Estudo sobre pecado segundo a Bíblia

Share Button

Este estudo sobre pecado pode ser levado para os jovens, casais, para fazer uma devocional individual ou até mesmo para levar para uma reunião de célula. Um dos fundamentos básicos do cristianismo é o pecado, o que nos separa definitivamente de Deus. Quando ensinamos às crianças sobre o que é pecado, resumimos em “pecado é tudo o que fazemos, falamos ou pensamos que desagrada a Deus”. Outro conceito básico sobre o que é pecado, é que não existe ‘pecadão’ ou ‘pecadinho’. Matar alguém é tão errado quanto mentir. Diante das leis humanas, é justo penalizar as pessoas de forma distinta. Assim, uma pessoa condenada por latrocínio (roubo seguido de morte) terá uma pena maior que uma pessoa que furtou um item de pequeno valor. Mas quando nos posicionamos diante de Deus entendemos que ambos erraram e é isso o que importa para entendermos que todos nós erramos, todos nós pecamos.

Vamos começar este estudo sobre pecado com a história clássica dos fariseus que queriam apedrejar a mulher adúltera (João 8:3 a 11)  nos faz entender como, para Deus, não há distinção de pecado mais ou menos grave. Naquele momento, os fariseus queriam condenar uma mulher adúltera conforme a lei de Moisés, mas Jesus ordenou que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra. A ordem de Jesus nos faz refletir que todos nós pecamos, não importa se mentimos, adulteramos ou fofocamos. Estamos todos debaixo da mesma condenação.

Exemplos bíblicos

Podemos listar inúmeras condutas humanas narradas na bíblia que mostram o homem como pecador, no entanto, para realizar apenas um quadro geral em nosso estudo sobre pecado, vamos enumerar doze ‘tipos’ de pecado facilmente identificados nas escrituras.

  • Transgressão (Salmos 5:1 e Hebreus 2:2)
  • Desobediência (Hebeus 2:2)
  • Iniquidade (Salmos 5:2 e Mateus 7:23)
  • Perversidade (Provérbios 6:14 e  Atos 3:26)
  • Mal, maldade, malignidade (Provérbios 17:1 e Romanos 1:29)
  • Rebelião, rebeldia (1 Samuel 15:23 e Jeremias 14:7)
  • Injustiça (Jeremias 22:13 e Romanos 1:18)
  • Engano (Sofonias  1:9 e Isaías 2:10)
  • Erro, falta (Salmos 19:12 e Romanos 1:27)
  • Concupiscência (Isaías 57:5 e 1 João  2:16)
  • Depravidade, depravação (Ezequiel 16:27,43 e 58)
  • Impiedade (Provérbios  8:7 e Romanos 1:18)

Há também algumas condutas humanas que podemos identificar como pecado, a Bíblia sagrada menciona pecados que claramente não devemos cometer. Não dão margem de erro para interpretações ou doutrinas. Não queremos direcionar este estudo sobre pecado para doutrinas que podem variar de igreja para igreja.

  • Idolatria – Colocar algo acima de Deus, como fama, dinheiro, trabalho, pessoas, familiares. Talvez, seja o principal pecado bíblico. (2 Reis 17:41;Deuteronômio 32:17; 1 Coríntios 10:14 e 20; Josué 24:15; 2 Crônicas.24:18).
  • Inveja – Insatisfação pelo sucesso dos outros. Alguns questionam a Deus por que os outros (até pecadores) conseguem coisas boas que eu gostaria de ter, mas não tenho (Provérbios 14:30)
  • Ira – Raiva ou agressividade sem controle, a ponto de querer destruir os outros. (Jó.5:2)
  • Preguiça – não querer aprender nada. Não querer fazer nada (Eclesiastes 10:8)
  • Gula – Além do sentido literal, em relação à comida, a bíblia menciona o sentido figurado de querer assimilar tudo, engolindo e não digerindo (Isaías 56:11)
  • Orgulho – Se achar melhor que outros (Salmos.90:10)
  • Avareza – Desejo de controlar tudo, não confiar em ninguém. Desfazer da ajuda dos outros (Isaias 57:17)
  • Luxúria (desfrutar do poder de dominar) – prazer pelo excesso. Buscar o próprio prazer sem se importar com as consequências (Jeremias 11:15).

Não herdarão o Reino dos Céus

Também podemos identificar alguns pecados mencionados na bíblia quando se exemplifica quem não herdará o Reino dos Céus, a vida eterna.

Em Gálatas 5:19 a 21 podemos ler sobre as obras da carne, uma lista de pecados que devemos evitar.

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

Outra leitura que nos dá exemplos sobre o que é pecado é 1 Coríntios 6:9 e 10 – “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.

Leituras recomendadas

Esta é uma pequena amostra do que a bíblia ensina sobre o pecado. Existem inúmeras passagens bíblicas sobre o pecado não mencionados aqui, pois é melhor uma leitura mais completa de cada trecho para entendermos o contexto de cada passagem. Você pode aprofundar seu estudo sobre pecado com esses trechos. As cartas de João – 1João, 2 João e 3 João; Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios e Gálatas podem nos fornecer ótimas leituras sobre o assunto, pois são cartas de orientação ao cristão. São livros relativamente curtos, que podem ser lidos em pouco tempo.

Leia também?

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *