fbpx

Modelo de lição: O bom samaritano 

Modelo de lição: O bom samaritano 

Este é um exemplo de aula bíblica sobre a parábola do bom samaritano, contada por Jesus. Apesar de ser uma lição direcionada às crianças, o adulto que ler este texto, certamente poderá aprender muito com esta que é uma das parábolas mais conhecidas de Jesus. Aprendemos que devemos demonstrar amor, compaixão, mesmo àqueles que julgamos não merecer. Também pode compreender que a vida religiosa não significa que estamos fazendo a vontade de Deus, pois duas pessoas consideradas exemplos de religiosos não fizeram a vontade de Deus, ajudar um necessitado. No final do texto temos um link para a página de atividades desta aula.

Texto base: Lucas 10 :25:37

Textos auxiliares: Mateus 4:18 a 22 e Marcos 1:16 a 20

Objetivo: Demonstramos amor a Deus amando outras pessoas

Introdução 

Quem aqui sabe o que devemos fazer para demonstrar que amamos a Deus? (deixe as crianças responderem) Alguém sabe qual a principal forma de demonstrarmos amor a Deus? (mais uma vez, deixem as crianças falarem o que pensam).

Na história de hoje vamos aprender sobre como podemos demonstrar que realmente amamos a Deus. Vamos aprender sobre o bom samaritano.

O ideal é que o professor pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma parábola. Dependendo da idade das crianças, explique o que é uma parábola antes de iniciar sua aula sobre o bom samaritano.

História 

Certo dia Jesus conversava com seus discípulos quando um homem se aproximou. Este homem era um intérprete da lei, ou seja, ele estudava os mandamentos do Antigo Testamento para cumpri-los. Este homem chegou até Jesus e perguntou: “mestre, o que eu devo fazer para herdar a vida eterna?”. Esta pergunta parece simples, mas não é, pois nada do que podemos fazer pode garantir a nossa salvação. A única forma de termos certeza de nossa salvação é através de Jesus Cristo, que morreu pelos nossos pecados.

Depois que o homem perguntou aquilo, Jesus viu que ele era um estudioso das leis e respondeu: “o que diz a lei?”. O homem falou: “A lei diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Então, Jesus disse que ele estava certo, mas o homem queria ter certeza daquilo e pergunto mais uma vez: “quem é o meu próximo?”. Será que devemos amar só nossa família, ou nossos amigos? Será que é correto amar alguém que não gosta de nós?

O bom samaritano

Professor, nesta história sobre o bom samaritano é essencial que você explique o que era um samaritano.

Naquela época os judeus não eram amigos de um povo chamado samaritano. Os judeus acreditavam que os samaritanos não amavam a Deus. Jesus, então, contou uma história para aquele estudioso e disse o seguinte; certa vez um homem foi assaltado e espancado na estrada e estava quase morrendo. Então, passou um sacerdote (uma espécie de líder da igreja) viu aquilo, mas não ajudou.

Em seguida, passou um levita (os levitas ajudavam os sacerdotes a realizarem os serviços nos templos) e também não ajudou. Logo depois, passou um samaritano e ajudou o homem ferido. Levou até uma hospedagem e pagou tudo. Depois de contar essa história Jesus perguntou ao estudioso da lei, “quem agiu certo o sacerdote, o levita ou o samaritano?”.

Ao ouvir a pergunta, então, aquele estudioso poderia ter ficado confuso, pois o sacerdote e o levita eram vistas como religiosos corretos e exemplos de servos de Deus, mas o samaritano não, mas na história de Jesus, foi justamente o samaritano que agiu com compaixão. O estudioso disse para Jesus: quem agiu corretamente foi o samaritano; e Jesus lhe respondeu, “muito bem. Faça a mesma coisa”.

Outra dica para o professor obter um bom desempenho ao dar a aula sobre o bom samaritano é explicar o que é um levita e um sacerdote.

A explicação

O que Jesus quis dizer, portanto, nesta história é que não importa quem você seja, um pastor, um missionário ou uma pessoa simples, para demonstrar que você ama a Deus você precisa demonstrar amor às pessoas. Muitas pessoas são importantes, realizam a obra de Deus, mas não demonstram amor. Para demonstrar seu amor a Deus, você não precisa ser um líder religioso, precisa apenas demonstrar amor a todos.

Como a única pessoa que ajudou o homem que fora assaltado e espancado, foi um samaritano, a história passou a ser conhecida como a parábola do bom samaritano.

Dependendo da idade das crianças, não deixe de explicar o que é uma parábola (uma espécie de conto, de historieta).

Conclusão 

A melhor maneira que existe de demonstrar que realmente amamos a Deus é amando a todas as pessoas, independente de quem sejam. Mesmo aquelas que não são nossos amigos, ou que achamos que faz muitas coisas erradas, como foi o caso do bom samaritano. Nós também fazemos muitas coisas erradas, e mesmo assim Deus nos ama.

Demonstrar amor aos demais não é só falando e nem ajudando somente quem conhecemos e a quem gostamos. Demonstrar amor é ajudar mesmo aqueles a quem achamos que não merece nossa ajuda.

Em 1 João 3:18 está escrito “filhinhos, não amemos apenas de palavras e de boca, mas de fato e de verdade”.

Momento de oração final 

Quem nunca aceitou Jesus como salvador de sua vida, pode orar comigo hoje, pedindo para que ele venha em sua vida e faça que você tenha amor por todas as pessoas (ORE e faça o APELO). Se você já aceitou a Jesus como salvador e entendeu que precisa amar mais as pessoas, como fez o bom samaritano, vamos orar para que Deus lhe dê oportunidade de demonstrar amor às pessoas (ORE).

Para acessar as páginas desta aula, clique no link abaixo:

Leia também as lições sobre:

Material de ensino

Para quem trabalha com crianças na igreja, um material indispensável é a Bíblia de recursos par ao ministério infantil. Além de resumo de dezenas de histórias, essa bíblia tem centenas de recursos e estudos. Sem dúvidas é uma das melhores bíblias de estudos que existem. Leia uma análise detalhada desta bíblia, com fotos, neste site, que analisa as melhores bíblias disponíveis no mercado.

Um livro sensacional para quem trabalha no departamento infantil é Ministério Infantil não é Brincadeira, que fala sobre a importância deste trabalho e também sobre como vencer nossas adversidades, além de dicas sobre sobre como montar aulas e muito mais. Você pode comprá-lo no formato físico ou e-book.

  • E-book Kindle – R$ 24 clique aqui (melhor custo benefício)
  • Livro físico na editora Uiclap  – R$ 27,43 clique aqui (melhor preço de livro físico)
  • Livro Físico Amazon – R$ 34,65 – clique aqui
  • Livro Físico Mercado Livre – R$ 34,65 – clique aqui (PRONTA ENTREGA – ENVIO IMEDIATO)

 
Compartilhe

10 comentários sobre “Modelo de lição: O bom samaritano 

  1. Gostei muito desta matéria! Principalmente da parte de uma frase: “oportunidade de demonstrar amor às pessoas”. Isso acontece o tempo todo e, se você parar pra pensar, na maioria das vezes esta oportunidade passa desapercebida diante de nossos olhos!

     
  2. Muito boas as lições! Material de qualidade para o auxílio de professores e igrejas que não possuem condições de comprar livros de lições !! Deus abençoe!

     
  3. Parabéns! Ótima lição, Deus abençoe por disponibilizar o material, vou aplicar nas minhas aulas com as crianças. Abraços.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *