fbpx

Modelo de lição sobre o filho pródigo 

Modelo de lição sobre o filho pródigo 

Neste modelo de lição sobre a parábola do filho pródigo, o aluno deve compreender a grandeza do amor de Deus, através da comparação com a bondade do pai, que recebeu o filho pródigo mesmo após ele ter feito muitas coisas erradas. Devemos reconhecer a bondade de Deus conosco, pois sempre fazemos algo errado, mas ele está disposto a nos perdoar. No final do texto, temos o link para as atividades desta aula.

Texto base: Lucas 5:11 1 32.

Objetivo: Mostrar às crianças não salvas que Deus está disposto a nos perdoar quando erramos; e mostrar às crianças já cristãs que devemos reconhecer e ser grato pelas coisas boas que possuímos. 


Leia também:

Introdução 

A Bíblia de estudo da APEC (Aliança Pró Evangelização de Crianças), utilizada como fonte deste modelo de lição sobre o filho pródigo, sugere que o professor inicie a aula com um teatrinho de fantoches, caso você não consiga, talvez, possa você mesmo monta rum teatrinho curto com alguns alunos, pois a introdução à aula é bem simples, como segue o diálogo abaixo.

Jovem diz:

Vou sair de casa, não aguento mais isso aqui. Todo dia tenho que fazer um monte de coisas, ninguém gosta de mim. Só tomo bronca. Chega! Estou cansado. Quero viver do jeito que eu bem entender, acordar a hora que quiser. Fim da introdução.

Crianças, alguém já teve vontade de sair de casa e morar com outra família, ou então sozinhos? Às vezes, a gente fica irritado com nossa vida, nossa casa, nossos pais que até nos esquecemos das coisas boas que temos, as coisas boas que nossos pais compram e fazem pra gente.

Na história de hoje vamos ver como um rapaz, mesmo sendo rico, decidiu que não queria mais morar com o pais porque estava insatisfeito com a vida que tinha.

História 

Um homem rico tinha dois filhos e eles viviam muito bem. Mesmo assim, um dia, o filho mais novo decidiu que iria morar sozinho. Ele pediu um dinheiro para seu pai para ir embora.

O pai ficou triste, mas mesmo assim separou um bom dinheiro e deu a seu filho mais novo, para que ele pudesse ir viver sozinho.

Professor, neste momento você deve ressaltar como o pai foi bondoso com o filho. Levante coisas boas que Deus faz por nós com seus alunos. Dê exemplos de coisas boas que Deus já fez por você (se os alunos forem menores, dê exemplos mais simples).

Quem aqui pode dizer alguma coisa boa que Deus já fez por você?

Deus é bom conosco o tempo todo. Ele é o maior exemplo de amor que podemos ter.

Voltando para nossa história, o filho pegou o dinheiro e começou a viajar. Ele foi a um país bem longe e começou a gastar todo o dinheiro.

Professor, dependendo da idade de seus alunos dê exemplos de como ele gastou o dinheiro, dando festas, comendo comida cara, comprando roupas caras etc. Leia o texto da parábola sobre o filho pródigo, Lucas 5:11 a 32, para ter mais ideias.

O filho não se importou de como seu pai havia trabalhado muito para obter aquele dinheiro. Ele simplesmente, fez o que queria sem lembrar de seu pai.

Às vezes, nós também fazemos isso. Deus é bom conosco, mas mesmo assim nos esquecemos e queremos fazer as coisas como bem entendemos e acabamos cometendo alguns erros. O grande problema é que estes pecados nos afastam de Deus.

Neste momento você, professor, pode citar alguns exemplos de pecados. Sempre apropriados à idade de seus alunos. Associe nossos pecados com este trecho da parábola, quando o filho pródigo gasta tudo.

Quando a gente vai crescendo, a gente se torna igual esse filho mais novo. Queremos fazer as coisas de nossa maneira e não aceitamos a opinião de ninguém.

O filho pródigo fica pobre

Depois que o filho gastou tudo e ficou pobre, não conseguiu emprego. Até que um dia foi chamado para cuidar dos porcos de um homem. Ele tinha que dar comida para os porcos. Naquela época este era um dos piores empregos que alguém poderia ter.

Se você for usar o termo “O filho pródigo”, explique o que significa pródigo. Gastador, irresponsável, o que gasta além da conta etc. Procure em um dicionário o termo mais apropriado para seus alunos.

Esse jovem ficou tão pobre que até passava fome. Ele tinha tanta fome que, um dia, ele ficou até com vontade de comer a comida que estava dando aos porco.

Quando ele viu que aquilo era muito ruim, então percebeu que tinha feito tudo errado, e decidiu que iria voltar a morar com o pai. Só que ele não sabia se o pai iria querer aceitá-lo de volta, pois o pai poderia estar bravo e chateado com ele. Talvez, ele tivesse pensado algo como “meu pai vai mandar eu me virar e vai dizer – quem mandou sair de casa, agora se vira”. Então, ele foi chegando em casa e foi ficando ansioso, pois não sabia o que o pai iria dizer para ele.

A recepção do pai

Quando o pai viu o seu filho de longe, saiu correndo para abraçá-lo. O pai amava muito aquele jovem e quando viu que ele havia retornado ficou tão feliz, quem nem se importou que o filho tinha ficado pobre. Apesar de o filho pródigo não ter administrado bem o dinheiro, ele se arrependeu, e isso é muito importante.

Neste momento final da parábola sobre o filho pródigo, o professor deve comprar o amor deste pai com o amor de Deus.

Deus também nos ama assim. Quando a gente percebe que errou, portanto, ele nos perdoa. Ele não vai te rejeitar ou deixar de te amar porque fez algo de errado. Sempre que fizermos algo errado, podemos nos arrepender e pedir para que Deus nos perdoe.

Todos nós pecamos, não importa quem seja. Eu, você, seu pai, minha mãe. Todos nós pecamos um dia e isso nos afasta de Deus. A única forma de nos aproximarmos de Deus novamente é pedindo perdão de nossos pecados e pedir para que Jesus nos limpe de nossos erros. Assim como o filho pródigo (o filho irresponsável, se preferir) se arrependeu e retornou para a casa de seu pai, quando pecamos devemos nos arrepender para voltar para os braços de Deus.

Conclusão

Depois que o pai abraçou o filho pródigo, ele mandou que seus empregados fizessem um banquete e uma festa para comemorar a volta do filho.

Quando o pai recebeu novamente o filho mais novo, o filho mais velho ficou com raiva (ou inveja) e reclamou com o pai, dizendo que nunca tinha recebido uma festa igual aquela, mas o pai o acalmou e respondeu: “você sempre está comigo. O que é meu é teu também. Estou fazendo esta festa para seu irmão porque ele tinha se perdido, mas agora está de volta”.

Professor, ao concluir a história sobre o filho pródigo, deixe claro que Deus está sempre de braços abertos para nos receber, mesmo depois de cometer alguns erros.

Momento de oração final 

Crianças, vamos fechar nossos olhos para orar.

Se você nunca pediu para Jesus perdoar seus pecados, você pode fazer isso hoje. Para que Deus perdoe as coisas erradas que você já fez, devemos pedir para que seu filho, Jesus, nos purifique de todo pecado. Se você quer fazer isso hoje, ore comigo (ORE PELAS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO ACEITARAM JESUS).

Agora se você já pediu para Jesus morar em seu coração, mas mesmo assim cometeu algum erro, vamos orar (ORAR PELAS CRIANÇAS JÁ CONVERTIDAS).

Para acessar as páginas desta aula, clique no link abaixo:

Material de ensino

Se você tem filhos, então, você pode adquirir a Bíblia 3 Palavrinhas, que tem ilustrações e ensinos específicos para as crianças. Você pode ler uma análise detalhada desta bíblia, neste site.

Outra Bíblia infantil muito boa é a Bíblia das descobertas, que também traz estudos e uma diagramação amigável para as crianças. Se você quer conhecer melhor essa bíblia, leia essa análise, com imagens, neste site, que traz análises completas das melhores bíblias.

Agora, se você trabalha no departamento infantil, então, o livro Ministério infantil não é brincadeira, é indispensável para você. Veja como superar as adversidades, elaborar aulas e vencer os desafios para trabalhar com crianças. Confira onde comprar este livro maravilhoso:

  • E-book Kindle – R$ 24 clique aqui (melhor custo benefício)
  • Livro físico na editora Uiclap  – R$ 27,43 clique aqui (melhor preço de livro físico)
  • Livro Físico Amazon – R$ 34,65 – clique aqui
  • Livro Físico Mercado Livre – R$ 34,65 – clique aqui (PRONTA ENTREGA – ENVIO IMEDIATO)

 
Compartilhe

4 comentários sobre “Modelo de lição sobre o filho pródigo 

  1. Muito bom o estudo!! Ótimo roteiro para auxiliar o professor de classinha infantil nas igrejas..Gostei muito….me lembrou o início da minha conversão quando , pela APEC, ia às escolas publicas e particulares ensinar do amor de Cristo!!!!

     
  2. AMANDO ESSE BLOG!!! OBRIGADA POR TANTO CONTEÚDO RIQUISSIMO E PELA ESTRUTURA DE AULA QUE NOS TROUXE. DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE OS ORGANIZADORES.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *