fbpx

Estudo bíblico sobre o agir do Espírito Santo na Bíblia 

Estudo bíblico sobre o agir do Espírito Santo na Bíblia 

Neste estudo bíblico vamos entender melhor sobre o agir do Espírito Santo. Como veremos, mesmo no Antigo Testamento já podemos detectar algumas ações que podem ser identificadas como o mover do Espírito Santo. Naquela época, ainda não havia a compreensão que temos hoje de Espírito Santo, por isso, muitos estudiosos apontam que as descrições de Espírito de Deus (e termos semelhantes) indicam o mover do Espírito Santo.  Acreditamos que ao estudar as obras do Espírito Santo podemos entender melhor o mover de Deus em nossas vidas e podemos nos dedicar mais em nossa santificação, para buscarmos o mover do Espírito de Deus em nossas próprias vidas.

Em Atos 2:4 lemos que o Espírito Santo foi derramado nos cristãos durante a festa de Pentecostes. Ali estavam reunidos cristãos de diversos países. Os cristãos da igreja primitiva, primeiro século depois de Cristo (DC), se concentravam na parte leste do império romano, onde ficavam também as principais comunidades judaicas. Nesta região predominava o idioma grego, idioma o qual foram escritos os livros e cartas do Novo Testamento. No entanto, cristãos eram também encontrados, em pequeno número é verdade, em lugares remotos, como na Babilônia e na Itália. Dentre as nações citadas em Atos 2, encontram-se algumas localizadas na Mesopotâmia, Pártia, Média e Elão, onde fica o Irã atualmente.

Uma curiosidade bíblica é que o agir do Espírito Santo também é mencionado duas vezes no Novo Testamento, mas antes do nascimento de Jesus. Em Lucas 2, Maria e Isabel louvaram a Deus, movidas pelo Espírito Santo.

Esta passagem do Novo Testamento pode nos dar uma dica que é verdadeira a afirmação que o Espírito Santo já se manifestava antes da vinda de Jesus, e, claro, antes de Pentecostes.

É importante ressaltar neste estudo bíblico, que o mover do Espírito Santo é bem claro no Novo Testamento, no entanto, algumas passagens fazem alguns teólogos crerem que mesmo no Antigo Testamento já era notório seu mover. Como revelado em 2 Timóteo 3:16 e Pedro 1:21, foi o Espírito Santo que inspirou os profetas e escritores das Escrituras Sagradas. Podemos entender, então, que esta é a mais clara evidência que o Espírito Santo já operava antes de Cristo.



Antigo Testamento

Nesta parte do estudo bíblico vamos ver como alguns trechos do Antigo Testamento apontam para um mover do Espírito de Deus que pode ser associado ao mover do Espírito Santo.

A primeira referência bíblica do Espírito Santo, para alguns estudiosos, está em Gênesis 1:2. Quando se diz que “o espírito de Deus pairava sobre a Terra”. Podemos ver que o Espírito Santo já era ativo e presente na criação, quando tudo ainda era indefinido.

Depois, em Gênesis 41:38, é questionado ao faraó se existia mais alguém como José, com espírito de Deus. Podemos entender que esta pode ser uma amostra dos dons sobrenaturais que o Espírito Santo oferece ao agir em nós.

Outra passagem que podemos citar do Antigo Testamento, neste estudo bíblico, é Êxodo 31, do início até o versículo 5, onde podemos ler sobre o derramar do Espírito de Deus sobre Bezalel, enchendo-o de dons. Podemos ver que o Espírito Santo pode nos encher de dons artísticos e habilidades.

O poder e a força física também podem ser concedidos pelo poder de Espírito de Deus, como podemos verificar em Juízes 3:9,10, ao encher Otniel de poder livrar os israelitas de Cusã-Risataim. As diferentes formas de agir do Espírito Santo nos mostra o poder e grandeza de Deus.

Vamos enriquecer este estudo bíblico, lembrando que o poder da profecia também é concedido pelo Espírito de Deus, como está relatado em 1 Samuel 19:20,23. Bem como o poder de mediar as mensagens de Deus para os homens, como lemos em Miquéias 3:8.

Finalizando a análise do Antigo Testamento neste estudo bíblico, podemos ler em Ezequiel 36:25 a 29, que pelo mover do Espírito Santo foi revelado a necessidade de se purificar o coração para uma vida santa.

Novo Testamento

No Novo Testamento, o Espírito Santo é tratado como a confirmação de Jesus ressurreto habitando nos que nEle creem. Após a vinda do messias, Jesus, o mover do Espírito Santo nos revelou seu poder de regenerar o cristão – Tito 3:5 – e santificarmos – 2 Tessalonicenses 2:13. Também foi descrito em Atos 2:4 que o Espírito Santo vive nos salvos.

João nos escreveu que o Espírito Santo nos revela a verdade sobre o Cristo – João 16:13 e 14.

Pelo poder do Espírito Santo, temos poder para proclamar o Evangelho – Atos 1:8. Também por intermédio do Espírito Santo, o amor é derramado em nosso coração – Romanos 5:5. Ainda em Romanos, lemos que o Espírito Santo intercede pelos salvos – Romanos 8:26. Em 1 Coríntios 12:4 a 11, lemos que o Espírito Santo é quem nos concede dons para ministrar. Ressaltamos, ainda, neste estudo bíblico, que a graça e capacitação para a vida santa é concedida pelo Espírito Santo – Gálatas 5:22 e 23. Por fim, é por Ele que nosso interior é fortalecido – Efésios 3:16.

Como podemos ver neste estudo bíblico, o agir do Espírito Santo é fundamental para a vida do cristão, no entanto, muitas vezes não lhe damos o devido valor e deixamos de alcançar uma vida de graça porque não buscamos o mover do Espírito Santo em nós, mas como vimos neste pequeno texto, coisas extraordinárias podem acontecer quando nos abrimos ao seu mover.

Nosso site possui outros textos que podem lhe interessar:

 

 
Compartilhe

6 comentários sobre “Estudo bíblico sobre o agir do Espírito Santo na Bíblia 

  1. Olá pastor a paz de Cristo ;eu queria tirar uma dúvida:eu recentemente vi um pastor repreender alguns jovens e seus pais e seus pais ficaram muito constrgidos por ele os ter repreendido diante de toda a congregação e que foi o Espírito santo que o autorizou a falar. Então eu fiquei com essa dúvida :pode o Espírito santo envergonhar alguém? existe algum contexto bíblico nisso aí? Aguardo sua resposta. Grato

     
  2. Bom dia…A paz do Senhor Jesus!
    Minha pergunta é sobre o mover do Espirito Santo:
    Eu creio que Deus usa quem Ele quer e como Ele quer.Amem! Ao visitar uma igreja , enquanto o levita louvava uma irmã diz ter uma manifestação do Espírito Santo:A irmã saiu bailando por to igreja até na frente do altar, movimentos de ballet, na ponta do pé, braços tbm como uma bailarina do nosso ballet!
    A irmã parecia ter incorpirado uma bailarina, porem o anjo da casa e pastor da irmã diz que O Espírito Santo a usa ela nesse mover, e permite que a irmã baile a vontade pela igreja.
    Eu nunca vi tal coisa?

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *