fbpx

Como defender a fé quando falarem que Deus não existe

Como defender a fé quando falarem que Deus não existe

Cresce o número de ateus, no Brasil e no mundo. Cristãos não conseguem provar para os ateus que Deus existe. Ateus não conseguem provas que Deus não existe. Como lidar com este dilema? Neste texto vamos usar a lógica para lidar com esta situação e esperamos ajudar você a lidar com os diferentes pontos de vista sobre este assunto, mas já posso adiantar que, pela lógica, ser ateu não tem lógica. Baseado na Bíblia, podemos ver também que não é lógico um cristão debater com ateu sobre esta questão. Alguns versículos bíblicos nos garantem que a fé cristã não deve se basear em argumentos lógicos e filosofias para se firmar.


O que diz a Bíblia 

Um dos argumentos usados por Paulo para pregar o evangelho à igreja de Corintos é que a fé cristã não deve se basear em conhecimento e sabedoria humano, pois isso invalidaria todo o ensinamento de Cristo. Em 1 Coríntios 2:4  e 5 lemos:

Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.

Como podemos ver, Paulo é claro ao dar sua opinião que não convém ao cristão buscar explicações humanas para responder se existem provas que Deus não existe, ou que existe. A fé cristã é baseada no poder do Espírito de Deus e no testemunho do amor de Jesus Cristo.

Mesmo a milhares de anos, as filosofias sobre fé e religião já se faziam presente, mesmo porque pensamentos gregos e romanos predominavam os grandes centros de conhecimento humano. Por isso, Paulo também orienta o cristão a não debater filosofia. Em sua carta aos Colossenses ele é bem claro. Vamos ler Colossenses 2:8.

Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

Não vale a pena para o cristão debater religião ou doutrinas religiosas. Dentro do próprio cristianismo existem diferentes pontos de vista. Por isso, existem igrejas tradicionais, pentecostais, batistas…

Por fim, podemos lembrar as palavras do próprio Jesus Cristo, o messias, sobre seus seguidores, que está documentada em João 13:35 – Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.

Portanto, o cristão não é levado a agir por puro conhecimento e nem mesmo por fazer milagres, mas sim no simples ato de amar uns aos outros. Ainda que apontem provas que Deus não existe, o cristão não deve se abater com isso, mas demonstrar sua fé através do amor.

Provas que Deus não existe 

Ateus argumentam que não há provas que Deus existe. Por outro lado, não existem provas que Deus não existe.

Pela lógica, a fé não tem mal nenhum, a não ser para aqueles que não reconhecem seus erros e não são humildes para reconhecer que não sabem tudo.

Ainda usando a lógica, o ateu não tem benefício nenhum em não acreditar em Deus. Ele levará sua vida normalmente como qualquer outra pessoa, mas com a triste opção de não recorrer à fé quando preciso. Como assim? Pense em uma pessoa doente. Se ela tem fé, além dos medicamentos e consultas médicas, ela pode orar e buscar a cura pela fé em Deus. Já o ateu, se restringe aos tratamentos médicos. Por que não recorrer à fé? Não há prejuízo nenhum em buscar uma solução pela fé. Ora se Deus não existe, esta pessoa (doente) não será prejudicada por usar sua fé. Agora, se Deus existe ela pode obter um resultado positivo pelo simples gesto de fé.

Ainda meditando sobre se existem provas que Deus não existe, vamos pensar na única certeza que temos, a morte. Se você passa a vida crendo em Deus, mas Ele não existe, você vira “comida de minhoca” como todos, ateu ou não. Pior é passar a vida não crendo em Deus e descobrir, ao morrer, que Deus existe.

Céus e Terra passarão, mas ninguém nunca vai conseguir provas que Deus não existe, por isso, acho este debate inútil. Além disso, aqueles que não querem crer, não vão crer, ainda que coloquemos a arca de Noé em exposição na Time Square.

O que dizer sobre as provas que Deus não existe 

Os argumentos mais usados para negar a existência de Deus, na verdade, não são provas que Deus não existem, mas complementos da sua perfeita criação. Há anos, ateus criticavam cristãos por acharem que o Universo teve um começo. Os ateus achavam que o Universo era eterno. Ao se descobrir que o Universo teve um início, o argumento dos ateus mudou.

Hoje a fala-se da evolução. Podemos refutar essa desculpa para não se crer em Deus com uma simples resposta como “Deus é poderoso o suficiente para ter planejado a evolução das espécies”. Não estou dizendo que devemos acreditar nisso, mas isso faz muitos ateus não terem retórica.

Muitos ateus se acham cientistas pelo simples fato de serem ateus, mas esquecem que o homem mais brilhante da atualidade, Einstein, acreditava em Deus. A base da ciência moderna é baseada nas descobertas e teorias de Albert Einstein. Ele entendia que a ciência não tem provas irrefutáveis que Deus não existe, pelo contrário, nos leva a compreender que “Deus não joga dados no Universo”, ou seja, não faz as coisas do aleatório, mas faz tudo com embasamento e lógica, afinal, se Deus existe Ele deve ser muito esperto para fazer o Universo como é hoje.

Por hoje vamos parar por aqui. Já vimos que as provas que Deus não existe nunca existiram e nunca existirão. Além disso, pela lógica, ser ateu não tem lógica, pois não traz benefício nenhum.

Lembre-se dos dois argumentos que podemos usar para comprovar que ser ateu não tem lógica.

1- Se você crê em Deus, mas morre e Deus não existe. Você vira comida de minhoca. Pior é passar a vida não crendo e descobrir que Deus existe ao morrer.

2- A fé não traz malefício nenhum. É como uma ferramenta que você pode usar a mais nos momentos difíceis. Além de batalhar como todos, a fé pode nos dar forças extras para as lutas do dia a dia. Usar a fé em batalhas não traz nada de ruim. Se Deus existe Ele agirá, se Ele não existe a situação continua a mesma, não vai piorar porque voe resolveu pedir ajuda pra Deus.

Ao invés de procurar provas que Deus não existe, o melhor é pensar no assunto de forma lógica e entender que a fé só traz benefícios para nossa rotina, principalmente em dias tão competitivos e complexos como os atuais.

Leia também:


 
Compartilhe

2 comentários sobre “Como defender a fé quando falarem que Deus não existe

  1. Por acaso podemos ver o amor? Não!!
    Nós não vemos o amor, porém nós podemos senti-lo todos os dias. Seja por um alguém especial, por algum objeto que seja importante para nós, ou até mesmo por um bichinho de estimação.
    Assim também e Deus, pode até ser que nós não o vemos, mas podemos senti-lo de forma unica e incapaz de ser descrita em simples palavras vazias. Somente quando temos uma experiência com ele, de verdade, ai sim nós veremos quem Deus é.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *