fbpx

Estudo sobre Davi para jovens – O uso da tecnologia

Estudo sobre Davi para jovens – O uso da tecnologia

Neste estudo sobre Davi vamos aprender a usar corretamente as tecnologias que temos acesso. Sabemos que a tecnologia em si não é boa nem má, mas o seu uso sim, assim como nossas palavras ou a ciência, que em si não é contra ou a favor da fé, mas tudo depende da interpretação que se dá aos fatos. Neste texto, vamos ver como os jovens cristãos precisam conhecer bem o potencial que existe neles, em no que está ao seu alcance, tanto para o bem, como para o mal. Isso não é válido apenas para a vida cristã e para o dia a dia na igreja, mas também na rotina de seus estudos, de sua vida familiar e sua profissão. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE DAVI EM PDF

Desde a criação, Deus deu ao homem a capacidade de criar. Podemos ler em Gênesis, por exemplo, sobre os criadores da flauta e das tendas. Quando lemos que Deus nos fez à sua imagem e semelhança, podemos meditar muito sobre seus significados mais profundos, mas uma coisa fácil de observar é que temos a criatividade como algo em comum com o Senhor, ainda que limitados e inferiores, temos essa semelhança. Por isso, criar novas facilidades e novas ferramentas é um processo natural para o ser humano. Dizer que a tecnologia é má é como dizer que nossa característica criadora é ruim. Novos inventos dificilmente são bons ou ruins, tudo depende se seu uso. 

Leia também esta reflexão para jovens.

A Bíblia nos revela uma época em que os israelitas tinham limites tecnológicos impostos pelos filisteus.   

E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada nem lança. 1 Samuel 13:19 

Naqueles dias, o povo não podia ter espada. Apenas Saul e seu filho Jônatas tinham essa arma. Este detalhe nos faz perceber que o conflito entre Davi e Golias foi muito mais desigual do que pensamos. Pois mesmo vencendo o gigante, na luta corporal, entre os exércitos, Israel ainda teria uma grande desvantagem. No entanto, a vitória de Davi sobre Golias mostrou aos dois exércitos que aquela peleja seria diferente. Mesmo sem espadas, o exército de Israel foi capaz de perseguir seus adversários por um bom caminho. Para nós, o que fica de aprendizado é que a falta da tecnologia foi uma forma de os inimigos de Israel controlarem seus adversários por algum tempo. Ou seja, o acesso à tecnologia, à informação e ao conhecimento é fundamental para que possamos desenvolver nossa independência. Este acesso à tecnologia e sua influência será nosso ponto de vista neste estudo sobre Davi para jovens. 

Saber usar x usar com responsabilidade 

Uma diferença importante é que saber usar a tecnologia é diferente de usá-la com responsabilidade. O povo filisteu tinha acesso à espada, mas fazia isso com crueldade para dominar seus inimigos. Muitas vezes, nos enganamos achando que as crianças usam a internet melhor que nós. Assim, nos acomodamos deixando que elas brinquem à vontade nos celulares, tablets e computadores, no entanto, elas não possuem maturidade o suficiente para usar com responsabilidade, por isso, são alvo fácil para pedófilos, além de serem mais propensos a baixarem vírus e outros arquivos que podem danificar os aparelhos. Portanto, os jovens e adolescentes precisam ter este conceito de saber usar a tecnologia com responsabilidade. 

Todo jovem dos dias atuais sabe usar Netflix, redes sociais, Spotfy, sabem jogar online e fazer muitas outras com certa responsabilidade, mas precisam se vigiar para que não acessem o que não devem. Séries com cenas de nudez parcial, músicas sensuais, clips musicais com cenas sensualizadas, conversas com o sexo oposto, brincadeiras e piadas de duplo sentido, conversas para criticar pessoas, maledicências etc. Estes são apenas alguns exemplos de como precisamos nos vigiar o tempo todo e saber restringir o conteúdo que acessamos, para evitar a tentação. 

Neste estudo sobre Davi podemos destacar que a espada pode ser usada, igualmente, para propósitos benignos, como a defesa de um povo. A tecnologia também pode, e deve ser usada com responsabilidade para nosso trabalho, nossa educação, nossa fé e mesmo para um entretenimento saudável. Precisamos usar a tecnologia com moderação e submissão a Deus. 

Conhecimento 

Na área da ciência, do acesso à informação, precisamos ter o mesmo cuidado. A mesma ciência que cria medicamentos, aparelhos para a área da saúde, resolve problemas econômicos, também constrói bombas nucleares, armas bioquímicas e outros malefícios. Por isso, o acesso à informação e ao conhecimento é outro ponto que podemos destacar neste estudo sobre Davi. Todos sabemos que Davi venceu Golias com uma funda, uma arma menos temida do que uma espada, mas Davi a conhecia muito bem. O futuro rei de Israel sabia que para liquidar aquele gigante, não poderia ir para o combate corporal, precisava manter a distância. O texto bíblico diz que quando Golias avançou, Davi também avançou.  

E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. 1 Samuel 17:48 

Davi sabia que precisava ser o primeiro a atacar, para ter chances de derrotar aquele gigante. Ele tinha conhecimento de sua arma. Ele já havia matado urso e leão com esta ferramenta, sabia muito bem manusear este equipamento. O jovem precisa ter conhecimento dos equipamentos que tem a sua disposição, para fazer bom uso deles. O conhecimento, o acesso ao estudo, às informações, através da internet, podem ser muito importantes para sua formação. 

Mais uma vez, seguindo a linha de raciocínio deste estudo sobre Davi, focando a tecnologia, quero destacar que devemos usar bem as tecnologias disponíveis para nos preparar para futuros combates. O estudo, a leitura de bons livros, assistir vídeos que trazem informações relevantes à nossa vida nos preparam melhor do que filmes, séries, vídeos “engraçados e curiosos”, que não nos acrescentam nada. 

Jovem, use a tecnologia que você tem para acessar conteúdo relevante para te preparar, ou aprimorar para uma profissão, use as redes sociais para aprender conteúdo relevante. 

Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 

Concluímos este estudo sobre Davi para jovens relembrando dois pontos fundamentais no uso das tecnologias: use com responsabilidade e aproveite o que você tem em mãos para acessar conteúdo de qualidade, que te prepare para os combates da vida. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE DAVI EM PDF

Para complementar este estudo sobre Davi para jovens, recomendamos que leia também: 

Se você é líder de jovens cristãos, leia também: 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo sobre Davi para jovens – O uso da tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *