fbpx

Medite nestes versículos de esperança 

Medite nestes versículos de esperança 

Em alguns momentos de nossa vida não temos certeza do que está por vir. Seja no trabalho, na saúde, na família, na vida sentimental e até em nossa vida espiritual, existem períodos em nossa vida que passamos por questionamentos e incertezas. Selecionamos alguns versículos de esperança para que você possa compreender melhor o significado desta palavra e como podemos ter uma esperança “racional”, sem falsas ideias de positivismo ou palavras jogadas ao vento. Falar de esperança parece algo tão trivial que, muitas vezes, não damos importância sobre a real necessidade que temos de compreender o significado de esperança e como isso afeta nossa rotina. 

Além de convivermos com esses questionamentos, muitas vezes precisamos ser fonte de esperança para aqueles que nos rodeia. Quando estamos desprevenidos, não sabemos ao certo o que falar, e como falar, de esperança a quem precisa ouvir uma palavra de conforto. Mais do que listar alguns versículos de esperança, queremos que você medite e reflita sobre enfrentar as oscilações que temos em nosso dia a dia, e veja como é possível aplicar estes versículos em nossa rotina, pois a esperança está diretamente ligada à vida cristã. Nossa fé cresce conforme conhecemos a Palavra de Deus, por isso, conhecer alguns versículos, trechos e histórias edifica nossa fé na rocha. 

Leia também este estudo sobre esperança e este outros sobre não perder a esperança.

Esperamos o que não vemos 

Vamos começar esta lista de versículos de esperança com um trecho básico e essencial sobre o assunto. 

Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Romanos 8:24 

A esperança é acreditar no que não vemos. Quantas vezes não ouvimos “se Deus existe porque ele não multiplica os peixes. Se Deus existe quero ver o mar se abrir agora”. Se assim fosse, nossa fé não seria exercitada, pois a fé é crer naquilo que não vemos, e a esperança é, semelhantemente, acreditar que a situação vai melhorar, ainda que não possamos enxergar como. 



Contra perseguição 

Um dos versículos de esperança mais comuns está em Salmos 71:14, onde aprendemos a manter a esperança mesmo quando somos perseguidos e zombados. 

Mas eu sempre terei esperança e te louvarei cada vez mais. Salmos 71:14 

Ao lermos o Salmo 71 por inteiro, veremos que o salmista está angustiado a tal ponto de acreditar que o Senhor o abandonou. Muitas vezes, assim nos sentimos. Parece que nossa fé não serve para nada, e que Deus não existe, ou não está nos ouvindo. Quando passar por momentos assim, lembre-se que muitos personagens bíblicos também se sentiram “abandonados”, mas não abriram mão de sua fé; e no fim das contas, perceberam que valeu a pena confiar. 

Ele nos atende 

Um dos versículos de esperança mais interessantes está no livro de Provérbios. 

A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida. Provérbios 13:12 

Aqui podemos perceber que o próprio Senhor tem consciência de nossa necessidade de manter a esperança em momentos de dificuldades. Ele não está alheio ao que nos acontece e às nossas aflições. Ao nos instruir que o anseio satisfeito é árvore de vida, o Senhor está nos mostrando que as vitórias que conquistamos em dias difíceis servirá de testemunho para que outras vidas, enfrentando situações semelhantes às nossas, também cultivem a esperança. 

A fé produz esperança 

O profeta Isaías também nos ensina somo o Senhor ouvindo nossas aflições. 

Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Isaías 40:28,29 

Neste versículo, mais uma vez, podemos conferir que, quando mantemos nossa fé, nossas forças se renovam. Se andamos apenas segundo o que vemos, e segundo as preocupações deste mundo, seremos sempre fracos s frustrados, pois não há nada neste mundo que possa suprir nossa esperança, a não ser a fé em um Senhor poderoso e amoroso. 

Os planos de Deus para nós 

Um dos maiores dilemas que o povo israelita enfrentou foi quando encarou a iminente invasão dos babilônios. Jeremias estava persuadindo o povo a se entregar, porém, todos os demais profetas queriam que Israel resistisse. Neste contexto podemos ler. 

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11 

Às vezes (na verdade, quase sempre) não compreendemos as situações que enfrentamos e até nos sentimos castigados por Deus. Neste versículo, Jeremias estava nos ensinando que os planos de Deus são maiores e melhores do que nós podemos traçar para nós mesmo, basta confiar e manter a humildade e submissão ao Eterno. 

Mais aflições 

Jeremias nos trouxe bastante versículos de esperança, e o livro das lamentações também estão repletos deles. 

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Lamentações 3:22,23 

Se você ler Lamentações 3 desde o início, verá que o profeta está lamentando suas aflições, até que dá uma “virada” no discurso e começa a relembrar o que lhe dá esperança. Quando passamos por momentos de sofrimento, focamos só que pode piorar e esquecemos que ainda existe o outro lado da história, que pode nos trazes esperança, renovação e vitória. 

Esquecido 

Em Hebreus 6, a partir do versículo 10, lemos que nossos antepassados também alcançaram a terra prometida porque mantiveram a fé. Enquanto estavam no deserto, os israelitas reclamaram das dificuldades e, por isso, não entraram na terra prometida. Saíram pelo deserto e faleceram sem alcançar a promessa. 

Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança, de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida. Hebreus 6:11,12 

Parece que nossa vitória está longe e que não faz sentido manter a fé e a esperança, mas se desistirmos no meio do caminho, não entramos na terra prometida. 

Há esperança 

Vamos terminar esta lista de versículos de esperança lembrando que não importa os nossos erros e falhas, para o Senhor, nosso coração disposto a pedir perdão é o que prevalece.  

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Tiago 4:8 

No contexto do trecho, Tiago está nos ensinando que devemos nos manter sob a mão de Deus, ou seja, submissos à sua vontade. Quando pecamos e cometemos erros, desanimamos em nossa fé e nos afastamos cada vez mais de Deus, quando deveríamos fazer o contrário. Não importa o que tenhamos feito de errado, um coração arrependido nos dá a esperança que ainda podemos nos aproxima de Deus. 

Pense nisso 

Esperamos que estes versículos de esperança ajudem você, seus parentes e amigos a compreenderem que toda situação difícil tem um motivo e que nossa fé não deve ser moldada pelas oscilações da vida. A fé inabalável é obtida quando somos capazes de glorificar a Deus apesar de toda e qualquer situação. 

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *