fbpx

Estudo de 1 Reis 11 – Cuidado com o pecado de Salomão

Estudo de 1 Reis 11 – Cuidado com o pecado de Salomão

Apesar de ter sido um homem sábio, Salomão não conseguiu manter sua fidelidade a Deus até o fim. Ao ler sobre o pecado de Salomão, conforme este estudo de 1 Reis 11, podemos refletir sobre o que o levou a cometer a idolatria e porque ele se desviou da adoração ao Eterno para adorar os deuses de sua região. Com este estudo podemos aprender a nos vigiarmos para que não sejamos influenciados pela sociedade, mídia e até pela nossa própria família a andar em caminhos que não são apropriados ao povo de Deus. Vamos fazer um estudo de 1 Reis 11, selecionando os principais pontos, que nos mostram o pecado de Salomão. 

Quando pensamos em Salomão, logo pensamos em sua sabedoria e tudo o quanto ganhou em vida. No entanto, apesar de ter tudo o que um rei poderia querer, naquela época, como fama e recursos, Salomão se destruiu ao não se limitar em suas esposas e concubinas. Apesar de ser uma prática comum naqueles dias, o grande número de amantes e seu próprio sucesso traçaram o caminho de fracasso do filho de Davi. Podemos ver aqui, uma lição muito importante sobre o pecado de Salomão.

Leia também este estudo sobre viver em pecado, do site Soy Segundo.

Outro estudo interessante é este sobre vícios na Bíblia.

Não importam como as coisas começam, mas sim como terminam. Paulo, por exemplo, começou como perseguidor de cristãos e terminou como evangelista.  

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE 1 REIS 11 EM PDF

Em nossa vida, devemos ter o cuidado de pensar sempre em como queremos terminar. Neste texto, vamos ver que a sabedoria de Salomão não o livrou de sua ruína. Se ele, que foi o homem mais sábio que já existiu, terminou mal, imagine nós, que precisamos de sabedoria. Precisamos refletir diariamente em nossas ações, em nossas influências e em nossos afazeres para não nos desviarmos da rocha, cometendo o mesmo pecado de Salomão. Ao fazer o estudo de 1 Reis 11 percebemos que tudo começou com a desobediência, pois ele sabia que não deveria se casar com estrangeiras. A partir daí, seu coração se inclinou a fazer o que agradava suas esposas e não o que agradava a Deus. Em 1 Reis 11 lemos que Salomão passou a adorar, pelo menos, três deuses. Aqui podemos analisar o pecado de Salomão, para não cometermos os mesmos erros. 

Astarote 

Usando a versão da Bíblia na linguagem de hoje, podemos ler. 

Salomão adorou Astarote, a deusa de Sidom, e Moloque, o nojento deus de Amom. 1 Reis 11:5 

Aqui, temos uma deusa da fertilidade. Em outras palavras uma deusa que era associada a práticas sexuais ilícitas, ou seja, uma deusa da orgia. Casando-se com tantas mulheres e possuindo centenas de concubinas, já podemos imaginar que Salomão não conseguia, ou não queria, refrear seus desejos sexuais. Adorando Astarote, possivelmente, ele praticava atos ilícitos. Pior, ainda, pois aprovava outros que assim se comportavam. Sem refrear seus impulsos carnais, Salomão abriu as portas para a idolatria de seus desejos. Para ele, o ato sexual era uma prática sem compromissos. 

Nós, cristãos, não podemos cometer este pecado de Salomão, o de não saber refrear nossos impulsos sexuais. Por isso, precisamos refrear nossos pensamentos, nossos desejos, precisamos ocupar nossa mente com coisas saudáveis e com o que edifica, como trabalho, serviço social e família. Não devemos deixar que a carne, e seus desejos, sejam nossa prioridade. Não podemos abrir uma brecha, não podemos “quase pecar” propositalmente. Um pouco mais pra frente, em 1 Reis 18:21 lemos a famosa frase de Eli: “Até quando vocês vão ficar em dúvidas sobre o que fazer? Se o Senhor é Deus, adorem ao Senhor; mas se Baal é deus, adorem a Baal”. Aqui aprendemos a ser fiéis a Deus por completo, com devoção, mortificando a carne, coisa que Salomão não fez. Ele se permitiu casar com uma, com outra, depois uma estrangeira, depois outra, até que caiu em ruínas. 

Moloque 

Continuando este estudo de 1 Reis 11, embora saibamos como eram os cultos a Moloque, normalmente, envolvendo sacrifícios de jovens e crianças, não há registros arqueológicos suficientes para definir porque estes sacrifícios eram realizados. No entanto, como lemos no versículo 7, na linguagem de hoje, este deus era repugnante aos judeus. Obviamente, o sacrifício de crianças deveria ser algo chocante para aquela sociedade. Aliás, mesmo outros não judeus, tinham certa rejeição aos sacrifícios de crianças. Pensando neste pecado de Salomão, mencionado em 1 Reis 11, podemos imaginar ele participando do culto a este deus. Será que algum dia ele viu alguma criança ser sacrificada? Apesar de não podermos afirmar o que adoravam, podemos afirmar que Salomão concordava com aquela prática. O que nos leva a refletir se temos coragem de rejeitar, hoje, o que é normal para a cultura moderna. 

Será que temos coragem de dizer que não para um seriado que, por exemplo, tem cenas parciais de nudez, ou porque prega a “Justiça com as próprias mãos”? Será que temos coragem de não ouvir certas músicas que todos acham boas? Temos coragem de questionar e não aceitar ver programas e canais de televisão, ou no Youtube, porque não condizem com os preceitos cristãos? 

Sem querer, numa sociedade globalizada e digital, acabamos aceitando o que é popular, sem um filtro “cristão”. Aceitamos ver paródias, canais e seguimos influenciadores que todos seguem, sem nos questionarmos se é isso mesmo que edifica nossa vida. 

Quemos 

Pouco mais pra frente, ainda em 1 Reis 11, lemos que Salomão também passou a adorar Quemos. Este era o deus da guerra, da dominação. 

Na montanha que ficava a leste de Jerusalém, ele construiu um lugar para a adoração de Quemos, o nojento deus de Moabe, 1 Reis 11:7 

Os deuses de guerra e dominação eram associados às conquistas e reconhecimento. Ao adorar Quemos, possivelmente, Salomão estava recorrendo a esse deus para que alcançasse fama e poder. Apesar de tudo o que Deus havia dado ao rei, ele ainda sentia essa necessidade e mais conquistas, mais poder, que é exatamente o que vivemos ainda hoje, onde muitas pessoas te julgam, ou de “medem” pelas suas conquistas e pelo seu status. Este terceiro ponto do nosso estudo de 1 Reis 11 é muito importante, inclusive para quem toca no louvor, ou prega, por exemplo. 

Não deixe que essa vontade de ser reconhecido, de ganhar fama, de ter seguidores, de ser o mais popular, te afaste dos planos originais de Deus, e tire de você a alegria pela gratidão a tudo o que o Senhor já te deu. A partir do momento que nos comparamos com os outros, desejamos o reconhecimento pelas nossas ações. Queremos ser um profissional de destaque, queremos dar entrevistas, liderar equipes, ganhar seguidores nas redes sociais. Não podemos deixar que essa vaidade, esse orgulho, tire de nós a humildade de entender que tudo o que temos e somos, somos pela graça de Jesus, pois nossa natureza carnal é decaída, não somos merecedores de nada. Sempre que sentir-se valorizado, elogiado ou reconhecido, lembre-se de não deixar que este pecado de Salomão, mencionado em 1 Reis 11, se repita em sua vida. 

Podemos ser reconhecidos, ter milhares de seguidores e ser referência no trabalho, na igreja ou em qualquer outro setor civil, mas essas coisas devem acontecer naturalmente, sem que coloquemos nosso coração neste reconhecimento, como fez Salomão. 

Reflita sobre estes pecados de Salomão, mencionados neste estudo de 1 Reis 11, e ore para que Deus te mostre em quais áreas você precisa vigiar e melhorar, para não deixar de seguir a Deus de todo o seu coração. Não sirva aos deuses da sociedade e cultura moderna, como a sexualidade, o reconhecimento e não aceite passivamente tudo o que lhe indicam, seja canais no Youtube, perfis no Instagram ou a forma de criar seus filhos por exemplo. Empenhe-se em seguir a vontade de Deus e em agradá-lo, antes de seguir o que todos fazem, o que todos aconselham. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE 1 REIS 11 EM PDF

Para complementar seu estudo de 1 Reis 11, sobre o pecado de Salomão, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *