Pare de tentar mudar as pessoas. Elas também têm livre arbítrio

Pare de tentar mudar as pessoas. Elas também têm livre arbítrio

Podemos, e devemos, ser boas influências para aqueles que estão ao nosso redor. Devemos ser luz e sal da Terra, para que as pessoas vejam o poder de Deus através de nossas vidas, mas não podemos nos colocar o peso de ter que mudar as pessoas. Assim como nós, elas também têm livre arbítrio. As pessoas só mudam quando elas estão dispostas a mudar, não há uma pessoa que obrigue outra a mudar. Quando refletimos em nossas vidas, podemos lembrar de pessoas que foram boas influências, palavras e ensinamentos que aprendemos e gestos que jamais esqueceremos, mas ninguém nos obrigou a mudar nossa atitude, mudamos porque desejamos isso.

Após ler este texto, leia também:

Quando falamos de fé, devemos lembrar que a criação de Deus nos deu o tão famoso livre arbítrio, a partir disso podemos imaginar que se Deus nos dá a oportunidade de escolha, não cabe a nós direcionar as escolhas de outras pessoas. Podemos incentivar, torcer, motivar e até influenciar, mas a decisão final não é nossa. E, por incrível que pareça, muitos cristãos se decepcionam e até ficam deprimidos quando não vê mudança nas pessoas (em especial em pessoas que ama). Nós nos entristecemos quando pessoas que amamos tomam decisões que não são boas, mas devemos aprender a lidar com isso.

Como Jesus mudou as pessoas

Existem diversas passagens bíblicas de pessoas que se achegaram até Jesus, mas não mudaram. O jovem rico – Lucas 18:18 a 23 é um excelente exemplo. Ele se achegou até Jesus e lhe disse tudo o que fazia para ser visto como um religioso, mas quando foi desafiado a vender suas posses desistiu de seguir Jesus; continuou o mesmo, um religioso. Jesus não tirou o livre arbítrio das pessoas, por isso, o Espírito Santo também não anula as decisões.

O que dizer de Judas Iscariotes, o traidor? Andou com Jesus por três anos, mas não mudou, continuou canalha.

Por outro lado Jesus mudou a história de muitas pessoas. Mesmo tirando os milagres, podemos citar a mulher samaritana – João 4. Neste caso, Jesus não a curou, não realizou nenhum grande sinal ou maravilha, ainda assim, uma simples conversa foi o suficiente para que aquela mulher entendesse que Jesus era o Cristo, o messias.

Só podemos mudar a nós mesmos

Não podemos forçar uma mudança no jeito de ser das pessoas, a forma de pensar ou de agir. Graças a Deus não temos poder para mudar outras pessoas, mas somos capazes de definir nosso futuro, assumir nossas responsabilidades e mudar a nós mesmos. Temos o livre arbítrio. O cristianismo não se baseia em forçar pessoas a mudarem de vida, mas em pregar a palavra, a partir daí, quem crer será salvo, quem não crer já está condenado. Quanto a nós, aí sim podemos, e devemos, mudar constantemente. O cristão deve sondar seu coração diariamente e lavá-lo nas vestes no sangue de Jesus.

Podemos orar pelos outros, interceder, pregar e ensinar, mas mudar, só podemos mudar a nós mesmos. Quando estamos decididos a mudar alguém devemos nos olhar no espelho e entender que a única pessoa que podemos mudar é nós mesmos.

O peso de mudar os outros

Já fiquei decepcionado por tentar mudar as pessoas. Também conheço muitos crentes que já passaram por isso. Quando nos referimos a familiares, a dor é ainda mais forte. A arma que temos é a interseção. Podemos orar e clamar a Deus pela vida dos outros. Além disso, tudo o que podemos fazer é descansar em Deus, e não lançar nossa ansiedade na expectativa de ver pessoas mudando de comportamento, só porque queremos. devemos compreender o sentido do livre arbítrio.

Nos entristecemos quando pessoas amadas estão decididas a não mudarem aquilo que julgamos estar errado, mas devemos levar a Cristo nossas ansiedades para que ele faça sua vontade. A vontade de Deus deve estar acima da nossa e devemos ter consciência disso para que não carreguemos um peso maior do que podemos carregar.

Quando nos decepcionamos com os resultados esperado em outras pessoas, nossa fé pode ser colocada em cheque, pois esperamos resultados que não dependem de nós e não sabemos como, e quando, Deus agirá na vida da pessoa que queremos. Descansar em Deus é ter fé e esperança naquele que sabe de todas as coisas. Não podemos esquecer que é a vontade do Altíssimo que todos tenham o livre arbítrio.


 
Compartilhe

2 comentários sobre “Pare de tentar mudar as pessoas. Elas também têm livre arbítrio

  1. Muito bom mesmo este tema. Sofremos muito por querer colocar nossas expectativas sobre outras pessoas e esperar delas , muitas vezes, algo que elas não têm condições de nos dar. Não pensem que é fácil aceitar algumas pessoas que nos cercam, como elas são ou como estão.É difícil ficar nas orações e esperar Deus transformar ou trazer a cura, mas como cristãos temos que forjar nosso caráter a ter esta atitude. Aí vem o segredo do verdadeiro amor, como você bem demonstrou nas atitudes que Jesus tinha para com o próximo. Tenho aprendido a amar as pessoas com suas diversidades e diferenças, afinal, também sou uma delas . Parabéns pela boa colocação do assunto.

     
  2. Muito bom o ensinamento. Confesso que até hoje sofria, por esperar que as pessoas fossem aquilo que eu desejava. Se o próprio Deus respeita nosso direito de escolha, quem samos nos para anularmos as decisões dos outros.

    Parabéns. Que Deus continue abençoando seu ministério.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *