fbpx

Mesmo no sofrimento, Deus está com você

Mesmo no sofrimento, Deus está com você

Há quem imagine que por ter fé em Deus todos os problemas desaparecerão. Nos questionamos onde está Deus quando sofremos. Neste texto, o leitor vai entender que mesmo quando tudo está dando errado, Deus está com você. Esta ideia, de que a fé nos afasta dos problemas, é uma armadilha que pode nos afastar da fé, pois quem assim imagina se decepcionará. Mesmo porque esta ilusão não é bíblica, o que Jesus nos ensinou (João 16:33) “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. O que Jesus ensinou é que sofreremos como todos os seres humanos, mas no fim das contas sabemos que as aflições ficarão no passado.

A verdade é que quando olho para minha vida, mesmo antes de ser cristão, não há como não perceber que Deus já me guardava. Apesar de fazer muitas besteiras e ter muitos pensamentos errados, o Senhor já me dava muitas bênçãos e me livrou de muitos males. Depois que me converti, a situação é que já não erro tanto, mas apesar de minhas falhas, ele me guarda. E quando as adversidades aparecem posso lembrar que ele já me guardou muitas vezes e certamente novamente assim fará. Essa a minha experiência pessoal, que me faz crer que Deus está com você também.

Leia também este estudo sobre Deus conosco.

Conflitos internos e externos

No começo da história de Israel, muitas guerras aconteciam, mas também existiam muitos conflitos internos. Podemos compreender, lendo essas histórias, que onde está Deus, também pode haver sofrimento, dor e tristeza. Quando não eram os inimigos guerreando, os próprios israelitas entre si arrumavam confusão. A partir do capítulo 8 do livro de Samuel lemos que o povo de Israel já não se contentava com juízes e sacerdotes governando o povo. Queriam um rei, como era em todas as demais nações. Houve um conflito interno, muitos questionamentos e o profeta Samuel advertiu diversas vezes sobre essa escolha. Resumindo, um conflito interno assolava Israel. Pouco antes, ao lermos o capítulo 7 do primeiro livro de Samuel, lemos que o povo havia passado por um reavivamento; e Mispa foi o local onde o povo congregou. “Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor”. 1 Samuel 7:12. Vemos aqui que Samuel reconhece as grandezas de Deus no meio do povo. Ainda assim, o povo era relutante com Samuel, quando este defendia que Israel não deveria ter um rei. O povo questionava o poder do Senhor, nas tomadas de decisões cotidianas.

Da mesma forma que o Eterno não abandonou aquele povo, Deus está com você nas decisões do seu dia a dia.

O cristão também passa por diversos conflitos internos e externos. Nem todos os problemas que temos é por causa dos outros. Muitas vezes nós questionamos nossa própria fé. Achamos que Deus é só um mito, que milagres não existem, que as pessoas exageram quando falam de milagres, mas a verdade é que nós mesmo já vivemos os milagres de Deus, mas quando o problema aparece, nós esquecemos.

Quando você se focar as coisas boas que você tem, e todo os livramentos do passado, vai perceber que Deus está com você mesmo quando tomamos decisões equivocadas.

Traga à memória o que lhe traz esperança

Lamentações 3 é um ótimo texto para quem está sem esperança. A mensagem do profeta é de que devemos ter fé em Deus por dias melhores, como o profeta sofria naquele momento, e sua oração para alcançar o coração do pai. Lendo este texto você vai compreender que, querendo ou não, Deus está com você.

Quando ouvimos histórias de outras pessoas que superaram crises com fé, devemos abrir nossos ouvidos para entender o que aquela história pode nos edificar, pois muitos quando ouvem outros testemunharem sobre os feitos de Deus se fecham e acham que a outra pessoa está exagerando, ou então até ficam com inveja e passam a questionar: “Deus por que os outros conseguem superar os desafios e eu não? Onde está Deus no meu sofrimento?”.



Quando comparamos nossas vidas com as de outras pessoas, sempre seremos infelizes e ingratos, pois ao invés de agradecer pelo o que temos, ficamos pedindo o que os outros têm. Por isso, o profeta Jeremias, quando escreveu o texto que hoje enquadra o capítulo três de Lamentações de Jeremias, faz um relato de sua dor, mas apresenta também uma oração sincera e ressalta, primeiramente, sua gratidão com o que Deus fez por ele.

O profeta compreendeu onde está Deus no dia da angústia. Está no mesmo lugar de sempre, basta termos fé para suportar as aflições, pensando que as glórias eternas não se comparam ao sofrimento deste mundo.

Em Romanos 8:18, o apóstolo Paulo nos diz – Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Quando passamos por momentos difíceis, devemos crer que podemos passar por esta situação sem perder nossa fé, pois é isso que diferencia quem tem fé de quem não tem. Crer em Deus quando tudo está fácil não é exercício de fé, é apenas satisfação.

Podemos viver com verdadeiros cristãos cheios de fé, ou apenas como murmuradores e ingratos que não aceitamos as dificuldades em nossa vida. Como vimos no começo do texto, Jesus nos ensinou que teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo, devemos crer que ele venceu o mundo para que um dia possamos estar com ele para todo o sempre regozijando das vitórias que obtivemos em todas as aflições e entendendo que as aflições deste mundo são passageiras, mas a glória da vida com o Criador é eterna.

Imagine se Jesus ficasse questionando onde está Deus enquanto ele era espancado, humilhado, cuspido e crucificado.

Leia também:

por: Ronnie Turrini

 
Compartilhe

Um comentário em “Mesmo no sofrimento, Deus está com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *