fbpx

O verdadeiro tesouro da passagem do jovem rico 

O verdadeiro tesouro da passagem do jovem rico 

Na narrativa sobre o jovem rico você nós aprendemos sobre o valor da eternidade, a importância de dedicarmos nossa vida ao que realmente importa. Moro em Santos, uma cidade praiana, portanto, aqui é muito fácil a gente perceber que existem dois tipos de pessoas, as que valorizam o exterior e as que valorizam o interior. Dessa forma, algumas pessoas podem ir à praia para ver pessoas de biquíni, ou de sunga, e ficarem admirados com isso.

Outras pessoas podem ir à praia, no entanto, para perceber a beleza do lugar, os jardins de Santos, a areia, o mar, o céu e tudo o que o ambiente pode oferecer. O mundo é assim, podemos valorizar o que é imediato, efêmero, ou o que é eterno.  

Leia também este texto sobre o objetivo de sua vida.

Ao ler a passagem do jovem rico, algumas lições podem ser aprendidas. Separei, então, alguns elementos que são fáceis de identificar, ao ler este trecho. Não vou colocar aqui no texto a passagem por completa, mas você pode ler Marcos 10:17 a 31 para compreender o contexto dessa reflexão. Quando lemos sobre este episódio, fica claro que Jesus estava ensinando àquele jovem sobre valorizar o que realmente precisa ser apreciado, como a eternidade, o amor ao próximo e o amor a Jesus acima de tudo. O rapaz tinha um bom comportamento, no entanto, quando sua verdadeira base de sustentação foi questionada, ele preferiu voltar atrás. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE O JOVEM RICO EM PDF

Os mandamentos 

Ao ler a passagem sobre Jesus e o jovem rico, percebemos que a primeira orientação de Jesus era o que estava explícito nas escrituras, em Êxodo e Deuteronômio. Em seguida o rapaz deixa claro que é obediente às leis desde criança, ou seja, desde sempre. Até aqui, o bom rapaz estava dando uma boa impressão, ele estava cumprindo o que era claro nas escrituras. Tudo o que um bom judeu deveria fazer, ele estava fazendo. Da mesma forma, não podemos abrir mão do que está claro nas escrituras. Não precisamos atualizá-la ou trazê-la para o mundo atual. Tudo o que precisamos é ver o que Jesus e os apóstolos deixam claro nas escrituras para que possamos obedecer. 

Nos dias modernos, com medo de serem rotuladas de fanático, fundamentalista ou ignorante, algumas pessoas preferem ficar em cima do muro quando questões polêmicas como aborto, homossexualismo ou consumo de bebidas alcóolicas são discutidas. Para não serem “chatos” essas pessoas aceitam que essas coisas, entre outras, podem ser aceitas, que “não tem nada de mais”, tudo para não desagradarem amigos ou familiares. O papel do cristão não é adaptar os ensinamentos de Jesus à vida moderna. O que está claro na Bíblia deve ser seguido. Assim como o jovem rico, devemos conhecer os ensinamentos bíblicos para segui-lo de coração. 

O que a Bíblia não diz sobre o jovem rico

Em seguida, Jesus falou de algo sobre o interior do jovem rico, seu apego ao dinheiro. Jesus fez que o rapaz fizesse uma reflexão sobre seus estímulos, seu coração, seu interior. Apesar de ser um homem justo, seu coração era individualista. Quando Jesus falou o jovem rico vender tudo, não estava falando de uma lei, de algo que estava explícito na Bíblia. Agora, Jesus estava falando de algo que somente Deus pode conhecer e julgar, o coração de cada um. Aquele homem ele estava disposto a seguir Jesus até certo ponto, pois era apegado ao dinheiro. Quando Jesus pediu para vender tudo, ele ficou triste. Jesus e o jovem rico chegaram ao ponto alto do ensinamento, neste ponto. 

Até que ponto estamos dispostos a seguir Jesus? Alguns de nós somos cautelosos em fazer o que a Bíblia diz, mas o nosso interior ainda precisa ser renovado. Temos inveja, avareza, orgulho ou somo egoístas, por exemplo. Não adianta fazer como os fariseus faziam, seguir as leis apenas para nos acharmos mais santos que os outros, ou para ficar apontando os erros dos outros, ou para achar que somos melhores porque “sou filho do Deus Altíssimo”. Se nosso interior é arrogante, vaidoso ou egocêntrico, de nada adianta seguir os mandamentos. 

Assim como Jesus ensinou ao jovem rico, todos nós precisamos conhecer nosso interior, saber a que somos apegados para trabalhar isso, para que possamos estar dispostos a abrir mão de tudo, tudo mesmo, para seguir Jesus. Essa é a mensagem centra do relato de Jesus e o jovem rico. 

Largue tudo 

Na continuação do texto de Jesus e o jovem rico, lemos que Jesus afirma que é mais fácil passar um camelo por uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Alguns pregadores, sem conhecimento, dizem que em Jerusalém havia uma porta de entrada chamada “porta do Camelo”, mas isso é lenda. Nunca existiu essa porta. Jesus estava falando literalmente sobre a dificuldade de um rico ser salvo, mas na continuação ele diz que para Deus nada é impossível. 

Na continuação do diálogo, Jesus deixa claro que devemos deixar para trás tudo para segui-lo, inclusive casa e pais, por exemplo. Essas palavras podem parecer duras, mas devemos escolher, em algumas ocasiões, a quem queremos ser mais agradáveis. Se nossos pais acham loucura seguir Jesus ou nos dão conselhos e contradizem a Bíblia, devemos escolher seguir Jesus. O trecho sobre Jesus e o jovem rico termina com essa lição; estamos dispostos a largar coisas as quais estamos apegados para seguir Jesus? 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE O JOVEM RICO EM PDF

Para complementar seu estudo sobre Jesus e o jovem rico, você pode ler também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *