fbpx

Mensagem para culto da família – sem união a família fracassa 

Mensagem para culto da família – sem união a família fracassa 

Se você está procurando uma mensagem para culto da família, este texto vai ajudar você a refletir sobre a importância da união em nosso lar. Vamos ver por que é importante que todos “falem a mesma língua” e estejam engajados nos mesmos projetos e objetivos. Vamos ver também como a solidão pode levar a família ao fracasso, tendo como principal o exemplo a narrativa de Adão e Eva, que foram envolvidos pelo pecado quando a serpente encontrou uma brecha para minar a cabeça de um, que acabou minando a cabeça do outro. Este texto pode servir de base para uma pregação, ou para uma reflexão pessoal. 

Para iniciar sua mensagem para culto da família, caso esteja preparando um esboço de pregação sobre família, você pode utilizar o seguinte trecho bíblico. 

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10 

Este trecho é muito utilizado para falar à igreja sobre união e comunhão, mas podemos tomar este versículo para nosso lar, que não deixa de ser um lugar onde Deus opera e seu Santo Espírito age, por isso, toda vez que ouvirmos uma palavra para a igreja, podemos pensar em nossa própria família. 

Leia também este estudo sobre como manter a unidade da igreja.

Vamos separar esta mensagem para culto da família em dois pontos. Primeiro, vamos ver como devemos caminhar juntos. Depois, vamos ver como evitar as divisões. 

Sigam os mesmos passos 

Na sequência do texto, lemos que os cristãos de Corinto estavam se dividindo conforme seus “pais da fé”, Paulo, Cefas (Pedro) ou Apolo. Se você estiver preparando uma mensagem para culto da família, você pode ler até o versículo 13. Aqui, Paulo está preocupado que a integridade da igreja esteja comprometida porque os seus seguidores começaram a se dividir conforme suas preferências. Assim, a igreja cristã poderia começar a se enfraquecer em pedaços menores e menores, conforme os mestres que pregavam o evangelho. Na primeira carta que escreve aos coríntios, Paulo é enfático, e já começa a carta lidando com esta questão, apontando que não devem haver divisões no povo cristão. 

Em nossa casa, não podemos nos dividir em pensamentos opostos e conflitantes. Precisamos nos acertar para seguirmos uma mesma linha de pensamento, de projetos. Não podemos ter uma pessoa da família juntando dinheiro para comprar um carro e outro querendo reformar a casa, um membro planejando uma viagem no final do ano sem que os demais nem saibam. Enfim, é preciso que todos saibam o que se passa debaixo do mesmo teto. Os problemas, as dívidas, os sonhos, os projetos. Para isso, precisamos estabelecer uma linha de comunicação efetiva. 

Quando falamos em comunicação, logo pensamos em falar, no entanto, estudos indicam que apenas 7% da comunicação é feita em palavras. Precisamos saber como comunicar, com nosso tom de voz, nossa postura, nosso entusiasmo e atender às necessidades dos outros membros da família, nossa forma de agir em casa. 

Se você está lendo esta mensagem para um culto da família para preparar uma ministração, você pode ler Gálatas 5:22 e 23, onde lemos sobre o fruto do Espírito. Repare que suas características podem nos levar a uma comunicação perfeita, com benignidade, mansidão, bondade etc. 

Outro fator importante na comunicação é saber abrir mão de “nossa verdade”. Precisamos trabalhar em favor de todos, em prol da família. 

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25 

Precisamos saber nos abrir, expor nossos sentimentos, frustrações e emoções, de forma clara e sensata, sem apontar culpados, mas colocando um assunto a ser resolvido, para que todos do lar possam caminhar para o sucesso comum. 

O foco da comunicação deve ser sempre encontrar uma resolução, e não apontar culpados.  

Que não haja divisões 

Outro fator importante dentro de nossa família é que não haja divisões, pois isso nos leva ao isolamento. E o perigo de ficarmos isolados são enormes, podendo levar nossa família ao fracasso, com divórcio, divisão entre irmãos e outros problemas do gênero, por isso, não podem haver divisões na família. Quando o apóstolo Paulo escreve aos coríntios que não devem haver divisões na igreja, ele está sustentando a unidade entre os cristãos. Desde o princípio, tudo o que Deus criou era bom, mas quando viu o homem sozinho, viu que não era bom. Por isso, criou uma auxiliadora. 

Embora não possamos entender os detalhes da queda do homem e da conversa da serpente com Eva, podemos perceber que Adão e Eva não estavam juntos, pois se estivessem, Eva não precisaria repassar as informações da serpente para Adão. 

A serpente persuadiu Eva a cometer um ato que não deveria. Usando de palavras delicadas e estimulando a criatividade de Eva, a serpente conduziu a mulher ao pecado. Se você vai fazer uma mensagem para culto da família, o seguinte trecho pode ser lido. 

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gênesis 3:1-5 

Veja como a serpente utiliza palavras e termos como “não morrereis” e “abrirão os olhos”. Quando estamos sozinhos estamos mais propensos a falhar. Podemos tomar decisões equivocadas. Em família, podemos tomar decisões em que todos possam enxergar problemas ou dúvidas futuras. 

Um dos versículos mais conhecidos, para casamento, é: 

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4:9-12 

Aqui aprendemos a importância de um ajudar ao outro, de não andarmos sozinhos. A família não pode ser um monte de gente vivendo individualmente morando, por acaso, na mesma casa. Um deve complementar o outro, um deve apoiar o outro. Todos devem se dar as mãos e não deixar que um membro se disperse. 

Podemos usar o exemplo da própria natureza. Quando um predador ataca, ele tenta isolar a presa, para torna-la mais vulnerável. 

Esperamos que esta mensagem para culto da família ajude você a compreender a importância de buscarmos os mesmo objetivo e combater o isolamento de planos, para que nossa família prospere e todos, pai, mãe e filhos, possam compreender que dependem um do outro para se complementar até mesmo como pessoas dentro da família. 

Se você tem mais dicas para nossos leitores fortalecerem suas famílias, deixe seu comentário. 

Caso esteja preparando uma ministração com base nesta mensagem para culto da família, recomendamos que leia também: 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Mensagem para culto da família – sem união a família fracassa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *