Livro para ministério de louvor: O coração do artista 

Share Button

Se você lidera ou faz parte do ministério de louvor de sua igreja, então você sabe que lida diariamente com o desafio de participar de um importante departamento da igreja. Precisa manter sua vida espiritual sempre alerta e em disciplina, pois você tem que saber diferenciar uma música comum de uma canção de louvor e adoração. A leitura e estudo fazem parte da rotina de todo levita; por isso, recomendamos que o membro da equipe de louvor adquira bons livros para si, para compreender como outros adoradores lidam com a pressão e os desafios de fazer parte de um grupo fundamental para a igreja, o ministério de louvor.

Nos últimos anos, alguns bons livros foram lançados especificamente para quem faz parte do ministério de louvor de uma igreja evangélica. Neste texto trazemos uma dica de livro que não pode faltar em sua coleção. A obra O coração do artista, de Rory Noland é um livro que serve tanto para os membros da equipe, como para a liderança. Aliás, Rory dedica um capítulo inteiro do livro, quase trinta páginas, para os líderes, abordando a responsabilidade e as batalhas que enfrentam os líderes da equipe de louvor de uma igreja cristão. O caráter de um levita pode levar toda a igreja a um nível mais elevado de adoração, como também pode causar problemas. Não apenas o líder do grupo, mas os pastores e principais lideranças da igreja precisam acompanhar de perto todo o trabalho dos levitas, por isso, ler livros, separar materiais e desenvolver o aperfeiçoamento da equipe é importante.


Introdução 

Podemos dizer que este livro é quase um material indispensável para a igreja. O coração do artista não é apenas um livro para leitura individual, seu aprofundamento e riqueza de informações contribuem plenamente para o fortalecimento e crescimento espiritual do ministério de louvor. É uma ótima dica para líderes, pastores e levitas. A leitura motivará a equipe a buscar um relacionamento mais íntimo com o Senhor. Sem leitura e estudo da Palavra, a equipe de louvor não conseguirá enfrentar as adversidades do cotidiano do ministério. O livro nos faz entender que sem buscar uma vida separada, santa, a adoração não é possível, pois só podemos louvar e adorar a Deus quando temos intimidade com o Deus que cremos.

O livro aborda as principais situações de dificuldade e adversidade que a maioria das igrejas enfrentam, em relação ao seu ministério de louvor.

Esta obra também é recomendada aos profissionais do ramo musical, pois a música gospel tem se tornado o alvo para muitos cristãos. Mas para entrar neste campo, é preciso ter conhecimento do seu mundo, de suas circunstâncias. O cantor evangélico precisa saber lidar com o egoísmo, o estrelato, a (eventual) fama e o fato de se tornar uma referência para a igreja. Sem a devida maturidade, o cantor cristão pode cair em sua própria ruína e é neste ponto que o livro de Rory se torna uma leitura indispensável, pois ensina o levita a encarar essas situações;

O autor

Formado em música pelo curso de Música de Chicago (Chicago Musical College da Roosevelt University), Rory Noland é o diretor do Ministério Coração do Artista (Heart of the Artist Ministries), além de dedicar seu tempo para servir o ministério de louvor de diversas igrejas, realizando workshops, palestras, eventos e exposições sobre louvor e adoração ao redor do mundo, mais especificamente na América do Norte. Atualmente, Rory Noland também o Transforming Center (Centro de Transformação, em tradução livre), dedicado a oferecer suporte a pastores e líderes de comunidades evangélicas. Ele também contribui regularmente para a revista “Worship Leader” e escreve todos os dias no site http://www.heartoftheartist.org/

Rory foi líder da Willow Creek Community Church (cidade de South Barrington, no estado de Illinois), por vinte anos e lidera a equipe de louvor da Harvest Bible Chapel, na cidade de Rolling Meadows, também no estado de Illinois. Igrejas de todo o Estados Unidos agenda eventos com Rory, com o propósito de realizar congressos específicos para o ministério de louvor.

Já escreveu quatro livros, mas, sem dúvidas, a obra que o projetou foi “O coração do artista”. O compositor sempre enriquece suas obras com exemplos práticos para quem faz parte do ministério de louvor, por isso, seus livros sempre são recomendados para os levitas.

O livro

Com mais de 100 mil cópias vendidas, somente nos Estados Unidos, o livro “O coração do artista” traz questões de forma reflexivas. Ele nos faz pensar, por exemplo, em como lidar quando alguém diz “eu gostaria de ter o seu dom”. Aliás, o livro serve não apenas para os cantores, mas também para atores e outros artistas que precisam lidar com a criatividade e encontrar um meio termo para equilibrar sua humildade com os elogios que recebe. O livro te leva a encontrar qual o seu papel no corpo de Cristo. Com questões do dia a dia, a obra faz o membro do ministério de louvor refletir sobre sua posição na igreja e seu objetivo como alguém que ministra o louvor e a adoração a Deus.

O leitor encontrará encorajamento e reflexões sobre seu comportamento e suas decisões frente aos questionamentos enfrentados diariamente pelo levita e pelos artistas cristãos em geral, atores, diretores etc. O coração do artista também ajuda as igrejas a lidarem com os artistas cristãos, e vice-versa; como evitar atritos e como lidar com algumas opiniões diferentes.

Traduzido em nove idiomas, a versão disponível no Brasil tem o prefácio de Nelson Bomilcar, que já integrou os grupos Vencedores por Cristo e Elo, mas também fez diversas participações em canções de vários cantores evangélicos como Asaph Borba e Adhemar de Campos.

O livro O coração do artista, de Rory Noland, é indispensável para o ministério de louvor de qualquer igreja cristã brasileira. O próprio autor recomenta, em seu prefácio, que o livro seja lido por toda a equipe e não individualmente, pois seus ensinamentos recaem mais para um grupo como todo.

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *