fbpx

Modelo de lição: A parábola do bom pastor

Modelo de lição: A parábola do bom pastor

A parábola do bom pastor é um dos textos bíblicos mais conhecidos, até mesmo por quem não é cristão. Este modelo de aula sobre o bom pastor pode ser utilizado pelos professores do ministério infantil para ensinar seus alunos sobre a bondade de Deus, que se importa e cuida de cada um de nós. No final do texto, colocamos um link para as atividades e desenhos para pintar sobre esta aula.

Texto base: Lucas 15:1 a 7

Textos auxiliares: Mateus 18:10 a 14

Objetivo: Mostrar que Jesus se importa com cada um de nós, assim como o bom pastor se importa com uma única ovelha de seu rebanho.


Introdução

Quem aqui já se perdeu? (deixe as crianças contarem um ou outro caso). É muito ruim ficar perdido, não é mesmo? Será que um pai que já tem muitos filhos fica triste se um deles se perder, ou ele pensa “não tem problemas, já tenho outros”? É claro que o pai vai se preocupar com cada um.

Na história de hoje, sobre um bom pastor de ovelhas, vamos ver como Deus se importa com cada um de nós. Não importa que ele já tenha muitos filhos, ele quer que cada um de nós sejamos salvos e o amemos igualmente.

História

Um dia Jesus estava ensinando ao povo quando algumas pessoas “diferentes” chegaram para ouvir suas histórias. Eram pecadores e cobradores de imposto. Naquela época os cobradores de imposto eram quase todos corruptos e roubavam do povo, por isso, as pessoas não gostavam deles. Mas neste dia, eles chegaram para ouvir Jesus.

Professor, nesta aula sobre o bom pastor, se a faixa etária de seus alunos for de cinco anos ou menos, não é necessário citar os cobradores de imposto e gentios, fale apenas dos pecadores.

Além dos cobradores de imposto, estavam ali alguns gentios, pessoas que que não seguiam a religião dos judeus, não sabiam quase nada sobre Deus e faziam muitas coisas erradas, por isso, os sacerdotes judeus não gostavam muito deles, dos gentios.

Quando os sacerdotes judeus viram Jesus conversando com os cobradores de impostos e os gentios, eles ficaram indignados e começaram a falar mal de Jesus. Para eles, um judeu que falava tanto de Deus, como Jesus, não poderia conversar, e muito menos comer, juntos com essas pessoas, os cobradores de impostos e os gentios. Mas Jesus não pensa dessa forma. Para ele somos todos iguais e todos nós merecemos aprender mais de seus ensinamentos.

Muitos de nós achamos que Deus só ama as pessoas que fazem tudo certo, mas isso não é verdade, mesmo porque ninguém faz tudo certo o tempo todo. Todos nós pecamos. E Deus pode não concordar com algumas coisas que fazemos, mas ele nos ama. É como um pai que ama seu filho, mesmo que o filho faça algo de errado. O pai pode dar um bronca e por de castigo, mas não faz isso porque deixou de amar seu filho, pelo contrário, faz isso para ensinar o filho a fazer o que é correto.

Professor, se seus alunos já são alfabetizados, você pode mencionar os versículos – Provérbios 3:12, Provérbios 13:24, Atos 17:11 e/ou Hebreus 12:11. Qualquer um destes versículos podem ser o versículo do dia nesta lição do bom pastor.

Ao perceber que os sacerdotes, fariseus e escribas, pensavam que Jesus estava fazendo uma coisa errada, conversar com pecadores e cobradores de imposto, Jesus começou a contar uma história muito interessante.

Um pastor de ovelhas possuía cem ovelhas, certo dia uma delas se perdeu. O pastor poderia pensar, “Não tem problema ainda tenho noventa e nove”, ou então, “se a ovelha se perdeu a culpa foi dela, não tenho nada a ver com isso”. Mas ao perceber que faltava uma ovelha, o pastor resolveu sair pelos campos procurando essa única ovelha. Assim, Deus também cuida de nós. Não importa que as outras pessoas falem, pensem ou façam. Deus quer cuidar de cada um de nós individualmente, por isso, se preocupa conosco.

Por isso, podemos chamar este rapaz de o bom pastor, porque ele ama e se importa com todas as ovelhas.

O pastor continuou procurando até achar a ovelha perdida e machucada. O pastor pegou a ovelha nos ombros e a levou de volta para seu rebanho. Além disso, ainda fez uma festa para amigos e familiares. Ao terminar esta história, Jesus disse, “da mesma forma, uma festa no Céu ocorre quando alguém se arrepende de seus pecados”.

O que Jesus estava ensinando, com esta parábola do bom pastor, é que quando uma pessoa se arrepende de seus pecados, Deus fica muito satisfeito, não importa que muitos outros já tenham feito isso antes, ou que muitos outros não fazem isso. O que importa é a decisão pessoal, de cada um de nós, de nos arrepender de nossos pecados.

Conclusão

Deus espera que cada um de nós tome uma decisão importante de nos arrepender de nossos pecados, independentemente do que os outros pensam. Quando alguém faz isso, o Reino dos Céus fica em festa, pois é uma decisão muito importante.

Deus ama cada um de nós, assim como o bom pastor se importa com cada uma de suas ovelhas.

Momento de oração final

Hoje você tem a oportunidade de se arrepender de seus maus caminhos e pedir para que Jesus perdoe seus pecados. Se você nunca fez isso antes, quero orar com você (ORE E FAÇA O APELO).

Se você já pediu para Jesus o purificar de seus pecados antes, mas ainda assim quer pedir perdão porque se perdeu e fez algumas coisas erradas, ore comigo (ORE PELAS CRIANÇAS JÁ SALVAS).

Outros modelos de lição parecidos:

Para acessar as páginas desta aula, clique no link abaixo:

 
Compartilhe

10 comentários sobre “Modelo de lição: A parábola do bom pastor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *