fbpx

Estudo sobre consagração ao Senhor

Estudo sobre consagração ao Senhor

Neste estudo sobre consagração veremos que quando temos um compromisso, nos esforçamos para fazer bem o que está sob nossa responsabilidade. Se vamos dar aula, pregar, participar do louvor, ministrar, realizar uma reunião, queremos nos preparar bem, treinar e fazer com que todos sejam abençoados. Certo? Neste processo todo só não podemos nos esquecer que a consagração a Deus deve ser nossa prioridade. Caso contrário, podemos dar uma boa palestra, fazer uma boa apresentação, dar uma aula bem legal, mas nada disso toca o coração das pessoas e transforma vidas. Frases de efeito, piadas e material rico são fundamentais para qualquer tipo de trabalho e não queremos desprezar estas coisas, pelo contrário, incentivamos o uso técnico e tecnológico ao máximo possível, mas nada disso substitui a unção do Eterno; e para alcançarmos isso, precisamos nos consagrar.

Para esta devocional queremos salientar a importância da consagração a Deus nas nossas obras. Em Provérbios 22:29 lemos “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura” (Nova Versão internacional). Este versículo é muito bom para este estudo sobre consagração porque nos ensina que quando nos dedicamos a qualquer trabalho, não só na igreja mas em nossa vida profissional também, temos a chance de sermos reconhecidos por nosso bom trabalho, por nossa competência. Por isso, o empenho em estudar, buscar atividades e materiais diversificados condiz com os ensinamentos do Criador. Ao realizarmos nosso trabalho na igreja (pregar, evangelizar, tocar, ensinar) nossa dedicação também deve ser grande, e para obtermos os resultados esperados, a consagração a Deus é fundamental, pois é assim que militamos no mundo espiritual.

Confie no Senhor

Para dar sequência a este estudo sobre consagração vamos ler o seguinte trecho bíblico.

“Confia no senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio conhecimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não seja sábio aos teus próprios olhos, teme ao senhor e aparta-te do mal. Será isto saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos”. Provérbios 3:5 a 8

Nesta passagem vemos que o Senhor nos orienta a não confiarmos em nosso próprio saber e não agir apenas com nosso conhecimento. Tudo deve ser feito conforme o querer de Deus.

Na hora de louvar, por exemplo, não adianta ter uma técnica impecável, uma voz celestial e ensaiar horas e mais horas apenas para sermos elogiados. Precisamos nos consagrar a Deus, temos que nos concentrar e temos que levar a sério cada culto, como um evento especial. Não para o povo, mas para o Senhor. Caso contrário, podemos até nos comover e mexer com o nosso emocional, mas o espírito continua morto. Pular, dançar, gritar como em um show não transforma vidas e não garante a presença do Espírito Santo sobre nós, sobre a igreja.

Da mesma forma, por exemplo, ao pregar, não adianta subir, preparar um monte de slides, vídeos, e um monte coisas diferentes e bacanas só para mostrar sua capacidade. Quem capacita é Deus. Quando subimos ao púlpito firmados em nosso conhecimento, frases de efeito e positivismo, o máximo que a igreja terá será uma palestra. Pode até ter bons tópicos e ser bem falado, mas o Espírito de Deus não se move.

Da mesma forma, para dar aula para as crianças, ou para servir a ceia, ou ficar na recepção, a consagração a Deus deve vir antes de nosso empenho pessoal. Você tem que fazer com amor, se entregando a Deus antes de sair de casa. E pedir para que a vontade dele sobressaia sobre a nossa vontade.

Mesmo a melhor professora do mundo, com material e recursos de primeiro mundo para dar aula, sem unção, não transforma a vida de crianças. A consagração a Deus é que vai trazer transformação espiritual.

Quando a gente se dedica a fazer alguma coisa para glorificar a Deus, devemos colocar sempre a vontade dele acima da nossa. Caso contrário, podemos até chegar ao emocional, mas isso o vento sopra e a semente se vai. Mas quando Deus vai à frente, ele atinge o espiritual e a semente cria raízes e terra fértil. Este é o foco deste estudo sobre consagração.



Consagração não afasta dificuldades

Também é importante salientar, neste estudo sobre consagração, que não estamos dizendo que as dificuldades não surgirão, talvez até surjam com mais intensidade, pois quando fazemos algo que não agride o inferno, o acusador de nossas almas não tem interesse em reagir. Quando nos consagramos e realizamos a obra de Deus, nosso inimigo se opõe para que os resultados no mundo espiritual não aconteçam. Isso pode explicar, por exemplo, porque tantas pessoas bem sucedidas não acreditam em Deus, ou não se importam e fazer sua vontade, pois sua própria prosperidade é sua ruína. Uma vida cheia de regalias e facilidades faz que a maioria dessas pessoas não tenham necessidade de fé, de buscar ao Criador, por isso, satanás não tem interesse em incomodá-las, pois já são pessoas distantes de um relacionamento com Deus.

A consagração a Deus é nosso reconhecimento de que precisamos do nosso Pai para alcançar resultados que façam diferença no mundo espiritual. Nossa própria capacidade não converte o homem do pecado, não garante a salvação, nem mesmo garante que nosso louvor chegue a Deus. Uma equipe de louvor sem a devida consagração, baseada apenas em suas técnicas não garante que suas músicas cheguem ao coração do Pai.

Podemos concluir este devocional com 1 Coríntios 7:35 –“ Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor”. Neste trecho, Paulo está falando sobre casamento e este versículo nos mostra o interesse do apóstolo em nos mostrar que a consagração a Deus deve estar presente em todos os ambientes de nossa vida, não só no serviço da igreja, mas em nossa vida profissional e familiar (como é o caso aqui).

Assim podemos concluir nosso estudo sobre consagração. Que a consagração a Deus seja com constante em nossas vidas e que possamos entender que tudo o que fazemos é para glorificar a Deus e não para recebermos elogios. Sabemos que é normal as pessoas nos elogiarem quando fazemos algo bem feito, mas que estes elogios sirvam para que possamos perceber o agir de Deus através de nós, de nossas vidas.

Outros textos nossos que também falam de consagração a Deus:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo sobre consagração ao Senhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *