fbpx

Estudo bíblico sobre os frutos do espírito. Longanimidade

Estudo bíblico sobre os frutos do espírito. Longanimidade

Normalmente o significado dado para longanimidade é paciência. A tradução do termo grego usado originalmente neste trecho, makrothymía, seria o equivalente a ‘longura’ (grande extensão) de espírito. No hebraico, costuma-se utilizar a expressão “vagaroso em irar-se”. Como podemos ver então, a longanimidade está mais relacionada à capacidade de sofrer injúrias sem se irar do que apenas com a paciência em si. Quando lemos sobre os frutos do espírito, em Gálatas 5, lemos sobre nove qualidades que a vivência em comunhão com o Espírito Santo gera em nós. Para o adolescente, a longanimidade é uma característica que precisa ser trabalhada para a formação de um adulto que saiba suportar as adversidades da vida.

Não deixe de ler os demais textos sobre os frutos do espírito:

Para complementar sua aula sobre longanimidade, recomendamos a leitura dos seguintes versículos bíblicos:

  • Provérbios 14:29 – O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.
  • Provérbios 16:32 – Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.
  • Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
  • 1 Pedro 2:20 – Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Recomendamos a leitura desde o versículo 19 ao 22.
  • 2 Pedro 3:14 a 16 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.


Ambiente do adolescente

O adolescente é uma pessoa que está se formando moldado pelos ambientes nos quais convive; escola, igreja, casa, família, bairro, cursos. Ele está cercado de pessoas que lhe apresentam diferentes ideias. A família lhe passa alguns ensinamentos, os filmes mais alguns, as leituras outras. Ele também adquire conhecimento na escola e em todos os demais locais que frequenta. Nesta formação ele absorve o que lhe acha agradável e começa a moldar sua própria personalidade. Se a família não foi presente na infância e continua ausente neste período, a tendência é que ele dê mais valor ao que aprende no bairro ou na escola, por exemplo.

Muita coisa do que os pais ensinam passam por um filtro, principalmente quando os pais falam uma coisa, mas praticam outra. Um pai que ensina a não fumar, mas fuma dificilmente conseguirá manter seu filho longe do cigarro por muito tempo. Ainda que consiga isso, em outras áreas, o adolescente perceberá que pode discursar uma coisa, mas praticar outra. Por isso, é importante ele perceber em seus pais e nos líderes da igreja um comportamento que condiz com a fé que seguem.

Bullying

Neste ‘mix’ de ambientes, o adolescente pode sofrer todo tipo de injúria, como por exemplo, amigos que caçoem dele por ser crente. O famoso ‘bullying’ tende a aparecer nesta faixa de idade. Seja pelo corte de cabelo, por ser gordinho, por ser magrinho, por ser crente, por ser negro, por ser branco, por ser alto, por ser baixo. Enfim, qualquer característica (não necessariamente física) pode ser alvo de sarro dos amigos. E o adolescente precisar der longânimo para lidar com estas situações.

O líder dos jovens e adolescentes precisa compreender o ambiente dessa geração, para explicar como a longanimidade é essencial para sua formação como cristão. Basicamente, a longanimidade na vida do adolescente está relacionado com a capacidade de sofrer essas injúrias, que hoje em dia é rotulado por ‘bullying’. Embora hajam muitas campanhas para que não se pratique o bullying, Muitos adolescentes nunca foram orientados a o que fazer quando sofrem bullying. Embora muitas escolas trabalhem contra a prática do bullying, o adolescente cristão deve entender que existe ainda uma batalha espiritual nesta guerra, que tem a ver com o fruto do espírito da longanimidade.

A capacidade de sofrer injúrias sem se irar é a longanimidade. Por isso, o adolescente cristão precisa entender que passar por isso faz parte da vida cristã, do aperfeiçoamento do caráter cristão. Seja pelo fato de ser cristão ou não, todos nós sofremos algum tipo de injúria em nossa vida. O que vai demonstrar se somos cristãos ou não é o nosso comportamento quando isso acontece. Confiamos em Deus o suficiente para não pagarmos mal com mal? Estamos dispostos a ficar calado mesmo quando somos injuriados injustamente, ou logo levantamos nossa voz e tentamos resolver as diferenças como os demais reagem?

A longanimidade é um dos frutos do espírito porque só compreendemos a grandeza de sofrer injúrias sem revidar quando o Espírito Santo nos convence a necessidade de assim agirmos.

Longanimidade é sinal de fraqueza?

Permanecer calado ou indiferente em meio às injúrias pode parecer, ao olhos do mundo, sinal de fraqueza. Quem fica quieto quando é ‘zoado’ pelos amigos? Aqueles que não conhecem a Deus ensinam que a lei da natureza é a lei dos mais fortes, mas mesmo no mundo natural isso não é verdade, pois a lei da natureza é a lei dos mais espertos. A esperteza para o cristão é não reagir às provocações. O adolescente pode não entender, mas todos serão adultos um dia e quando isso acontecer todos lembrarão daquele adolescente que era ‘zoado’ mas sempre ficava quieto como uma pessoa agradável, de grande valor e confiável.

Falando do mundo espiritual, a longanimidade é uma poderosa arma, pois está diretamente relacionada com nossa fé. Permanecer calmo e quieto mesmo em meio às injúrias é uma das mais fortes demonstrações de fé que podemos ter, pois é uma atitude clara e pública de nossa fé.

Jesus, o próprio filho de Deus, foi extremamente longânimo. Sofreu todas as injúrias, foi traído e no fim das contas ainda pediu ao Pai que perdoasse seus difamadores. “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes”. Lucas 23:34.

Exemplos bíblicos de longanimidade

Para complementar este estudo sobre longanimidade, recomendamos a leitura das seguintes histórias bíblicas (pelo menos alguns trechos):

  • Jó e suas aflições
  • José sendo vendido ao Egito, mas não se vingando de seus irmãos
  • Davi poupando a vida de Saul, quando teve a oportunidade de matá-lo
  • Jesus sofrendo aflições e sendo zombado na cruz
  • Carta de Paulo aos Romanos 9: 20 a 24

Complemente seu estudo

Em nosso site temo centenas de estudos que podem te ajudar em suas devocionais e estudos pessoais. Alguns exemplos são:

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico sobre os frutos do espírito. Longanimidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *