todos os dias e Ele não nos castiga conforme nossos pecados.

Se você acha difícil tratar bem seu marido todos os dias, converse com ele, seja sincera. Explique que você está disposta a fazer-lhe o bem todos os dias, esquecendo o passado. Sempre seja clara e objetiva com seu marido. Os homens não gostam de serem criticados ou sentirem que estão sendo intimados por suas esposas, por isso, sempre converse com tom de submissa, de quem está colocando o homem acima de si. Isso é ser submissa, é deixar de lado a vontade de “jogar na cara” do marido seus esforços, para falar com mansidão e carinho, mesmo esperando uma resposta áspera.

Se você é líder de casais, leve este estudo bíblico para mulheres abordando os demais versículos sobre a mulher virtuosa. Em nosso texto, não vamos prolongar este estudo bíblico para mulheres para não deixar o texto cansativo. Se você não é líder, mas deseja conhecer melhor a personalidade da mulher virtuosa, leia o texto completo e repare, em cada versículo, como você pode melhorar sua personalidade, lembrando sempre que ser uma mulher virtuosa não é questão apenas de agradar o marido, mas, primeiramente, demonstrar confiança e submissão a Deus.

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.

A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas. Provérbios 31:10-31

Outros textos em nosso site que você pode gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *