fbpx

Modelo de lição da escola dominical: Jesus a água da vida

Modelo de lição da escola dominical: Jesus a água da vida

Neste modelo de lição da escola dominical, o professor deve ensinar aos alunos que só podemos ter nossa sede espiritual saciada quando buscamos Jesus, o Filho de Deus. Buscar seus ensinamentos e verdade é o que nos mostra a verdadeira vontade do Pai para nossas vidas e nos dá conforto ao saber que Deus nos ama a tal ponto de ter nos entregado seu Filho para nos redimir de nossos pecados.

  • Texto base: João 4:1 a 42
  • Textos auxiliares: 1 João 4:8; Romanos 5:121 Coríntios 15:3 e 4

Objetivo: Mostrar que Jesus é o messias, o filho de Deus, que pode saciar nossa sede espiritual.

Para melhor desenvolvimento de sua aula, não deixe de ler:

Para esta lição, talvez seja melhor você ter um mapa como o que está abaixo:

mapa palestina 02

Introdução

Quando estamos com muita sede, só existe uma coisa que pode matar a nossa sede. O que é?(deixe as crianças responderem). Isso mesmo, água. Ás vezes a gente pode tomar suco ou refrigerante, mas essas bebidas têm açúcar e depois de um tempo a nossa garganta fica grudenta, e sentimos sede de novo. Não adianta inventar, quando estamos com sede, a única coisa que mata nossa sede é a água.

O nosso corpo precisa de água e quando não tomamos água o suficiente, ele manda uma mensagem para o cérebro dizendo que precisamos de mais água, por isso, sentimos sede.

Professor, ao preparar este modelo de lição da escola dominical, perceba se é realmente necessário incluir esta parte do cérebro receber informações do corpo. Se as crianças forem pequenas (abaixo de oito ou nove anos) você pode pular esta parte.

Mas o ser humano também precisa saciar outras necessidades. Uma delas é a nossa vida espiritual. No decorrer da vida pensamos no mundo espiritual de muitas formas. O homem tenta saciar esta sede espiritual de diferentes maneiras; acreditando em Deus, não acreditando, seguindo religiões, mudando de igreja, mas só tem uma forma de nossa sede espiritual acabar. Hoje vamos ver como podemos acabar com esta sede quando sentirmos esta sede espiritual.

Este modelo de lição da escola dominical é genérico, portanto, o professor deve avaliar como abordar esta questão espiritual, de acordo com a idade de seus alunos. Recomendamos que, caso sejam menores de dez anos, o professor não demore muito nesta questão e siga mais rapidamente para a história.

História

Há muitos anos, quando Jesus ensinava às pessoas sobre o reino de Deus, e o que o Pai deseja para nós, ele viajava a região de Israel ensinando a todo o povo. Certo dia, ele estava em uma região chamada Judéia e depois de pregar por lá, precisava ir para a Galiléia, outra região de Israel. Ele ia precisar andar muito, viajar até a outra área.

E no meio do caminho, Jesus teria que passar pela região de Samaria. Samaria era uma região que os judeus não gostavam de passar. Às vezes, para ir de Judéia à Galiléia, os judeus preferiam fazer um caminho mais longo, só para não passar por Samaria.*

*Professor, use um mapa, para esta lição, de Israel antigo, mostrando as regiões da Judéia, Samaria e Galiléia. Se não conseguir, tente desenhar um mapa. Mesmo que não fique perfeito, o importante é mostrar que Samaria ficava bem no meio do caminho entre Judéia e Galiléia. Segue abaixo modelo de mapa que pode ser usado como referência neste modelo de lição da escola dominical.

Jesus em Samaria

Quando Jesus decidiu ir da Judéia para Galiléia, ele não quis fazer um longo caminho, preferiu fazer o que a maioria dos israelitas não fazia, atravessou a região de Samaria.

Depois de muito andarem, Jesus e os discípulos sentaram perto de uma fonte de água. Os discípulos foram a uma cidade por perto para comprar alimentos, pois estavam com fome. Jesus ficou esperando na fonte. Enquanto estava ali, chegou uma mulher para pegar água. A mulher, samaritana, começou a pegar água da fonte e Jesus pediu a ela um pouco de água.

A mulher ficou desconfiada, pois naquela época judeus não falavam com samaritanos. Ela não sabia que aquele homem era o filho de Deus, por isso, ele ama a todos não importa quem seja, mesmo os samaritanos, inimigos dos judeus, eram amados por Deus. Assim como, hoje, Deus ama todos nós, não importa de onde somos.

A mulher respondeu para Jesus. “Você não é judeu? Como pede água para mim, que sou samaritana?”. Jesus respondeu: se soubesse quem eu sou, você me pediria água e eu lhe daria águas vivas, e você nunca mais teria sede.

A mulher samaritana reflete sobre Jesus

A samaritana continuou desconfiando de Jesus e disse: você, por acaso, pode ser maior que Jacó? Ela fez essa pergunta porque sabia que Jacó tinha sido um grande profeta e que aquele homem, Jesus, não ia ter coragem de dizer que era mais importante que Jacó.

A mulher ainda não tinha entendido que Jesus queria matar a sede espiritual dela. Por isso disse, quem beber da água deste poço depois vai ter sede de novo, mas se beber da água que dou, nunca mais terá sede. A mulher, ainda sem entender respondeu: então me dê desta água, aí eu nunca mais preciso voltar aqui neste poço para pegar água.

Então Jesus disse: Está bem, mas chame o seu marido primeiro. Aquela mulher já tinha se casado cinco vezes, e já estava no sexto casamento, possivelmente gostava de trair os maridos. Então ela respondeu: eu não tenho marido.

Quando ela disse isso, Jesus lhe disse: é verdade. Você já casou cinco vezes e este que está contigo também não é seu marido.

Quando Jesus disse isso, a mulher viu que Jesus não era uma pessoa qualquer, era um grande profeta, realmente mais importante que Jacó. Ela aproveitou para fazer uma pergunta sobre religião.

Verdadeira adoração

Naquela época os judeus adoravam a Deus em Jerusalém, e os samaritanos em uma cidade chamada Gerizim. Então ela perguntou onde era melhor adorar a Deus; e Jesus explicou que não é importante o local, mas sim o fato de querer adorar a Deus porque Deus é espírito. Então a mulher ficou admirada e disse: “um dia, o messias, o profeta de Deus, vai poder nos ensinar estas coisas com mais clareza”. E Jesus lhe disse: eu sou o messias.

Naquela hora a mulher entendeu porque ele daria água viva, porque ele podia explicar coisas do mundo espiritual para que ela nunca mais tivesse sede espiritual. Ela saiu correndo para a cidade que tinha ali perto para falar para todo mundo que ela havia encontrado com o messias, o profeta que os israelitas esperavam por anos, até séculos.

As pessoas daquela cidade ficaram admiradas e correram para conhecer Jesus. Depois de conversar um pouco com Jesus, pediram para ele ficar na cidade um tempo e Jesus ficou ali por dois dias, ensinando sobre o reino de Deus. E aquelas pessoas tiveram a sede espiritual saciada.

Conclusão

Todos nós, quando ficamos adultos, queremos conhecer melhor a vida espiritual e o que Deus realmente pode fazer por nós. Podemos ouvir e ler muitas coisas diferentes, mas o único que nos ensinou com autoridade e poder foi Jesus, por isso, a única coisa que pode matar a nossa sede espiritual é a vida de Jesus Cristo.

E ele está disposto a ensinar a todos sobre o reino de Deus, não interessa quem seja.

Momento de oração final

Aprendemos que Jesus Cristo é o único que pode saciar nossa sede espiritual, e podemos sempre orar, pedindo a ele que nos ensine algo novo, mas para isso, precisamos primeiro dizer que nos cremos que ele realmente é o profeta filho de Deus. Se você nunca orou dizendo que crê que Jesus é o filho de Deus, podemos orar agora pedindo para ele saciar nossa sede espiritual (ORAR).

Ao montar seu modelo de lição da escola dominical, não esqueça de colocar os cinco pontos da mensagem da salvação.

Se você é professor do ministério infantil, recomendo que você compre a Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil, com dicas e dezenas modelos de aulas prontas. Você pode ler uma análise detalhada dessa Bíblia, com fotos, neste site.

Outro material importante é o livro Ministério Infantil não é Brincadeira, com dicas práticas para vencer a timidez ou a falta de habilidades para dar aula neste departamento.

Confira, então o valor do livro físico e digital em cada portal de vendas:

  • E-book Kindle – R$ 19,90 clique aqui (melhor custo benefício)
  • Livro físico na editora Uiclap  – R$ 26,72 clique aqui (melhor preço de livro físico)
  • Livro Físico Amazon – R$ 33,75 – clique aqui

Livro Físico Mercado Livre – R$ 32,71 – clique aqui (PRONTA ENTREGA – ENVIO IMEDIATO)

Leia também as lições sobre:

 
Compartilhe

4 comentários sobre “Modelo de lição da escola dominical: Jesus a água da vida

  1. Nossa lição de hoje seria hoje, mas o Senhor me fez buscar este tema e amei tudo que vocês fizeram e usaremos em nossa EBD infantil na MIPAD.
    Muito obrigada.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *