Existe treinamento para aumentar a fé? 

Share Button

Se levarmos o conceito de fé ao pé da letra, é muito delicado dizer que podemos aumentar a fé ou diminuí-la, mas para realizar este estudo para jovens e adolescentes vamos considerar algumas atitudes que podem nos firmar em nossa fé. Ainda que você não tenha interesse em levar esta palavra para jovens e adolescentes, esperamos que aproveite estas dicas para firmar-se na fé cristã, pois são conceitos universais que podem, e devem, ser praticados por todos nós. Neste artigo, trazemos algumas atitudes que podemos ter para aprendermos mais de nossa fé, e crescermos em conhecimento. Esperamos que essas dicas ajudem você, ou seu grupo de adolescentes, a darem importantes passos para “enriquecimento” de tesouro nos Céus.

Precisamos conhecer bem no que acreditamos, pois mesmo no cristianismo existem diversas linhas de pensamento e de ensinamento. Acreditamos que algumas doutrinas (como cortar o cabelo, usar saias ou guardar o sábado) são individuais e podem variar de igreja para a igreja sem prejudicar a salvação, mas outros conceitos são mais universais como amor ao próximo, não mentir ou ter domínio próprio. Quando falamos em aumentar a fé queremos trabalhar estes conceitos mais universais, que devem ser empregados em todas as denominações. De qualquer forma, sem leitura, estudo, aprendizado, não é possível praticar o cristianismo e nem mesmo compreender a doutrina de nossa igreja. Certamente, apesar das diferenças, as doutrinas que variam de uma igreja para outra devem ter base bíblia e ensinar essas bases aos mais jovens (de idade e de conversão) é fundamental para que essas pessoas entendam sua fé e a pratiquem com amor e dedicação.

Levando em consideração que esta palavra é mais direcionada aos jovens e adolescentes (ou novos na fé), convém lembrar o versículo de Romanos 14:1 – Aceitai o que é fraco na fé, sem a preocupação de debater assuntos controvertidos. Por isso, mencionamos, anteriormente, que existem diferentes pontos de vistas entre as igrejas, mas essas diferenças sempre existiram e sempre vão existir. Guardar o sábado, mulheres não cortarem o cabelo ou outras atitudes como essas não nos garantem a salvação, por isso mesmo devem ser aceitos por todo cristão, independente de sua denominação.



Por que estudar a Bíblia? 

Em toda a história humana muitas pessoas se levantaram mostrando-se como um deus, ou como profetas, ungidos celestiais e com outros rótulos vinculados à divindade. Como podemos saber quais estavam certos e quais estavam errados. Como podemos identificar um ensinamento errado daquele que vai aumentar a fé? É um questionamento difícil, mas que só pode ser respondido de uma forma. Devemos ler e estudar sobre o que cremos, pois só assim conseguiremos identificar ensinamentos que contradizem nossa fé. Mais uma vez lembrando, também não devemos nos esquecer que sempre devemos separar as doutrinas que variam de igreja para igreja dos ensinamentos que são claramente contra a bíblia, já que somos cristãos.

Vamos começar este treinamento baseados em Timóteo 4:1 – Ora, o Espírito Santo afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.

Se não treinarmos para andar conforme a vontade de Deus, estamos sujeito a sermos enganado por falsos profetas.

Vamos comparar nosso treinamento para aumentar a fé com os treinamentos de um atleta, como Paulo faz em 1 Coríntios 9:23 a 27. Nenhum atleta alcança medalha e títulos se não treinar, principalmente nos esportes individuais. Todo atleta precisa treinar horas e horas, todos os dias. Na chuva, no sol, no frio, nos feriados, aos domingos. Nós como cristãos também temos que treinar, treinar, treinar. Como alcançaremos a coroa incorruptível sem não treinarmos para isso?

Exemplos práticos 

Temos que ler a palavra, escutar louvores, ouvir pregações, exercitar nossa fé, desenvolver nosso amor ao próximo. Temos que treinar reconhecer nossos erros. Este são alguns exemplos práticos que nos ajudam a aumentar a fé.

Orar, jejuar, ler a Bíblia, ir aos cultos, assistir pregações. Sejam novos convertidos, jovens ou adolescentes. Precisamos fazer essas coisas para fortalecer nossa fé. Quanto mais buscamos, mais encontramos.

Se você pretende levar esta palavra para um grupo de jovens e adolescentes. Dê alguns exemplos de como podemos fortalecer nossa fé. Ler no ônibus, orar assim que acordar, ficar menos tempo na internet para lermos a Bíblia ou livros cristão, deixar de ver novela e ver menos esportes para vermos mais pregações e ir mais à igreja. Se quiser, dê exemplos pessoais ou de pessoas que você conhece e admira para que todos vejam que é possível.

Precisamos que treinar várias áreas. Para aumentar a fé, por exemplo, não basta ouvir pregações, temos que ler a Palavra. Outro exemplo é o de pessoas que dizem que não gostam de orar em público, ou que não sabe. Se não exercitar não vai saber mesmo. Se um dia precisarmos de sua oração em público, vai acontecer o quê? Vamos ser derrotados?

O atleta bem treinado entra na competição sabendo que tem grandes chances de vencer porque se preparou para aquilo. O treinamento em nós produz a fé. Porque conheceremos a vontade de Deus para nossa vida e quando entrarmos em uma batalha teremos certeza da vitória porque saberemos o que fazer.

Se exercitarmos nossa leitura, a oração, o perdão, o amor ao próximo, saberemos que estamos preparados para vencer as adversidades.

Portanto, comece hoje mesmo o seu treinamento e continue todos os dias, no sol, na chuva, no final de semana. Para aumentar a fé não dependemos de clima, horário ou qualquer outra condição, basta nossa vontade.

Outros textos em nosso site que podem complementar este estudo.




3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *