Ideias de brincadeiras para crianças de 3 anos 

Share Button

Ao chegar aos 3-4 anos de idade a criança precisa de alguns estímulos sensoriais para desenvolver-se bem por completo. Pais que desejam ver seus filhos saudáveis e com condições de se tornarem bons cidadãos precisam compreender que a brincadeira é parte fundamental da vida de seu filho. Nada impede que essas brincadeiras para crianças de 3 anos também possam ser aplicadas àquelas com 2 ou 4 anos de idade, isso depende do desenvolvimento de cada criança. Se você faz parte de uma igreja evangélica que tenha o departamento de casais e a igreja infantil, este texto também pode ser apresentado aos membros destes grupos. Os pais precisam compreender que é através das brincadeiras que os filhos interagem com o mundo e com as pessoas. E os professores da EBD Infantil precisam oferecer um tempo de lazer às crianças. 

Muitos pais trabalham tanto e passam tanto tempo longe de seus filhos que quando estão juntos não sabem nem o que fazer. A participação dos pais é o que o filho mais precisa em seu desenvolvimento. Mais do que brinquedos caros, escolas equipadas, viagens ou brinquedos de última geração. A vida moderna, no entanto, tem quebrado este vínculo familiar e quer nos fazer acreditar que é possível criar filhos mesmo sem tempo para ficar com eles. Colocamos as crianças em uma creche, deixamos com parentes e pensamos que um tempo nos finais de semana bastam para criar elos emocionais com nossos filhos. As atividades entre pais e filhos precisam ser diárias e o mais frequente possível. 

Selecionamos brincadeiras para crianças de 3 anos que são fáceis de colocar em prática, mesmo porque nesta faixa etária não é necessário investir em equipamentos ou brinquedos caros para oferecer ao seu filho muita diversão e horas de entretenimento. Muitas vezes os próprios pais acham que o filho precisa de brinquedos tecnológicos e outros objetos caros para se divertirem, mas as crianças nesta idade podem passar horas brincando com coisas simples e até com coisas que não são brinquedo, como almofadas, panos e objetos de cozinha. Essas atividades podem ser feitas, em geral, até que a criança chegue aos 5 anos, pois neste intervalo (de três a cinco anos de idade), os interesses e necessidades da criança mudam pouco e você poderá apenas fazer pequenas adaptações nas brincadeiras para que seu filho continue se interessando por elas. 




Artes 

As brincadeiras para crianças de 3 anos precisam envolver seus sentidos, em especial, o tato, ou seja, as crianças precisam segurar, pegar, sentir os objetos. Eles também já conseguem perceber formas e cores semelhantes; e você pode explorar bem isso fazendo atividades de corte e recorte. 

  • Figuras ligadas – Nesta atividade você recorta formas diferentes, como triângulo, círculo e quadrado. Recorte sempre dois modelos iguais. Depois, numa folha de sulfite cole essas figuras em duas colunas para que a criança tenha que ligar as figuras iguais. No processo de recortar e colar, seu filho pode até ajudar. 
  • Colar – Você pode fazer muitas atividades de colar. Uma dica é recortar várias formas e figuras e já deixar em uma caixinha. De vez em quando, você pode pegar uma folha em branco (de preferência uma cartolina) e deixar que a criança cole as figuras e símbolos no papel. Se você tem impressora, você pode imprimir uma folha só de bolinas coloridas, outra com quadrados e assim por diante. Corte essas figuras e guarde para fazer essa atividade também. As crianças nessa faixa etária gostam de relacionar cores e figuras iguais. 
  • Adesivos – Hoje em dia é muito fácil achar adesivos à venda em papelarias e bancas de jornais. São baratos e costumam vir em grande quantidade. Aliás, até crianças mais velhas com 7 e 8 anos gostam de brincar com adesivos. Dê um caderno à criança, mas já saiba que alguns destes adesivos vão parar na parede, no guarda roupa ou no rack. Tenha paciência quando isso acontecer. 
  • Desenhos e pinturas – Agora é a hora de investir em desenhos e pinturas. A partir dos três anos as crianças começam a gostar cada vez mais de desenhar e pintar. Para a maioria deles, este gosto segue até a adolescência. Claro que os tipos de desenhos e estilos mudam, mas o gosto não. Uma dica é variar os métodos. Não utilize apenas o lápis de cor, use tinta guache, giz de cera etc. 

Objetos pequenos 

Você também deve procurar jogos e brinquedos que desenvolvam a coordenação motora fina. Depois que você fizer duas ou três vezes, você mesmo já vai começar a ter um monte de ideias desses tipos de brincadeiras para crianças de 3 anos. 

  • Caminho de adesivo – faça no chão um caminho de adesivos (se você não tem adesivo como fita crepe, use panos ou outra coisa que a criança precise se equilibrar para andar em cima). A criança deve caminhar se equilibrando neste caminho. Uma dica para dificultar é colocar um carrinho, um copo plástico, ou uma bola neste percurso, para a criança ter que desviar, sem se desequilibrar. 
  • Traçado – Uma boa e velha atividade é a de passar por cima dos pontos. Se você procurar na internet mesmo encontra diversas atividades de passar por cima dos traços. 
  • Montagem – Aqueles brinquedos de montar também são indicados. Existem modelos grandes e pequenos. Se possível, compre de todos os tipos para que ele desenvolva capacidades diferentes. Se não puder comprar diversos modelos, escolha os menores, justamente para que seu filho desenvolva a coordenação motora fina. 
  • Encaixe – Os diversos jogos e brincadeiras para crianças de 3 anos de encaixe também são recomendados. Uma alternativa é começar a fazer tarefas manuais como encaixar botões, abrir e fechar o zíper e amarrar o cadarço do sapato. 

Este vídeo, em espanhol, demonstra diversas ideias de atividades que colaboram para a coordenação motora fina. 

Atividades físicas 

As crianças com três anos de idade também estão em fase de desenvolvimento físico, por isso, as brincadeiras de correr são bem-vindas. 

  • Corre cutia – Essa tradicional brincadeira precisa ser simples. Não se preocupe se o seu filho não entender bem as regras, apensa divirta-se fazendo que ele corra atrás dos outros e tente se livrar de quem corre atrás dele. A única dificuldade para fazer essa brincadeira é que você vai precisar de três ou quatro pessoas para brincarem juntos. 
  • Batata quente – Outro tradicional jogo que você pode fazer com crianças a partir de três anos é o da batata quente. Como na brincadeira do corre cutia, lembre-se que seu filho pode não entender completamente a mecânica da brincadeira, mas a diversão é garantida mesmo assim. Uma alternativa é você brincar de passar a bola, ou outro objeto leve, sem deixar cair. Um joga para o outro, a uma distância de dois a quatro metros. 

Educar 

Essas brincadeiras para crianças de 3 anos podem ajudar os pais a educar seus filhos também. As regras e formas de brincar fazem que as crianças comecem a perceber seus limites. Nesta idade, as crianças têm o desejo de se tornarem independentes, por isso, começam a contrariar os adultos em muitas coisas. O que quer comer, onde querem ficar, onde querem mexer. Eles vão “testar” até onde podem ir e com essas atividades propostas, você terá a oportunidade de mostrar a elas que você tem controle e não elas. Você sabe os limites e o que pode ou não pode. Como a memória ainda não está totalmente formada, você vai precisar repetir as regras inúmeras vezes. Tenha paciência. Não revide quando ela te bater, por exemplo. A criança ainda não faz conexão do que ela sente com o que você sente e faz. O castigo já pode ser imposto nessas crianças. 

Além de desenvolver essas brincadeiras para crianças de 3 anos, recomendamos a leitura de alguns livros como “Crianças francesas não fazem manha”, de Pamela Druckerman; “Quem ama educa”, Içami Tiba; “21 dicas para ser um pai ideal”, Josué Gonçalves e “Pais brilhantes, professores fascinantes”, Augusto Cury. 

Leia também:

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *