fbpx

Mensagem evangélica: Por que devemos ser como criança?

Mensagem evangélica: Por que devemos ser como criança?

Esta mensagem evangélica foi feita para refletirmos sobre um curioso ensinamento de Jesus. Durante seus três anos de ministério, Jesus usou ao menos duas vezes a criança como exemplo que devemos seguir. Quando falamos de vida espiritual ou fé dificilmente a imagem perfeita que nos vem à mente é o de uma criança, pois imaginamos pessoas com anos de ministério, que fale bem, que tenha muito conhecimento das escrituras e que tenha sabedoria o suficiente para instruir as pessoas. Claro que tudo isso é importante, mas, curiosamente, Jesus nos ensinou que para herdar a vida eterna devemos ser como crianças. Essas palavras nos fazem refletir sobre o nosso comprometimento com nossa fé e o porquê de Jesus ter falado isso. Mais uma vez, Jesus derrubou um tabu sobre “religião” e nos mostrou que a pureza do coração é mais importante que qualquer outra qualidade que tenhamos como cristão. E é isso que vamos focar nesta mensagem evangélica.

Se você procura uma mensagem evangélica para fazer uma pregação, ou estudo, leia também:

Neste devocional vamos enumerar três características de uma criança que o cristão deve ter. Três evangelhos relatam os momentos que Jesus usou as crianças como exemplo a seguir seguido. Podemos ler os textos de Mateus 18:2, Mateus 19:13, Marcos 9:36, Lucas 9:47 e Lucas 18:15. Para o aprendizado de hoje, vamos nos reter aos textos do livro de Lucas.

Quando utilizamos as crianças como exemplo, podemos ter dificuldade em entender como podemos aprender algo com uma pessoa que pouco sabe e que não possui, aos nossos olhos, conhecimento de vida. Mas quando olhamos para algumas características compartilhadas pela maioria das crianças, entendemos que Jesus nos ensina que o comportamento é mais importante que o conhecimento, em outras palavras, obedecer é melhor do que sacrificar, como está em 1 Samuel 15:22 – “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar”.


Humildade 

No capítulo nove de Lucas podemos ler sobre umas discussão entre os discípulos, que queriam saber quem deles seria o maior no reino de Deus. “E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a si, e disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo será grande”, Lucas 9:46 a 48.

Neste momento Jesus está nos ensinando que não devemos achar que nossos dons espirituais, ou nosso conhecimento sobre a palavra de Deus é o que vai nos garantir uma “posição melhor” na eternidade. Quando nos referimos à humildade de uma criança, podemos entender que a criança está sempre receptiva ao conhecimento, a novos ensinamentos, ao contrário da maioria de nós, adultos, que achamos que sabemos tudo e os outros pouco sabem. As crianças sabem, mesmo quando discordam, absorver o que lhe é falado.

A humildade, aliás, é a primeira característica mencionada por Jesus no sermão do monte – Mateus 5:3. Ao dizer “bem-aventurado os humildes de coração”, Jesus está ressaltando a necessidade que temos de não nos compararmos com outras pessoas nos achando mais importante, como faziam os discípulos.

Repare como a humildade é importante para o próprio Jesus. Por isso, não poderíamos refletir nesta mensagem evangélica sem falar da humildade.

Outro exemplo de humildade citado por Jesus foi dado na parábola da oração do fariseu e publicano, Lucas 18:9 a 14. “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado”.

 

Obediência 

Outra característica que as crianças possuem que serve de exemplo a todo cristão é a obediência. Talvez você pense, “mas algumas crianças são tão mal-criadas”. Depende da educação dos pais. A criança em si não tem amplo conhecimento de certo e errado, isso é moldado pelos pais. O pai que não repreende do filho vai ter uma criança desobediente. Quando uma criança é pirracenta, a culpa é dos pais e não da personalidade da criança, como dizem alguns pais que não sabem educar.

A obediência é outra característica que queremos destacar nesta mensagem evangélica. O filho confia em seus pais e quando um pai lhe ensina energicamente o que fazer, a criança fará, por isso, devemos ensinar o certo e errado desde cedo, como nos orienta a bíblia. “Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares”. Deuteronômio 6:7.

Aliás, Jesus foi ajudado por uma criança e graças à obediência da criança, uma multidão foi alimentada. “Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes… mas que é isto para tanta gente?” João 6:9. Sabemos, o que aconteceu depois.

Como já vimos em 1 Samuel 15:22 mais importante é obedecer do que sacrificar. Todas as nossas obras nada são se não forem feitas por amor, mas quando obedecemos, tudo o que fazemos é recebido como fruto de gratidão.

Fé, confiança 

A criança sabe que precisa da ajuda de seus pais para realizar as tarefas. Seja atravessar uma rua, seja realizar as tarefas de casa, a criança espera a mão dos pais para ajudá-la. Assim, o cristão deve confiar no Senhor. Muitas vezes levantamos questões, dividamos do que está pela frente, ficamos ansiosos e perdemos noites de sono pensando no amanhã.

A criança, por outro lado, se contenta com a palavra do pai. Quando um pai segura na mão do filho para atravessar uma rua, a criança nem se preocupa se vem carro ou não. Não fica com medo, nem olha para onde está andando, pois sabe que seu pai não ira desapontá-lo.

Quando precisar de uma mensagem evangélica de fé e confiança, lembre-se das crianças.

Ao ensinar a orar, Jesus compara, mais uma vez, o Criador com um pai e diz “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”, Lucas 11:9-13.

O que aprendemos nesta mensagem evangélica é que Jesus nos ensina a confiar em nosso Pai, assim como as crianças confiam que seus pais lhe darão o que lhe for melhor.

Nessas três características podemos aprender muito. Quando Jesus nos ensina a ser como criança, ele sabia o que falava, por isso, quando queremos saber o que fazer quando sentirmos medo ou como combater a ansiedade, devemos olhar para as crianças para entender que eles confiam em seus pais, assim como devemos confiar em nosso Deus.

 
Compartilhe

Um comentário em “Mensagem evangélica: Por que devemos ser como criança?

  1. Parece ser difícil alcançarmos esse coração puro de uma criança depois que nos tornamos adultos, eu mesma travo essa luta diariamente. Mas com ajuda do Espírito Santo, podemos vencer essa batalha. Termos um coração sempre amoroso e sempre disposto a perdoar, saber ouvir mais e falar menos, são os recursos que tenho usado nos meus relacionamentos no dia a dia. Muito bom esse tema e muito sério também, é um dos pilares que deve ser construído por cada um de nós para alcançarmos a estatura e personalidade do nosso Mestre!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *