fbpx

Estudo bíblico sobre louvor e adoração 

Estudo bíblico sobre louvor e adoração 

Realizamos este breve estudo bíblico para você entender um pouco melhor sobre a história da música religiosa devemos entender como a música é apresentada na Bíblia, em quais circunstâncias, para que motivos e todo o seu contexto. Ao realizarmos um levantamento sobre a origem da adoração e louvor em forma de música encontramos uma bela história que nos mostra como o louvor e a adoração movem o coração de Deus, e podem ser ferramentas para nos comunicarmos com o Pai, seja para fazer nossos pedidos, seja para agradecer, ou simplesmente pedir perdão e reconhecer a soberania de Deus em nossas vidas. A cultura judaica mantém suas origens musicais vivas em ritmos únicos e contagiantes. A música cristã, por sua vez, ganha formas e se torna tão eclética quanto a secular.

Para aprofundar seu estudo bíblico sobre louvor e adoração, recomendamos que leia também:

 

Etapas da adoração no Antigo Testamento

Vamos iniciar este estudo bíblico analisando o louvor no Antigo Testamento. Para compreender o desenvolvimento da adoração podemos dividir a história em três pontos. Em Gênesis 12:7 e 8 e Gênesis 13:4 podemos ler sobre a forma de adoração dos patriarcas. No primeiro trecho citado anteriormente, lemos “E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor”. Já no capítulo 13, versículo 4 lemos “Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor”.

Embora este trecho não especifique que tipo de adoração Abraão realizou, podemos entender que, de qualquer forma, o conceito de adorar a Deus já estava em prática.

Depois que os judeus se estabeleceram na terra prometida, a adoração passou a ser no tabernáculo e no templo. Neste caso, não podemos desprezar os sacrifícios como forma de adoração.

Por fim, a adoração nas sinagogas, como podemos verificar em Isaías 6:1 a 7. Podemos identificar, neste estudo bíblico sobre adoração, que alguns trechos são mais claros sobre as formas de adorar ao Criador.

O motivo da adoração

Para não tornar este estudo bíblico muito longo, vamos direto a um dos textos mais extravagantes e misteriosos da bíblia, justamente Isaías 6:1 a 7 lemos como a adoração a Deus envolve o reconhecimento da grandeza de Deus e de nosso ser pecaminoso.

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado”.

Este texto identifica que o louvor e a adoração também fazem parte do reino celestial.

Início da adoração cristã

Vamos trazer este estudo bíblico sobre louvor e adoração para o Novo Testamento.

Engana-se quem aça que Jesus não seguia os costumes judaicos, principalmente no que se refere à adoração. A adoração a Deus não tem separação entre Novo ou Antigo Testamento, adorar a Deus é um comportamento que sempre existiu e sempre existirá. Em Lucas 4:16 a 21 lemos que Jesus ia regularmente ao templo para adorar. “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos”.

O Novo Testamento é repleto de trechos que nos mostram Jesus participando dos eventos judaicos. Vamos nos reter ao exemplo acima para não tornar este estudo bíblico demasiado extenso.

A partir daí é fácil perceber que a adoração cristã tem forte influência da forma de adoração judaica, no templo e nas sinagogas. O tempo nos trouxe novos modelos e algumas variações da adoração, mas a essência é a mesma. Os primeiros cristãos tinham como única referência de reunião religiosa os cultos a Deus no templo e na sinagoga.

Tempos modernos

Podemos concluir este estudo bíblico sobre louvor e adoração, lembrando que a origem da adoração cristã não surgiu para rivalizar com o sistema judaico, mas surgiu como uma espécie de ramificação. Apesar de tantas culturas e diferentes ritmos, a adoração cristã mantém a essência de adorar a Deus em reconhecimento a quem ele é.

Apesar de nosso dever em realizar um trabalho bem feito, o mais profissional possível, não devemos encarar a música cristã como a música secular é realizada, puramente comercial e rivalizando entre si.

Este breve estudo bíblico pode servir de assunto para uma reunião de louvor, para mostrar à equipe o significado histórico de louvar e adorar a Deus.


 
Compartilhe

3 comentários sobre “Estudo bíblico sobre louvor e adoração 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *