Ensine seus alunos do ministério infantil sobre andar com Jesus 

Share Button

Neste estudo vamos ver como podemos inserir Jesus no dia a dia das crianças. Durante suas aulas, o professor do ministério infantil deve dar exemplos claros sobre como Jesus faz parte de nossa rotina. Ele está todos os dias conosco. As crianças precisam entender que Jesus não foi uma pessoa do passado que morreu e ficou por isso mesmo. Ele é Deus, por isso, está em todos os lugares ao mesmo tempo, inclusive hoje em dia está conosco em todos os lugares que frequentamos. Além disso, sabe tudo o que acontece conosco. Quando a criança entende isso, fica mais fácil de se aproximar com o Criador, pois está crendo em um ser que faz parte de nossas vidas, como muitas outras pessoas, mas é alguém especial e poderoso.

“E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” – Lucas 2:52. Este versículo nos mostra como Cristo crescia buscando agradar ao Pai. Assim, podemos ter uma ideia de como nossas crianças devem crescer: estatura (física), sabedoria (mental), graça (espiritual) e perante os homens (social).

Para aprimorar seus conhecimentos como professor do ministério infantil, leia também:

 

Sabedoria 

Professor, durante as aulas do ministério infantil, incentive as crianças a perguntarem “por quê?” e “como?”. Encoraje-as a fazerem perguntas. Deixe sempre bem claro que quando não entenderem algo, podem perguntar sem problemas. Nunca repreenda uma criança por sua curiosidade. Mostre sempre a perfeição de Deus. (Provérbios 9:10)

Estatura 

Mostre às crianças do ministério infantil que Deus nos fez como somos e devemos primar por nossa saúde física. Faça elogios frequentes sobre a parte física das crianças. “Que olhos bonitos você tem”. “Gostei do seu novo corte de cabelo”. Isso eleva a autoestima da criança.

Ajude-as a desenvolver hábitos saudáveis: higiene, exercícios, boa alimentação… (Salmo 139:13-16)

Graça 

Seja um professor entusiasmado, piedoso, que gosta de brincadeiras e se envolva com os alunos do ministério infantil. Seja um exemplo de Cristão. Mostre-se sempre animado por servir Deus. Ensine as crianças a serem gratos e perceberem que Deus é misericordioso. (Salmo 55:17) e (Salmo 34:18).


Diante dos homens (Social) 

A criança deve aceitar as diferenças, aceitar os outros como são. Ensine-as a compartilhar e dividir. Insira em seu dia-a-dia palavras como: “por favor,”, “bom-dia”, “licença”, “obrigado” ou “desculpe-me”.

Sempre deixe bem claro a importância de respeitar os pais. (Efésios 6:1,2) e (Mateus 5:13-16).

4 passos básicos 

Para melhor planejar seus ensinamentos durante as aulas do ministério infantil, você pode utilizar quatro estratégias para passar seus ensinamentos além da aula.

  • Através do louvor: Ensine sempre corinhos básicos e fáceis, que a criança possa cantar na fila da escola, em casa ou no recreio.
  • Através da arte: Brincadeiras, pinturas e desenhos com temas bíblicos tornam as verdades da Palavra de Deus mais atraente às crianças. Há muitas maneiras de inserir a Palavra no cotidiano da criança pela arte.
  • Leitura bíblica: Devemos estimular a leitura bíblica, e ensinarmos sempre passagens bíblicas, para que guardem em seus corações e memorizem.
  • Amor: A demonstração do amor é a maneira mais eficaz para que a criança viva a Palavra. Não devemos tratá-las como “mini adultos”, ou seja, exigir um comportamento adulto, sem risos, sem conversas ou pedidos de ir ao banheiro. Apesar de zelarmos pela disciplina no ministério infantil, devemos entender que estamos lidando com crianças e, portanto, é evidente que devemos respeitar seus limites e necessidades. Isso é demonstrar amor. Dessa forma a criança percebe que nós também vivemos o que ensinamos.

Seja o exemplo 

Você só conseguirá introduzir Cristo no cotidiano das crianças se Ele estiver na sua vida diária. Enquanto faz recortes, por exemplo, cante uma música cristã. Use roupas adequadas. Utilize palavras de sabedoria e brandas. Elogie constantemente. Quando necessário, peça desculpas. Tenha sempre uma bíblia em mãos. Seja cortez e piedoso. Cite passagens bíblicas para exemplificar diferentes situações.




Um comentário

  • Zuleide da Silva Pereira

    Gostei muito de ter encontrado esse material disponível online.
    Estou iniciando o ministério infantil esse ano, e recorrerei a fontes que agreguem em minha jornada; já louvo a Deus por ter encontrado este material. Muito precioso!!!
    Que o Senhor da ceara venha recompensá-los por essa contribuição singular.

    A paz do Senhor! Que Deus em Cristo vos abençoe grandemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *