Como iniciar um grupo de jovens ou adolescentes

jovens adolescentes na igreja
Share Button

Uma das fases mais difíceis de nossa vida é a adolescência, quando ainda não sabemos ao certo quem somos o que queremos da vida, como devemos nos comportar nas diferentes ocasiões. Dúvidas e questionamentos pairam a cabeça de todo adolescente. A verdade é que mesmo na fase de jovem adulto muitas dúvidas ainda nos rondavam. Lidar com os problemas da adolescência não é simples, tampouco rápido. Os problemas da adolescência são tantos que vão influenciam não apenas ele, mas outras pessoas (adultos, idosos, crianças), por isso é importante entender a importância de nos prepararmos bem para lidar com o adolescente.

Basicamente, o processo inclui os seguintes passos:

  • Definição de jovens e adolescentes
  • Estabelecer as reuniões da equipe de adolescentes
  • Criar plano de atividades
  • Tomar cuidado com a linguagem dos adolescentes

Nas igrejas, a formação de ‘equipe dos adolescentes’ ou ‘grupo dos adolescentes’ é inevitável para o fortalecimento da própria igreja e formação de fiéis que possuem imensurável potencial, mas é preciso sabedoria, paciência e comunicação para transformar o potencial do adolescente em concreta realização. Para isso, disponibilizamos lições, ideias para reuniões, ideias para pregações, ideias para atividades e muitos outros recursos direcionado ao adolescente e para líderes de adolescentes. O internauta que é líder do grupo de adolescentes da sua igreja precisa se munir de material e informação para realizar um trabalho coeso e que renda bons frutos.

banner tempo cópia

Leiam também:

Adolescentes ou jovens

Uma dúvida frequente nas igrejas é como diferenciar e definir os grupos de jovens e adolescentes. O mais comum é criar um grupo de adolescentes direcionado a pessoas de 13 a 17 anos. O grupo de jovens é para pessoas com 18 anos ou mais. Também é comum não estabelecer um ‘teto’ de idade para o grupo de jovens. Atualmente, as igrejas concentram seus grupos direcionados aos adultos em: grupo de casais, grupo de mulheres e grupo de homens, além, é claro, do grupo de jovens.

De qualquer forma, seja grupo de adolescentes ou grupo de jovens, é recomendável que, em algumas ocasiões, sejam realizadas dinâmicas evangélicas, para unir o grupo e demonstrar determinado ponto de vista.

Neste site, optamos por oferecer apoio ao jovem e adolescente de uma forma única, evitando duplicidade de material, já que as dinâmicas, palavras e temas dos encontros são parecidos.

 Reuniões

As reuniões de jovens são diferentes de reuniões para adultos ou casais, pois precisam ser mais dinâmicas e informais. Os jovens podem se sentir constrangidos em um grupo mais formal, principalmente os novos membros da igreja. Uma dica para lidar com adolescente é não passar muita rigidez ou ‘profissionalismo’ no trato com eles. Evitar acusações e não apontar erros é primordial, uma vez que os adolescentes tendem a não ter boas relações com pessoas que apontem constantemente seus erros. Isso não significa deixá-los fazer o que querem, mas saber se comunicar e deixá-los à vontade.

O ideal é organizar uma reunião por semana para o grupo de jovens e adolescentes. Algumas igrejas realizam esta reunião aos sábados, ou em um dia de semana, na própria igreja.

Levando em consideração que muitos jovens e adolescentes trabalham e estudam, o mais recomendável é que as reuniões sejam realizadas aos sábados, sem avançar muito no horário por diversas questões. Uma reunião das 19h às 21h, ou até mesmo das 20h às 21h já é o suficiente para unir o grupo e realizar diversas atividades.

 

Atividades

O encontro de jovens deve ser rápido e informal. Os jovens se sentem mais à vontade com roupas confortáveis e em ambientes que se sentem seguros para falarem o que pensam e onde possam apresentar suas dúvidas sem serem rotulados ou sofrer qualquer tipo de repreensão. Caso a igreja possua muitos adolescentes, ou jovens, pense em criar mais de um grupo, pois ambientes muitos cheios podem tirar o conforto e a segurança do jovem. Uma ideia é criar grupos de meninas e meninos.

Mesmo um grupo pequeno de adolescentes não impede que, pelo menos, algumas reuniões sejam feitas separadamente, assim eles se sentem mais confortável para discutir alguns assuntos, assim como são feitas algumas reuniões de casais. Por isso, as igrejas adotam equipes de homens e grupos de mulheres. Com o grupo de adolescentes, algumas reuniões podem ser feitas separando os meninos e as meninas, gerando mais conforto e segurança.

Os temas das reuniões de jovens e reunião de adolescentes devem ser muito próximo daqueles direcionados aos novos membros, principalmente quando se tratar de encontro de adolescentes. Alguns temas que podes ser apresentados são: a doutrina da igreja, sexo antes do casamento, festas, música, dificuldades na escola, como enfrentar dificuldades no trabalho…

Linguagem

Um erro comum, que já vi é de adultos que querem ser adolescentes e forçam uma linguagem, passando uma imagem ridícula, a não ser em casos que o líder faça isso propositalmente como uma sátira. Seja natural e evite termos rebuscados. Normalmente, os líderes são casais que possuem filhos adolescentes, assim podem ter uma proximidade maior com o grupo. A linguagem deve ser simples, sem usar muita ‘gíria de crente’, como “querubins, potestades, varão…”.

Mãos a obra

Se você está iniciando agora seu trabalho com os jovens e adolescentes, não se esqueça de algumas dicas importantes para a realização de um bom trabalho.

  • Adquira material sobre diversos assuntos
  • Defina o tema das reuniões com antecedência
  • Realize encontro de jovens e adolescentes, ao menos uma vez por semestre
  • Programe atividades além dos muros da igreja



14 comentários

  • Andrea

    A paz do SENHOR, muito bom o conteúdo de vcs está sendo de grande valia.

  • kely Ginar

    A paz do senhor! Obrigada pela matéria,me ajudou bastante. recebi o chamado agora e me senti perdida,mas a disposição da vontade de Deus. Mas como pra Deus sempre procuro fazer com exelência tudo que faço estou buscando todo tipo de auxilio pra o fazer o melhor que eu puder. Obrigada e que Deus os abençõe.

  • Luciana

    Tenho muita vontade de trabalhar com os jovens pois moro num lugar que não tem grupos direcionado as jovens estou perdida não sei nem por onde começar

  • Joely

    Gostei muito das dicas estou iniciando um grupo de adolescentes e as dicas foram ótimas.

  • Fatima Aparecida Primo

    A paz do sr jesus esteja com todos ,sou Fatima trabalho como professora em uma escola púlblica sou da igreja ROCHA ETERNA em CAIEIRAS SP,tenho um desejo enorme em realizar um trabalho com pré adolescentes ,estou pesquisando ,e em uma de minhas pesquisas me agradou algumas orientações para dar inicio quero me capacitar e gostaria de receber dos amados irmãos sugestões até mesmo cursinhosque tenham conhecimentos para aprender desde já agradeço ….que DEUS capacite os irmãos a cada dia DEUS abençoe ,,,,,email ,,,fetimanunes@gmail.com

  • Gabriel Furtado

    Olá pessoal, Blog abençoado demais, quem tiver grupos no whats sobre esse tipo de conteúdo, sobre jovens, adolescentes, cristãos evangélicos de qualquer lugar do brasil, me coloque no grupo por favor 11 981259082

    tenho um canal no youtube https://www.youtube.com/watch?v=UXd8fpp2L_g

  • Vanessa

    paz estou iniciando agora uma liderança com adolescentes e estou pesquisando sobre o assunto pois tudo que souber vai ajudar muito

  • lazara das dores da costa

    estou começando a trabalhar com adolecentes e preciso muito da ajuda de voces seue trabalhos sao excelentes.

  • Nossa gente eu estou totalmente desanimada .
    Hoje foi minha terceira reunião de célula com adolescentes .
    Eu tô decepcionada tenho feito de tudo pra envolver essas adolescentes.
    Minha proposta sempre foi fazer um célula animada divertida.
    Minha célula tem dança dinanmica etc…. Mais elas não se respeitam nem me respeitam só querem saber de conversar, bagunçar e me atrapalha até na hora da Palavra.
    Me ajudem 😭

    • Material Gospel

      Olá, Risila. Vamos lhe enviar um e-mail com algumas dicas. Acho que o melhor texto para te ajudar a montar os estudos é Como montar estudos evangélicos para jovens. Neste texto ensinamos como você vai conseguir montar diversas aulas, se organizando por temas e assuntos. Nosso texto Temas atuais para jovens evangélicos tem ajudado bastante nossos leitores. Dê uma lida e veja se consegue tirar boas ideias do texto. Infelizmente, no nosso país, parece que disciplinar um jovem é desumano, mas a bíblia nos adverte o contrário, devemos disciplinar quem amamos. Assim, como o próprio Senhor nos ensina e disciplina. Se eles vão pra igreja, mas em casa não têm o exemplo dos pais, dificilmente você conseguirá discipliná-los. Em geral, nosso país vive uma era da indisciplina, portanto, se os pais não sabem discipliná-los no dia a dia, você também terá dificuldades em fazer isso.

    • Geni Marin

      Boa tarde!
      Meu nome é Geni sou de Florianópolis e me ajudou bastante o material de vcs, o que puderem me ajudar com material, estou começando agora e será de uma importância imensa, que Deus abençoe a todos e o Espírito Santo possa falar através de cada um de nós!
      genimarin@hotmail.com

  • vilso

    enviar para como montar estudos biblicos, com os jovens,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *