Modelo de lição: Jesus no monte das Oliveiras e no jardim do Getsêmani 

Modelo de lição: Jesus no monte das Oliveiras e no jardim do Getsêmani 

 Texto base: Mateus 26:30 a 58

Textos auxiliares: Marcos 14:27 a 65; Lucas 22:31 a 71; João 13: 36 a 38; João 18:2 a 14.

Objetivo: Ensinar às crianças a orarem diariamente, com o exemplo de Jesus no monte das Oliveiras, e que peçam ajuda para não pecar.

Professor, ao dar esta lição, você deve analisar se vale a pena contar a história de uma vez só, ou separá-la em duas. Se seus alunos forem muito noves (até oito anos) o ideal é separar a aula em duas, para não ficar cansativa e os alunos perderem o interesse. Você pode falar sobre Jesus no monte das oliveiras no começo da aula, fazer uma atividade e falar de Jesus no Getsêmani depois. Ou até mesmo contar a segunda parte em outro dia, deixando uma aula para falar somente sobre Jesus no monte das oliveiras e outra aula para falar de Jesus no Getsêmani.

Professor, para complementar sua lição, leia também:

Introdução

Quem aqui já ficou com medo de levar uma bronca e acabou mentindo para escapar? Ou então precisou mentir para que outra pessoa não ficasse brava com você? Às vezes a gente fica com tanto medo do que pode acontecer conosco que acabamos mentindo para escapar.

Hoje vamos aprender sobre alguém que ficou junto de Jesus por três anos; viu os milagres de Jesus, e prometeu ser fiel até a morte, mas que um dia decidiu dizer que não conhecia Jesus. Por que será que ele disse isso?

História

Certa vez, Jesus estava com seus discípulos celebrando a Páscoa. Após a festa, Jesus se retirou para o monte das Oliveiras. Ali ele avisou que estava chegando o dia em que ele seria ferido e as ovelhas, ou seja os discípulos, iriam fugir, se espalhar.

Professor, ao falar deste trecho de Jesus no monte das Oliveiras, você deve avaliar se você deve ou não fazer a comparação das ovelhas com os discípulos, dependendo da idade de seus alunos.

Ali estavam os discípulos de Jesus, ou seja, onze pessoas que andaram juntos dele por três anos. O único que não estava ali no momento era Judas Iscariotes. Durante três anos, os discípulos viram Jesus curar os doentes, multiplicar pães e peixes, e fazer muitos outros milagres.

Depois de dizer que os as ovelhas iriam se espalhar, Pedro, um dos discípulos, rapidamente disse que ele nunca deixaria Jesus, ou seja, seria leal, fiel a Jesus. Muitas vezes nós dizemos que seremos fiel, falaremos a verdade, mas é muito mais fácil falar essas coisas do que fazer.

Quando Pedro disse que jamais deixaria Jesus, Jesus respondeu: “na verdade, hoje mesmo, antes que o galo cante, você me negará três vezes”. O que significa antes que o galo cante? (deixe que as crianças respondam). Jesus usou o termo antes de o galo cantar porque era noite e ele quis dizer que antes mesmo de amanhecer, Pedro negaria Jesus três vezes. Ao ouvir isso, Pedro ficou furioso e disse que jamais faria isso, mesmo que fosse necessário morrer.

Os discípulos estavam com Jesus no monte das oliveiras e pensavam que Jesus estaria com eles por muito mais tempo.

Em seguida eles foram para um jardim chamado Getsêmani. Os discípulos que estavam com Jesus no monte das Oliveiras foram juntos. Ali, Jesus pediu para oito discípulos ficarem na entrada e três entrarem com ele no jardim: Pedro, Tiago e João. Jesus pediu aos que ficaram na entrada para que ficassem alertas e orassem. Ao entrar no jardim, Jesus começou a orar e pedia a Deus que o livrasse de todo o sofrimento que estava prestes a passar, se fosse possível.

Jesus estava angustiado e triste, mas não era somente porque sabia que estava prestes a morrer, ele estava prestes a levar a culpa de todo o pecado da humanidade, inclusive o seu e o meu. Jesus é a única pessoa que nunca pecou, mas mesmo assim resolveu morrer pelos nossos pecados, por isso, dizemos que ele é o nosso salvador, pois só ele pode perdoar os nossos pecados. Apesar de saber que passaria por tanto sofrimento, ele não desistiu. Ele continuou porque nos ama.

Jesus orou por um tempo e voltou para os discípulos e alertou para que eles ficassem atentos, pois os discípulos estavam dormindo.  Depois disso, Jesus voltou a orar, mas depois de um tempo voltou novamente e viu os discípulos dormindo de novo. Na segunda vez que foi orar, Jesus pediu que a vontade de Deus foi feita.

Quando Jesus voltou pela terceira vez, lá estavam os discípulos dormindo novamente. Jesus então alertou para mostrar como os discípulos eram fracos, embora tivessem o desejo de serem fieis a Deus, algumas vezes não conseguiam.

Isso acontece com todos nós. Nós queremos ser fieis a Deus e bondosos, mas nem sempre conseguimos. Quem aqui já fez alguma coisa de errado e depois se arrependeu? (deixe que as crianças citem alguns exemplos pessoais).Não podemos achar que somos melhores que os outros e que conseguiremos ser bons o tempo todo, se acharmos que somos capazes de sermos corretos o tempo todo, estamos errado. Precisamos da ajuda de Deus para não errarmos.

Por isso, é importante sempre orarmos pedindo ajuda a Deus para não pecarmos.

Depois de algum tempo orando, Jesus avisou aos discípulos que estava chegando a ora de ele, Jesus, ser preso. Logo chegaria o discípulo traidor, Judas Iscariotes, com alguns soldados para prenderem Jesus.

Em seguida, chegou Judas Iscariotes acompanhado por vários soldados para prenderem Jesus. Pedro, mais uma vez, ficou nervoso e pegou sua espada e foi pra cima dos soldados. Pedro atacou um dos guardas e arrancou a orelha de um deles. Por incrível que pareça, Jesus mandou Pedro parar, pois tudo aquilo que estava acontecendo era a vontade de Deus. Jesus ainda explicou que Deus até poderia mandar um exército de anjos para defendê-lo, mas esse não era o objetivo de Jesus. O objetivo de Jesus era morrer pelos nossos pecados e para isso, ele precisava ser preso naquela ora. Jesus até curou o soldado e colocou sua orelha no lugar.

Naquela confusão, os discípulos fugiram, com medo de serem presos também. Mais tarde, naquela madrugada, quase de manhã, Jesus foi levado para ser julgado e Pedro fiou observando de longe. Quem estava ali acompanhando o julgamento de Jesus, não gostava de Jesus e queriam que ele fosse preso.

Uma das pessoas que estava por ali, viu Pedro e disse que ele era amigo de Jesus, mas Pedro ficou com muito medo e disse que não conhecia Jesus. Alguns minutos depois, outra pessoa falou a mesma coisa e Pedro voltou a negar. Depois de mais alguns minutos, outra pessoa viu Pedro e disse que ele andava com Jesus. Pela terceira vez, Pedro disse que não conhecia Jesus. Logo em seguida o galo cantou, e Pedro se lembrou do que Jesus havia dito.

Conclusão

Por mais que a gente ame a Deus e desejamos seguir Jesus, algumas vezes falhamos e somos desleais a Deus, somos infiéis. Para que isso não ocorra devemos estar sempre atentos e orando, pedindo ajuda a Deus para que a gente não seja covarde e não negue que somos seguidores de Jesus Cristo.

Momento de oração final

Se você nunca teve a oportunidade de ser um seguidor de Jesus, hoje você pode orar pedindo para ser um seguidor de Jesus. Se você deseja fazer isso hoje, ore comigo (ORE E FAÇA O APELO).

Agora eu quero orar para você que já é seguidor de Jesus, mas quer ajuda para não negar a Jesus, para não pecar (ORE PELAS CRIANÇAS JÁ SALVAS).

Também temos algumas atividades e desenhos sobre esta aula. Clique Aqui.

 
Compartilhe

Um comentário em “Modelo de lição: Jesus no monte das Oliveiras e no jardim do Getsêmani 

  1. Boa tarde, queridos!

    A paz de Jesus!

    Preciso de uma ajudinha pois vou ministrar para crianças de 3 a 6 anos sobre os montes da oliveiras e do calvario e preciso de uma idéia de como fazer.
    Obrigada!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *