fbpx

Modelo de lição: O nascimento de Cristo Jesus

Modelo de lição: O nascimento de Cristo Jesus

O nascimento de Cristo é o evento mais importante da história da humanidade. Não importa se as pessoas acreditam ou não, o importante é que a própria história da humanidade é dividida entre antes e depois do nascimento de Cristo Jesus. Neste texto, o professor vai passar aos alunos uma das histórias mais conhecidas do mundo, por isso, é preciso criatividade e esforço, para que a história não seja a mesma coisa que todos já sabem, principalmente se os alunos forem mais velhos, de nove anos para cima, por exemplo.

Texto base: Mateus 1:18 até Mateus 2:23

Textos auxiliares: Jeremias 31:1, Gálatas 4:4 e 5, Romanos 3:26, Isaías 7:14, João 1:1 e 2, Jeremias 31:15, Hebreu 9:22 e 1 João 4:14

Objetivo: mostrar que Jesus nasceu para salvar-nos do pecado e da morte

Neste modelo de aula bíblica infantil aprendemos sobre o nascimento de Jesus. A lição pode ser adaptada para crianças de todas as idades. Para aperfeiçoar sua aula bíblica infantil, não deixe de ler sobre como ensinar a mensagem da salvação às crianças.

Outras lições sobre o início do ministério de Jesus.

Introdução

Alguém já lhe fez alguma promessa e depois não cumpriu? É realmente frustrante, não é verdade? Algumas vezes também prometemos fazer algo e depois nos esquecemos. Quando Deus faz uma promessa ele cumpre.

Durante anos, Deus havia prometido que enviaria Seu Filho. Pois Ele tinha visto como o pecado contaminou o homem e estragou a humanidade. Assim que o homem pecou pela primeira vez, Deus já havia prometido que criaria uma forma de tirar a condenação do pecado dos homens, Gênesis 3:15.

Professor, embora o título de nosso texto seja “o nascimento de Cristo”, você pode usar apenas a expressão Jesus, para não confundir as crianças, especialmente se forem pequeninas.

História

Há dois mil anos, uma mulher chamada Maria estava noiva de um rapaz chamado José. Certo dia, um anjo apareceu à Maria e lhe disse que Deus iria realizar um milagre na vida deles: Maria ficaria grávida, não teria um pai natural.

Sabemos que ninguém pode nascer sem um pai, a forma milagrosa do nascimento do filho de Maria serviria para mostrar que Deus tinha um plano muito especial para esta criança, pois este bebê poderia pagar o preço pelo pecado de todos os demais, para isso, deveria ser uma pessoa perfeita, nascida do Espírito de Deus.

Todos nós pecamos e não temos o direito de ser salvo, mas o desejo de Deus é que todos possamos ter a vida eterna, por isso, enviou seu filho; para que tenhamos uma oportunidade de nos purificarmos de nossos pecados. Com o nascimento desta criança, Deus estava cumprindo uma promessa que já estava fazendo há centenas de anos. Demorou muito, mas Ele cumpriu.

Um anjo visita José

Quando José viu que Maria estava grávida, ficou bravo, pois achava que Maria estava traindo ele. É claro que José não acreditaria que Maria estava grávida mesmo sendo virgem. Por isso, Deus enviou um anjo para mostrar a José que Maria estava falando a verdade. Aquela criança se chamaria Jesus e salvaria o povo dos pecados.

Jesus viveria sem pecar e mesmo assim morreria numa cruz, recebendo o castigo pelos pecados dos outros; meus e seus também. Não existe nenhuma pessoa que não peque. Por isso, todos nós merecemos o castigo do pecado, mas Jesus veio para nos livrar desta culpa.

A fuga para o Egito

José, então, casou-se com Maria, obedecendo à vontade de Deus. Quando Jesus nasceu, alguns magos – pessoas importantes da época, e não mágicos como hoje em dia – visitaram Jesus e procuravam o “rei dos judeus”, mas quando o rei daquele estado, Herodes, soube disso ficou furioso, pois achava que só ele era rei daquela região e deu uma ordem para matar as crianças recém-nascidas, somente os meninos. Quando souberam disso, Maria e José fugiram para o Egito e só voltaram quando Jesus já era ‘grandinho’.

Dependendo da idade das crianças, o professor não precisa dar muitos detalhes sobre o nascimento de Cristo. Se as crianças tiverem seis anos ou menos, a história deve ser mais resumida.

Quem deseja ser filho de Deus também precisa obedecer seus ensinamentos. Como pudemos ver, algumas pessoas tentam acabar com os planos de Deus, mas não podem. O plano de Deus era que Jesus ensinasse muitas verdades sobre o reino de Deus e a real vontade de Deus e depois ser morto em uma cruz, mesmo sendo inocente, para que o pecado de todas as pessoas pudessem ser perdoados, como Deus já havia prometido que faria.

Conclusão: 
Quando Deus faz seus planos, o inimigo de nossas almas, satanás, tenta usar pessoas cruéis para que o plano de Deus não se cumpra, mas não consegue. Os planos de Deus sempre se cumprem. E o maior plano de Deus é o de salvar todas as pessoas do pecado, mas para isso devemos crer que Jesus realmente pode nos salvar dos pecados e aceitá-lo como nosso salvador. Pois nem todas as pessoas acreditam nisso, ou não querem reconhecer que são pecadoras.

Momento de oração final

Se você acredita que Jesus pode lhe perdoar dos pecados e quer aceitá-lo como seu salvador, vamos orar comigo.

Temos também diversas atividades para ministério infantil sobre o nascimento de Jesus

 
Compartilhe

Um comentário em “Modelo de lição: O nascimento de Cristo Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *