fbpx

Moisés e a oração de intercessão

Moisés e a oração de intercessão

Quando Moisés fez sua oração de intercessão pelo povo de Israel, impediu que aquelas pessoas fossem abandonadas por Deus. O poder de nossa oração é de extrema importância para o fortalecimento da igreja, da nossa família, de nossa sociedade. O trecho bíblico que narra a oração de Moisés para que os israelitas não fossem aniquilados, revela como devemos nos importar e nos empenharmos pelas outras vidas. Não podemos abrir mão, desistir ou renunciar o nosso compromisso para que outras pessoas alcancem o perdão de Deus. Nesta reflexão, quero que a você possa entender como a oração de intercessão precisa fazer parte de nosso clamor diário. 

BAIXAR TEXTO SOBRE MOISÉS E A ORAÇÃO DE INTERCESSÃO EM PDF

Lemos sobre a oração de intercessão de Moisés em Êxodo 32. O povo tinha saído do Egito e estava sendo guiado por Moisés à terra prometida. Então, Moisés subiu o Monte Sinai e ali permaneceu por quarentena dias, recebendo instruções diretamente do Senhor. Neste período, o povo de Israel achou que seu líder demorava muito e, talvez, não voltaria. Então, foi pedido a Arão que fosse feito um “novo deus”. Com o ouro que ganharam dos próprios egípcios, quando saíram de lá, fizeram um bezerro de ouro para adorarem como seu novo deus. Durante o encontro com o Eterno, Moisés foi avisado pelo próprio Senhor que o povo tinha se desviado. 

Leia este estudo sobre oração de intercessão também.

O Senhor diz, então, a Moisés que acabaria com aquele povo e daria a Moisés um novo povo, fruto de sua descendência. O líder pede misericórdia, fazendo sua oração de intercessão pelos israelitas. Então, o Senhor “volta atrás” e segue guiando o povo até a terra prometida. Muitos estudiosos refletem se Deus teria mesmo se arrependido ou se seria uma forma de conversar com Moisés, para Moisés insistir na salvação de Israel, assim como pediu o sacrifício de Isaque, como um teste. O importante para nós é perceber como Moisés foi piedoso e sincero em sua oração, reconhecendo a falha do povo, mas colocando-se como alguém que poderia intervir na situação. 

Jesus e Moisés 

Não é difícil de perceber aqui a semelhança entre a oração de intercessão de Moisés e a interseção de Jesus por nós, pecadores. Nossa vida já estava lançada ao fracasso, sem esperança de chegarmos a uma terra prometida, ou seja, nossa vida era conduzida à morte eterna. A dureza de nosso coração jamais nos faria reconhecer nossos pecados, e ainda que pudéssemos identificar nossas falhas, seríamos incapazes de nos purificar de toda imundície. No entanto, Jesus intercedeu a nosso favor e nos concedeu o Espírito Santo, que nos convence do pecado e nos faz perceber como precisamos de Jesus para nossa purificação e para nos conceder a esperança da salvação. 

A oração de intercessão de Moisés agradou ao Senhor porque foi uma oração sincera, livre do egoísmo e de sentimentos pessoais. Tudo que Moisés queria era que o povo tivesse uma nova chance para cumprir os propósitos de Deus, glorificando o próprio Senhor. Moisés foi movido pelo amor ao próximo e amor a Deus, que são os mandamentos que resumem toda a Lei, como Jesus ensinou muito tempo depois. Moisés abriu mão de seu benefício próprio, iniciar uma linhagem própria como uma nova aliança com o Senhor, para que o povo, que saiu do Egito graças à mão forte do Senhor, pudesse continuar glorificando seu nome. 

Amigo de Deus 

No entanto, algo que não pudemos esquecer, sobre a  oração de intercessão de Moisés, é que estamos falando de alguém que tinha a vida de intimidade como Eterno. Muitas vezes, queremos ser abençoados como Moisés, mas sem a vida de consagração que ele tinha. Queremos ser amigos de Deus, mas não levamos uma vida de oração como ele, que buscava a Deus diariamente, e o desejava de todo coração. Moisés já tinha passado por grandes transformações, por muitas experiências, mas ainda tinha sede de Deus. Apesar de orar face a face com o Senhor e ser encoberto por sua glória diariamente, como era na tenda, ele queria mais, queria contemplar a glória de Deus. Esta sede genuína de Moisés é o que moveu o coração do Pai. Moisés não estava interessado nos milagres, mas na presença do Altíssimo. 

Precisamos ter essa sede, como o líder dos hebreus tinha. Nossa oração de intercessão não pode ser movida apenas pelo desejo de milagres. Precisamos orar para que, acima de tudo, o nome do Senhor seja glorificado. Ficamos tristes quando alguém querido não se converte, ou quando um irmão passa por necessidades, e oramos para que essas situações cheguem logo ao fim, mas esquecemos de pedir que, acima de tudo, o nome do Senhor seja glorificado. Ao fazer sua oração de intercessão, lembre-se de clamar a Jeová que seu nome seja exaltado em toda e qualquer situação. Ore para que corações se dobrem e para que os dias no deserto ajudem todos a se aproximarem de Deus e a fortalecerem sua fé na rocha. 

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam ao Senhor (Romanos 8:28). Portanto, faça sua oração de intercessão clamando para possamos abrir o coração para compreender seus planos, para que possamos descansar nossa mente e coração em Deus. Ore com ânimo, com fervor, com paixão por aqueles por quem intercede. Seja fiel, grato e busque intimidade com Deus através de uma vida de consagração e obediência. 

BAIXAR TEXTO SOBRE MOISÉS E A ORAÇÃO DE INTERCESSÃO EM PDF

Pra complementar seu estudo sobre a oração de intercessão, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *