Histórias bíblicas para crianças – José chama seus irmãos para o Egito

Histórias bíblicas para crianças – José chama seus irmãos para o Egito

Quem está acompanhando nossas histórias bíblicas para crianças vai saber, neste texto, como continua nossa história sobre José do Egito. Se você ainda não leu os modelos de aulas anteriores, não se preocupe, pois no final do texto colocamos link para as demais aulas.  

Na semana passada vimos que José ajudou o faraó a se prevenir contra a fome que assolou a região por sete anos. O faraó fez José governar sobre o Egito. Depois de sete anos de fartura, a fome chegou ao Egito e aos países vizinhos, inclusive à terra de Canaã. Nesta aula vamos ver o que aconteceu enquanto José era governador do Egito. 

Se você vai levar essa aula para o ministério infantil de sua igreja, leia atentamente o texto que começa em Gênesis 42 e termina em Gênesis 47. Basicamente, este modelo engloba esse trecho bíblico. Repare, no entanto, que esta história é muito detalhada e cheia de situações, que podem tornar sua aula muito longa, por isso, fizemos um grande resumo e evitamos muitos detalhes. Algumas histórias bíblicas para crianças não precisam ser detalhadas. Devemos no atentar ao princípio de cada aula e focar na ideia. 

Em nosso site, separamos dezenas de atividades para colorir sobre as histórias bíblicas. Para ver as atividades desta lição CLIQUE AQUI

Introdução 

Quem lembra da aula passada sobre José e o faraó do Egito? Muito bem. Na última aula aprendemos sobre uma das histórias bíblicas para crianças mais importantes, que narra quando José se tornou governador do Egito. Quem lembra por que José virou governador do Egito? O faraó teve um sonho. Quem lembra do sonho? Ele sonhou com sete vacas e sete vacas gordas e depois com sete espigas de milho magros e sete espigas de milho cheias. José interpretou o sonho e explicou que haveriam sete anos de fartura no Egito e depois sete anos de fome e que os egípcios deveriam se preparar. Como ele deu a ideia de como o Egito deveria se preparar, separando um quinto de tudo, José foi nomeado governador. 

História 

A fome era tanta que chegou a outras nações. A fome também chegou à terra de Canaã, onde moravam os irmãos e pai de José. Lembram que os irmãos de José venderam-no porque ficaram com ciúmes dele? Então, agora, já haviam se passado vinte e dois anos que José estava no Egito, por isso, José e seus irmãos já estavam bem diferentes. Os irmãos de José venderam-no como escravo, e já nem sabiam mais que José estava vivo. 

Quando a família de José ficou com fome, soube que apenas no Egito havia comida sendo vendida. O próprio governo, a casa de faraó, vendia alimentos. Então, Jacó, pai de José, mandou seus filhos irem ao Egito comprar comida. No entanto, ele não quis que Benjamin fosse, pois pensou. Se acontecer algo e todo mundo morrer, pelo menos meu filho mais novo está aqui. 

Os irmãos de José chegaram ao Egito e foram comprar comida. Como José era o governador, eles tiveram que falar justamente com José, Quando José os viu muito feliz, mas seus irmãos não o reconheceram. José falava egípcio e hebraico, mas seus irmãos só falavam hebraico e precisavam de um intérprete. Quando começaram a conversar, José viu que seus irmãos não perceberam que o governador era José. Então José também não falou para eles, que ele era irmão deles. 

Ao vê-los, José ficou feliz, mas não viu Benjamin. No entanto, José se lembrou de um sonho antigo, lembram? Ele sonhou que seu pai, sua mãe e seus irmãos se curvavam diante dele. Então, ele viu que isso iria acontecer em breve, mas ele não viu seu irmão mais novo, Benjamin, e nem seu pai e sua mãe. Então bolou um plano para que seus irmãos chamassem Benjamin, Jacó e sua mãe em Canaã. José não quis dizer logo que era irmão deles, para fazer uma surpresa. 

Então, José fingiu que estava desconfiado deles e disse. 

  • Vocês parecem espiões. Para eu saber que realmente não são espiões, me tragam o irmão mais novo de vocês. Só se vocês trouxerem o irmão mais novo, eu venderei comida para vocês. Se ele não vier, vou achar que vocês são espiões. 

Então, os irmãos de José voltaram para Canaã e explicaram para seu pai, Jacó, que o governador do Egito não queria vender comida para eles se não levassem o irmão mais novo. Eles devem ter ficado afoitos e confusos e devem ter conversado algo do tipo. 

  • Nós estamos famintos e o único lugar que tem comida é o Egito. O governador de lá acha que somos espiões e pediu que nosso irmãos mais novo, Benjamin, vá conosco. Vamos nos apressar. Por favor, pai! Deixe Benjamin ir conosco para comprarmos comida no Egito. 

Professor, ao contar suas histórias bíblicas para crianças, não se preocupe em relatar os detalhes. Até mesmo as conversas devem ser adaptadas para que elas entendam o que está acontecendo. 

Jacó ficou muito triste, mas concordou. 

Então, os dez irmãos de José, mais Benjamin – onze no total – voltaram ao Egito para comprar comida do governador do Egito, José. 

Quando chegaram no Egito e se apresentaram a José, José ficou muito feliz e hospedou seus irmãos, mas ainda não falou que ele era José, irmão que eles venderam há 22 anos como escravo a uma caravana árabe. 

José fez outro plano para ficar mais tempo com eles. Pediu para que dormissem lá. Seus irmãos ficaram um pouco com medo, mas aceitaram. Em seguida, José pediu a um de seus guardas que guardassem uma taça de ouro na mochila do mais novo, Benjamin, sem ninguém perceber. Um pouco depois avisou aos seus irmãos que seu cálice havia sumido, e ele achava que tinha sido eles. Claro que seus irmãos se defenderam. José disse. Se eu achar o cálice na mala de um de vocês, a pessoa dona da mala vai virar meu servo. Os irmãos concordaram. 

Os guardas vasculharam a mala de todos e acharam o cálice na mala do Benjamin. Todos ficaram surpresos. Judá sabia que seu pai, Jacó, amava muito Benjamin e disse. 

  • Este moço é o favorito de nosso pai. Não podemos deixar ele aqui e voltar para Canaã. Se quiser, eu fico como seu servo e nosso irmão mais novo, Benjamin, volta pra casa. Assim, nosso pai não morrer de desgosto. 

Os irmãos ficaram muito assustados, e José não conseguiu se segurar mais. Ele começou a chorar e avisou que ele era, na verdade, o irmão que havia sido vendido ao Egito, há 22 anos. Todos começaram a se abraçar e chorar. 

José pediu que lhe trouxessem seu pai de Canaã; e assim, os irmãos de José voltaram para Canaã e chamara Jacó, que deve ter ficado muito feliz ao ouvir a notícia.  

  • Não acredito, meu filho José ainda está vivo e é governador do Egito. 

Jacó se apressou, se arrumou e foi ver seu filho. 

Conclusão 

José apresentou sua família ao faraó, que mandou fazer uma festa. Todos finalmente se reuniram de novo e agora, viviam em uma terra próspera e segura. Além disso, José tinha juntado muito dinheiro como governador. Comprou uma área muito grande do Egito e foi morar lá com sua família. 

Assim, se cumpriu o sonho de José. Seu pai e seus irmãos se curvaram diante dele quando foram comprar comida sem saber que ele era José. Apesar de ter sido vendido por seus irmãos, José não ficou com raiva e nem se vingou de seus irmãos. Pelo contrário, abençoou-os e ainda comprou uma grande região para que pudessem morar. 

Essa é uma das melhores histórias bíblicas para crianças para falar sobre perdão, no entanto, é preciso tomar cuidado para não tornar a história muito longa. 

Oração 

Na aula de hoje, aprendemos a perdoar os outros, mas nós também precisamos pedir perdão de nossos pecados. Hoje, vamos orar, pedindo a Deus que nos perdoe de nossos pecados. 

Se você é professor do departamento infantil de sua igreja, e quer contar essa história, não esqueça de ler as demais histórias bíblicas para crianças sobre José. 

Para acompanhar melhor esse enredo, leia as seguintes histórias bíblicas para crianças que complemento essa história. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *