fbpx

Explicação do Salmo 40

Explicação do Salmo 40

Nesta explicação do Salmo 40 você vai entender os motivos que levaram Davi a escrever este texto. Apesar de ser um salmo curto, com apenas 17 versículos, comparado com os salmos próximos, ele é um dos maiores. Ao concluir a leitura da explicação do salmo 40, você pode pegar a sua Bíblia e ler o trecho para compreender melhor cada assunto aqui mencionado. A leitura de Salmos é uma das melhores maneiras de fazer sua devocional diária. Embora, seja importante ler a Bíblia em sequência, nada te impede de sempre ler um salmo por dia. As verdades aqui encontradas edificam a vida de todos. 

Vamos começar a explicação do salmo 40 ressaltando que trata-se de um salmo de louvor e súplica por livramento. Neste capítulo, Davi louva ao Senhor pelos livramentos ocorridos no passado e oferece a si mesmo como dedicação a Deus. Depois, ele volta a apresentar um problema a Deus, um novo motivo de angústia. As palavras utilizadas pelo rei para escrever o salmo 40 demonstram sua gratidão e dedicação. Para muitos estudiosos, essa passagem é uma referência profética ao serviço de Jesus. Pois, lemos uma alusão ao sacrifício pacífico e obediente, que deu fim a todos os outros tipos de sacrifício. 

Leia este estudo sobre a verdadeira paz.

BAIXAR ESTA EXPLICAÇÃO SOBRE O SALMO 40 EM PDF

No versículo 2, Davi está comparando a si mesmo, sua dor, com o de um prisioneiro em um calabouço e ao de um viajante atolado em lamas. Pouco depois, entre os versículos seis e oito, lemos a expressão “abriste meus ouvidos”, que era uma maneira de indicar obediência, pois, naquela época, os servos tinham suas orelhas furadas como sinal de prestação de serviços voluntário até o fim de sua vida, como está em Êxodo 21:6. Também é uma referência a ouvir o que Deus está dizendo.  

Versículos 1 a 5 

Neste trecho, a explicação do salmo 40 é que o rei Davi demonstra sua alegria por ter sido socorrido quando foi necessário, ainda que fosse indigno de tal socorro. Apesar dos momentos de aflição, o Senhor lhe socorreu, enchendo seu coração de alegria. Aqui, estudiosos comparam este sentimento, com o de Jesus Cristo, ao passar pelas humilhações e dificuldades até sua crucificação, mas, no fim, ele foi compensado pela sua batalha. 

Para o cristão, vale a lição de perseverar na fé, crer e pedir socorro a Deus, crendo que Ele vai nos ajudar, vai nos tirar do poço ou da lama. Seja nos momentos de tribulação, seja nas lutas contra as tentações, o crente precisa crer que tudo se passa para que o nome de Jesus seja glorificado. Algumas vezes, passamos por situações de dor, nos sentimos sozinhos, sem que ninguém possa nos oferecer apoio, ainda assim, nosso Senhor está do nosso lado. 

Versículos 6 a 10 

A segunda parte da explicação do salmo 40 começa no versículo seis e segue até o dez. Repare que Davi, agora, começa a dar honra a Deus, fala de como é bom confiar no Senhor, como suas leis são justas e como ele, Davi, se esforça para manter seu coração agradável. Aqui, mais uma vez, podemos fazer uma associação com uma profecia sobre o Messias, que guardou as leis no coração, pregou as maravilhas de Deus, se esforçou para oferecer a si mesmo como sacrifício. A demonstração de que as leis estavam no coração contradiz o que boa parte dos judeus acreditavam naquela época, e até mesmo nos tempos de Jesus, quando valorizavam mais a religião exterior. 

Para o crente, fica a lição de amar e servir a Deus de todo o coração, limpando e transformando nosso interior, diariamente. Assim, como Davi menciona os rolos selados dentro dele, o cristão tem que selar em si os ensinamentos de Jesus. O selo de uma carta revela que uma autoridade preencheu aquele conteúdo e está disposto a garantir que nada em seu interior seja mudado. O selo impedia alterações no texto, assim como o selo do Espírito em nossos corações nos afirma que Ele está mudando nosso interior, sem que haja alterações de mentiras e religiosidade. 

Versículos 11 a 17 

Na terceira parte dessa explicação do salmo 40 vemos Davi mencionando suas tribulações, mas lemos também que ele reconhece suas iniquidades e as consequências de suas escolhas. Por isso, ele clama pela misericórdia de Deus, pois sabe que é incapaz de justificar seus próprios pecados. A única coisa que ele pode fazer é contar com a graça de Deus. Aqui, também podemos relacionar este trecho com o Messias, pois apenas Jesus pode nos garantir vitória em meio às tribulações, pois não somos dignos de nada, não podemos olhar para o Senhor e dizer “me ajude, pois sou digno de ser salvo”. 

Terminamos essa explicação do salmo 40 lembrando que nossa salvação depende exclusivamente da misericórdia de Deus. Não apenas salvação dos pecados, mas das tribulações e angústias. Se achamos que merecemos algo de bom, precisamos olhar para nossa própria iniquidade e compreender que não temos o direito de exigir nada ao Senhor. 

BAIXAR ESTA EXPLICAÇÃO SOBRE O SALMO 40 EM PDF

Complemente essa explicação do salmo 40, lendo os seguintes textos: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Explicação do Salmo 40

  1. A paz. Muito interessante esta explicação do SALMO 40 de Davi. Gostei muito desse blog. Vou ver outros artigos seus.
    Postei estes dois artigos no BUSK BÍBLIA:

    “O APÓCRIFO DE ENOQUE E A BÍBLIA SAGRADA – POR QUE JUDAS CITA ESTE LIVRO?”

    “QUEM SÃO OS FILHOS DE DEUS DE GÊNESIS 6?”

    Para acessar o BUSK BÍLIA copie qualquer dos endereços e cole no buscador do Google:

    buskbiblia.com.br

    buskbiblia.blogspot

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *