O bom professor da escola bíblica infantil

Share Button

Para se tornar um bom professor do departamento infantil de uma igreja evangélica é preciso responsabilidade e maturidade, não apenas comportamentais, mas espirituais também. Estamos aprendendo como capacitar um professor para a igreja infantil. Não apenas com conhecimento, mas com conscientização dos futuros professores e da própria igreja.

A igreja não pode deixar de dar a devida atenção ao o departamento infantil, que tem o papel importante de evangelizar crianças e prepará-las para a vida adulta seguindo os princípios cristãos. Para isso, a igreja deve fornecer recursos financeiros, matérias e humanos, além, é claro, de todo o esforço e batalha no campo espiritual, já que trata-se de uma área estratégica para o crescimento da igreja.

Não esqueça de ler o texto sobre seis dicas para professores do ministério infantil. Outros textos que você deve ler neste site:

A importância da escola bíblica infantil

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a escola bíblica infantil deveria ser cuidada e mantida com seriedade e empenho, mas às vezes são ignoradas e funcionam mais como “creche para o culto” do que propriamente uma igreja, um braço da igreja. A visão de algumas igrejas cristãs é fornecer apenas um espaço para deixar as crianças enquanto os pais assistem ao culto.

Se você não sabe se a igreja precisa evangelizar crianças, leia o texto “Evangelizar crianças é necessário?” ou:

O departamento infantil é uma ferramenta estratégica para o crescimento e fortalecimento da igreja cristã, pois forma cristãos de caráter. Assim como o melhor remédio é a prevenção, a igreja infantil previne que essas crianças se tornem adultos ignorantes em relação à Palavra de Deus.

Além disso, não são poucos os testemunhos de famílias que se convertem a partir das crianças participando da escola bíblica infantil.

A responsabilidade do professor

Por abranger tantas responsabilidades, o professor deve ser preparado adequadamente para lidar com o trabalho de evangelizar crianças e mantê-las na fé cristã. Por isso, é importante que as igrejas preparem bem seus professores da igreja infantil, com treinamento, cursos e material adequado.

O professor deve seguir alguns princípios cristãos para desenvolver seu trabalho com louvor.


Roupas adequadas para o professor

Um dos ditados mais antigos diz que “a primeira impressão é a que fica”. É um ditado que vale muito para as crianças, pois elas possuem um apelo visual muito grande, por isso, por exemplo, é comum crianças com medo de palhaço. As roupas fora do comum e maquiagem forte podem parecer engraçadas para adultos e jovens, mas não é para a maioria das crianças. O professor do departamento infantil deve se vestir adequadamente e ter boa aparência; ou seja, roupas limpas, cabelos bem cuidados e higiene pessoal em dia. É um erro comum entre professores da escola bíblica infantil querer se vestir de forma mais alegre, ou como uma criança, mas isso só prejudica sua imagem frente às crianças e lhe tira toda autoridade.

“Keep Calm”

É importante que o professor seja calmo. Lidar com crianças de qualquer idade exige paciência, por isso, o professor precisa ser preparado para ser calmo e manter o controle mesmo em alguns momentos mais agitados ou inesperados. O professor da igreja infantil precisa saber se controlar.

No entanto, precisa ser firme e mostrar autoridade. Isso não se faz com gritaria ou ameaças, mas sim com atitudes e tom de voz adequado. O professor não pode ficar ameaçando colocar um aluno para fora da aula, ou deixá-lo sem lanche, se não for cumprir ou se sabe que não é possível cumprir o que está dizendo.

O que o professor fala durante a aula deve ter credibilidade, caso contrário, as próprias histórias contadas cairão em descrédito. Se prometer dar um doce, ou levar um aluno para os pais, o professor deve cumprir o que fala. Por isso, o professor deve ser calmo e capacitado, para não falar asneiras e nem se deixar levar pelas emoções.

A calma também ajuda a manter a classe sob controle em momentos inesperados, como quando algo quebra ou uma criança se machuca. O professor desesperado só vai deixar o ambiente ainda mais conturbado.

atividades lúdicas quadrado

Sua vida pessoal é problema seu

Outro erro comum é passar seus problemas pessoais para a classe. As crianças não devem ‘pagar’ pelos problemas da vida pessoal do professor.

O professor do departamento infantil deve ter um relacionamento aberto com as crianças.

Capacitação para professores

As igrejas que realizam cursos e oficinas para o aperfeiçoamento do professor precisa trabalhar algumas características básicas. O professor da Escola Bíblica infantil deve:

  • Saber conversar, quando for o momento
  • Demonstrar empatia
  • Saber ouvir as histórias das crianças
  • Ser cortês
  • Saber ouvir opiniões, saber aceitar sugestões das crianças e dos adultos, para deixar a aula mais aproveitável.
  • Ser pontual
  • Ser organizado.
  • Se precisar faltar, avise o quanto antes e deve fazer de tudo para ajudar o professor que ficará em seu lugar, com dicas, material e orações.

O professor e o aluno

O departamento infantil das igrejas precisa ser organizado e estruturado para ter professores capacitados, por isso, é importante material e cursos disponíveis para professores.

O professor capacitado vai dar aulas eficientes, das quais, os alunos terão prazer em participar e vão querer voltar. É comum, em igrejas que não capacitam seus professores, ver crianças que não querem ir para a escola bíblica infantil porque não gosta da professora. A igreja deve estar atenta e entender porque isso está acontecendo.

Mesmo um professor capacitado pode não dar boas aulas porque não tem material adequado, ou a sala não tem estrutura. De qualquer forma, a igreja cristã não deve nunca deixar de investir na capacitação e formação de bons professores.

17 comentários

  • Rita de cassia

    Amei essas dicas vou acata_ las nas minhas aulas, Deus abençoe vcs.

  • Caroline

    Dicas maravilhosas. Estou aprendendo muito.
    Nenhum esforco é em vao, que Deus venha reconpensa-los.

  • Isabel Pereira

    Bom dia a todos.
    Li a vossa página e achei interessante o que o seu trabalho. Não vivo no Brasil, sou angolana (Angola – Luanda) e gostaria de saber em que medida você me pode ajudar no trabalho com crianças. Tenho uma grande paixão de trabalhar com crianças da minha comunidade na área de evangelismo e gostaria de abrir um centro de treinamento bíblico infantil. Tenho pedido sabedoria e orientação a Deus para dar o primeiro passo. Acredito que chegar à sua página é resposta aos meus pedidos. Faz-se sentir que as crianças aprendam desde muito cedo os princípios bíblicos e o amor de Jesus. O meu país durante muitos anos viveu sob uma intensa guerra e os resultados estão agora visíveis, herdamos uma sociedade sem princípios morais e pior do que isso, sem amor ao próximo, carente de valores espirituais e é necessário fazer-se algo. E nada melhor do que começar nas crianças por serem um campo fértil.

    Fico a aguardar por suas notícias.

    Deus abençoe.

    Isabel Pereira

    • Mônica de Fátima Silva Alcides

      Estou procurando solução pra escolinha dá minha igreja ,mas não é escola bíblica dominical e sim durante os cultos ,quero saber onde encomendar material pro ano todo

  • ROSELI MUNIZ DA SILVA

    ola boa noite ,gostaria de saber se vcs tem apostilas ou se se possivel imprimir .gostei das dicas muito boas mesmo ,,se vcs enviam ,por email,ou via correios.obrigada

  • Renata

    Estou procurando solução pra escolinha dá minha igreja ,mas não é escola bíblica dominical e sim durante os cultos ,quero saber onde encomendar material pro ano todo

  • Cíntia

    Estou a procura de materiais infantil para dar aula na minha igreja.

  • Suelen Lopes

    Está de parabéns em sua abordagem! Será de grande valia na preparação do nosso grupo infantil em nosso ministério. Deus abençoe grandemente.

  • Gisele Moura Pereira Freitas

    Como faço para adquirir esse livro

    • Material Gospel

      Que livro? Não temos material “físico” para disponibilizar. Apenas os textos aqui publicados. Vamos enviar algumas dicas adicionais por e-mail. Abs!

  • TAINÃ BARBOZA SIQUEIRA

    boa noite gostaria de receber o material por email

  • Jaqueline

    Muito boas dicas, acho que as igrejas deviam investir mais nos professores e na educação das crianças… o que vejo são realmente “creches infantis” na hora do culto. Mas com conhecimento e a instrução correta podemos mudar essa realidade.

  • Rosangela de Fatima Carteri

    Bom Dia.Muito Bom o material voces e gostaria de receber mais material e dicas para a Escolinha da minha Igreja …..OBRIGADA DEUS ABENÇOE VOCES …..

  • Cimara Medeiros

    Bom dia.
    Parabéns pelo Trabalho!! Amei as dicas!!!
    Gostaria de receber mais material para aplicar em nossas aulas.
    Grata,

  • CLAUDIA DA CONCEICAO BARBOSA LIMA

    Muito bom, gostei.
    Há algum curso presencial que podemos fazer?
    ou que alguém saiba onde tem?

  • Vânia

    Muito bom o material de vocês! Gostaria de receber mais material e dicas para a EBD Infantil da minha Igreja. Conhece Instituições que faz doações? Obrigada. Que Deus continue te usando para obra do Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *