fbpx

Lição para escola dominical: Jesus lava os pés dos discípulos  

Lição para escola dominical: Jesus lava os pés dos discípulos  

Uma das histórias mais marcantes da vida de Jesus ocorreu quando, pouco antes de ser crucificado, ele decidiu lavar os pés de seus discípulos. Este modelo de lição para escola dominical é ideal para todas as idades, pois é de fácil compreensão e nos traz um grande aprendizado de humildade, pois o próprio Senhor resolveu servir seus “alunos”. Além disso, o próprio professor da escola dominical pode fazer como atividade de classe, propor a si mesmo lavar os pés das crianças. Com esta lição aprendemos que não devemos nos colocar acima de ninguém, mas devemos considerar todos como nós, e até mesmo, como se fossem mais importantes que nós.

Uma atividade que você pode preparar para esta aula da escola dominical infantil, é fazer alguns “vales”, como cupons de boas ações. Escreva em alguns papéis, como se fosse cupons, “vale retirar o lixo, vale lavar a louça” e outras atividades que a criança pode fazer em casa para ajudar seus pais, irmãos ou até amigos. Você também pode fazer estes cupons para usar durante a aula.

Explique que os cupons são para os pais. Quando os pais quiserem ajuda do filho, ele vai dar o  cupom e o filho tem que fazer o que está escrito. Esta é uma forma de ajudarmos os outros sem ficarmos reclamando.



Texto base: João 13: 1 a 17

Objetivo: Com esta lição, as crianças devem aprender a servir os demais colegas, de coração humilde.

Acesse as atividades sobre esta aula CLICANDO AQUI

Introdução

Antes mesmo de iniciar a aula, fique de olho nos alunos e perceba atitudes generosas entre eles. Veja se alguém ajuda outro, se divide uma bala ou qualquer coisa do tipo. Ao iniciar sua escola dominical mencione a atitude, elogie o aluno e comente com a classe como é importante sabermos ser gentis.

Vejam, crianças, essa atitude é realmente importante para todos nós. E é exatamente sobre isso que vamos aprender na aula de hoje da escola dominical. Vamos ver como o próprio Senhor Jesus nos ensinou sobre humildade e não apenas falou, mas mostrou como devemos estar dispostos a servir uns aos outros.

História

Depois de passar três anos ensinando a todos sobre o Reino de Deus, Jesus sabia que logo não estaria mais com os discípulos, logo ele deixaria este mundo. Jesus sabia que iria morrer e ressuscitar, mas depois de ressuscitar não ficaria aqui para sempre, por isso, precisava demonstrar que realmente amava seus discípulos.

Jesus tinha doze discípulos, que eram como aprendizes, que viviam perto de Jesus e que aprendiam muitas coisas com ele. No entanto, um dos discípulos era egoísta e não estava muito interessado nos ensinamentos de Jesus: Judas Iscariotes. Judas já estava planejando como iria ajudar a prenderem Jesus.

Neste dia, Jesus pegou uma toalha e uma bacia de água e começou a lavar os pés dos discípulos, um por um.

Se você achar melhor, conforme você ministra a aula durante a escola dominical, vá fazendo o mesmo. Pegue uma toalha, mostre uma bacia de água. Isso deixará os alunos curiosos.

Naquela época, não existiam calçadas ou ruas. As ruas eram de terra. Também não existiam sapatos ou tênis. As pessoas andavam de sandálias. Por isso, sempre que chegavam a algum lugar, retiravam as sandálias e alguém limpava os pés das pessoas, quando entravam numa casa ou alguns comércios. Quem lavava os pés das pessoas eram normalmente os escravos ou funcionários menos conhecidos, pois era humilhante ficar lavando os pés dos outros.

Quando Jesus pegou a água e a toalha e começou a lavar os pés dos discípulos, eles não entenderam nada. Jesus fazia isso porque era humilde e amava todos. Para ele, não era problema nenhum lavar os pés de outras pessoas. Ser humilde é não se achar mais importante que os outros e entender que as pessoas têm sentimentos que devem ser respeitados.

Jesus não se preocupava em querer ser importante, ou se destacar. Sua única preocupação era agradar as pessoas.

A bíblia nos ensina, em Gálatas 6:10, que devemos fazer bem a todos, sempre que tivermos a oportunidade (leia o versículo durante a escola dominical).

A vontade de Deus é que nós também sejamos humildes para servir uns aos outros.

Mas quando Jesus começou a lavar os pés de seus discípulos, Pedro ficou confuso. Pedro achou aquilo errado e não queria que Jesus lavasse os pés dele. Pedro fez isso porque sabia que Jesus era importante e que não era justo Jesus lavar os pés deles. Mas quando Pedro não deixou Jesus lavar os pés dele, Jesus insistiu. Jesus disse: “se você não deixar eu lavar seus pés, então você não tem parte comigo”. O termo “ter parte comigo” significa ser amigo, ter comunhão.

Pedro entendeu que Jesus estava ensinando algo, então ele se empolgou de pediu: “ah, então me lave por completo, as mãos e a cabeça também”.

Pedro disse isso porque queria receber muita atenção de Jesus, mas Jesus disse que não precisava limpar tudo. Jesus disse: “vocês estão limpos. Mas nem todos”. Ele disse isso porque já sabia que Judas Iscariotes queria traí-lo.

Professor, dependendo da idade dos alunos de sua escola dominical, você não precisa enfatizar essa parte na qual Pedro pede para ter todo o corpo lavado.

Ao terminar de lavar os pés de todos, Jesus perguntou se os discípulos tinham aprendido o que ele queria dizer. Então Jesus ensinou que se ele, o Senhor de todos, estava disposto a lavar o pé dos outros, então todos nós também devemos estar dispostos a servir outras pessoas.

Durante a vida aprendemos que é muito bom quando fazem nossa vontade. Queremos que nos leve de carro pra lá e pra cá, queremos que nos leve comida no sofá, queremos que façam tudo o que pedirmos, mas Jesus nos ensinou que devemos fazer o contrário, temos que ajudar aos outros, seja lá quem for.

Muitas vezes, queremos que os outros nos dê atenção. Falem conosco, nos aplaudam, mas Jesus ensinou que quem quer ser grande, deve servir a todos – Marcos 10:43.

Até mesmo quando fazemos coisas boas, queremos que os outros nos elogiem, batem palmas e tudo mais. O que Jesus nos ensinou é que não precisamos de elogios para fazer coisas boas.

Professor, você pode pedir que as crianças deem exemplos de como podem ajudar os outros e como podem servir outras pessoas.

No fim, Jesus pediu que os discípulos seguissem seu exemplo, servindo de coração humilde.

Conclusão

O que podemos aprender com esta lição na escola dominical de hoje é que Deus conhece nosso coração e sabe quando fazemos coisas boas para aparecer e quando fazemos coisas porque queremos ajudar de verdade.

Oração final

Não salvos: A coisa mais importante que Jesus pode fazer é perdoar os seus pecados para que você more com ele para sempre. Ore comigo. (ORE).

Salvos: Se você já tem Jesus Cristo como seu salvador, vamos orar para podermos ser mais humildes e para que possamos ajudar sempre as outras pessoas.

Seguem alguns outros modelos de lições para a escola dominical sobre a vida de Jesus:

 
Compartilhe

9 comentários sobre “Lição para escola dominical: Jesus lava os pés dos discípulos  

  1. Achei muito importante as ideias colocadas como sugestões para os professores da EBD ou culto infantil. Gostaria de receber mais ideias para aplicar no trabalho com crianças na minha igreja. Que Deus continue abençoando este ministério.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *