fbpx

Modelo de lição para EBD: A transfiguração de Jesus

Modelo de lição para EBD: A transfiguração de Jesus

Neste modelo de lição para EBD (Escola Bíblica Dominical) o professor deve compreender a história narrada em Mateus 17 sobre a transfiguração de Jesus. O professor deve pensar se esta história é adequada para a idade das crianças de sua sala. Este modelo de lição pode ser melhor aproveitada com crianças acima de dez anos, já que possui um conceito complicado de ensinar e de aprender, a transfiguração.

  • Texto base: Mateus 17:1 a 9
  • Textos auxiliares: Filipenses 2:6 e 7; Êxodo 14; 1 Reis 17:18
  • Objetivo: Levar a criança a confiar em Deus e entender que Jesus é o filho de Deus e o nosso salvador.

Professor, não deixe de aplicar a Mensagem da Salvação nesta história.

Talvez, seja melhor o professor ler o modelo de lição para EBD sobre Nicodemos, antes de dar início a esta aula.

Introdução

Se alguém perguntasse para você “quem é Jesus?” o que você responderia? Ainda hoje muitas pessoas dizem muitas coisas diferentes sobre Jesus. Alguns falam que ele foi uma pessoa normal, outros falam que foi um profeta, outros falam que ele é o filho de Deus e outros até dizem que ele nunca existiu.

Na aula de hoje vamos ver uma história que pode nos ajudar a entender que realmente foi Jesus. Em primeiro lugar, devemos saber que existem vinte e sete livros que falam de Jesus, portanto, dizer que Jesus nunca existiu não tem lógica.

*Neste modelo de lição para EBD, o professor pode comprar a existência de Jesus com outros personagens históricos, como Pedro Álvares Cabral, ou Dom Pedro, dependendo da idade dos alunos. Sabemos que estas pessoas existiram porque existem documentos que falam delas.

História

Certa vez, Jesus estava com seus doze discípulos, que eram os aprendizes (alunos) mais próximos dele, quando resolveu ir orar em um monte. No entanto, desta vez, Jesus resolveu chamar apenas três deles, Pedro, Tiago e João, que eram os discípulos que passavam mais tempo com Jesus.

Quando chegaram no lugar, não havia ninguém. Jesus começou a orar e os outros três, Pedro, Tiago e João, ficaram apenas observando. De repente, as vestes de Jesus começaram a brilhar. Os discípulos ficaram admirados pois não conseguiam entender aquilo; e ficaram mais admirados ainda quando perceberam que o rosto de Jesus também começou a brilhar de uma forma muito diferente.

Naquela época, Jesus fazia muitos milagres e ensinava muitas coisas sobre o reino de Deus, mesmo assim, a maioria das pessoas achavam que ele era apenas uma pessoa comum, que conhecia muito sobre Deus, mas não que ele era alguém especial.

Professor, se você quiser falar um pouco dos milagres de Jesus, leia também os modelos sobre:

Quando Pedro, Tiago e João viram Jesus brilhar daquele jeito logo perceberam que aquilo não poderia acontecer com uma pessoa normal. E aquilo não parou por aí.

Enquanto Jesus orava, eles viram que mais duas pessoas se aproximaram dele, mas eles ainda não conheciam aqueles dois homens. Quando eles se aproximaram de Jesus, os discípulos viram quem eram aqueles outros dois: Elias e Moisés.

Elias e Moisés foram profetas que já haviam morrido há anos. Não eram mais vivos, por isso, os discípulos ficaram ainda mais espantados.

Elias e Moisés foram pessoas sábias que ensinaram muito sobre Deus para pessoas e viram Deus fazer muitos milagres, como por exemplo, a divisão do Mar Vermelho*

* Professor, se necessário, neste modelo de lição para EBD,  explique rapidamente que o povo de Israel era escravo no Egito e Moisés foi o líder que levou o povo a sair do Egito, no entanto, enquanto saíam do Egito (eles não fugiram, pois o faraó tinha autorizado a saída deles), o chefe do Egito, o faraó, resolveu perseguir o povo de Israel para matar todos eles. O povo estava encurralado pois não tinham para onde fugir, eles estavam de frente para o Mar Vermelho e não podiam atravessar. Eles seriam massacrados pelo exército do Egito. Foi quando Moisés orou e Deus abriu o Mar Vermelho para o povo atravessar. Assim, o povo de Israel saiu do Egito e o exército egípcio não capturou o povo de Israel.

Naquele momento, Elias, Moisés e Jesus conversavam sobre a morte de Jesus, que estava se aproximando. A morte de Jesus é o evento mais importante de todos. Alguém sabe dizer por quê?

Foi depois da morte de Jesus que se tornou possível ter todos os nossos pecados perdoados. Ele sofreu o castigo de todos nós mesmo sem nunca ter pecado. Portanto, Jesus é mais importante que Elias e Moisés.

Quando Pedro viu Jesus, Moisés e Elias juntos, perguntou se Jesus queria que ele montasse três barracas. Pedro achou que Jesus, Elias e Moisés eram igualmente importantes, mas assim que perguntou, ele ouviu uma voz que lhe disse “este é meu filho amado, ouça o que ele diz”. Então Pedro entendeu que Jesus era muito mais importante que Moisés e Elias.

A admiração de Pedro, Tiago e João

Depois de ouvirem esta voz do céu, Pedro, Tiago e João ficaram admirados e até com medo, então se deitaram com o rosto no chão porque acharam que poderiam ser castigados.

Na verdade, Elias e Moisés apareceram para que aqueles discípulos pudessem ver com os próprios olhos que Jesus era mais importante que um profeta e que era realmente o filho de Deus.

Depois de ficarem um tempo com o rosto no chão, os discípulos ouviram Jesus lhes chamando. Quando olharam só viram Jesus. Elias e Moisés já não estavam mais lá.

Jesus mandou que Pedro, Tiago e João não falassem sobre aquilo até que ele, Jesus, fosse crucificado e ressuscitasse.

Essa história só ficou conhecida depois que Jesus ressuscitou, quando Pedro, Tiago e João começaram a contar essa história para todo mundo. Algumas pessoas resolveram escrever esta história, por isso, hoje a gente conhece esta história. Podemos ler esta história nos livros escritos por Mateus, Lucas e Marcos. Livros que fazem parte da bíblia.

Conclusão

Naquela época ninguém podia dizer se Jesus era ou não filho de Deus. Depois que Pedro, Tiago e João contaram esta história, as pessoas passaram a perceber que Jesus não era um profeta qualquer, como Moisés e Elias. Por isso, é importante crermos que Jesus tem o poder para nos ajudar sempre e a melhor coisa que ele pode fazer é nos ajudar a ficar longe do pecado.

Momento de oração final

Antes de terminar a aula vamos orar pedindo que Jesus nos ensine todos os dias a agir de forma que ele fique grato e agradecer por ele ter sido crucificado pelos nossos pecados (ORAR).

Se você nunca teve a oportunidade de orar reconhecendo que Jesus é mesmo o filho de Deus e, portanto, ele é o único que pode perdoar os nossos pecados vamos orar neste momento para que você o aceite como salvador de sua vida (ORAR).

Dicas para o professor

Professor, este modelo de lição para EBD narra uma história importante que coloca Jesus acima dos demais profetas. Para algumas crianças, esta história pode ser difícil de compreender, por isso, lembre-se que ela é recomendada para alunos mais velhos. Caso deseje dar este modelo de lição para EBD para alunos mais novos, tome cuidado com as palavras e expressões, para não deixar a história complicada.

Estude bem o texto e tente passar a história da forma mais simples possível, evitando confusão e dúvidas. Recomendamos o estudo deste modelo de lição para EBD em bíblias de estudo, para que o professor saiba responder a possíveis questionamentos das crianças.

Se você é professor do departamento infantil da igreja e quer ler um bom livro, com dicas para montar aulas, criar modelo de lição para EBD, usar recursos e superar o medo, então, eu indico o livro Ministério Infantil não é Brincadeira.

Confira, então o valor do livro físico e digital em cada portal de vendas:

  • E-book Kindle – R$ 19,90 clique aqui (melhor custo benefício)
  • Livro físico na editora Uiclap  – R$ 26,72 clique aqui (melhor preço de livro físico)
  • Livro Físico Amazon – R$ 33,75 – clique aqui
  • Livro Físico Mercado Livre – R$ 32,71 – clique aqui (PRONTA ENTREGA – ENVIO IMEDIATO)
 
Compartilhe

Um comentário em “Modelo de lição para EBD: A transfiguração de Jesus

  1. Boa tarde! Eu e meu esposo temos um projeto evangelístico com as crianças do nosso bairro chamado Escolinha de Boas Novas. Muito obrigada pelas postagens de vocês, pois tem nos ajudado na preparação das aulas. Que Deus continue a abençoar a vida de vocês.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *