Como ensinar às crianças o que é a Bíblia

Share Button

Neste texto vamos dar algumas dicas para você saber como pode ensinar às crianças o que é a bíblia. Às vezes o professor da igreja infantil fica tão focado nas aulas, em cada lição, em cada história, que esquece de ensinar alguns princípios básicos do cristianismo. Nossa dica para os professores e líderes de ministério infantil é que em algumas aulas, com histórias mais curtas, o tempo seja utilizado para ensinar algo a mais sobre a fé. Outra dica é que o professor tenha um ou outro ensinamento para aqueles dias que a aula voa e sobra tempo. Quando nos pegamos nessa situação, não sabemos bem o que fazer, e desperdiçamos a oportunidade de ensinar algo a mais. Podemos falar sobre o Céu, a armadura de Deus, repassar o livro sem palavras e por aí vai.

Pegue uma bíblia e pergunte aos alunos se elas sabem o que é isso e, em seguida, comece sua explicação. Se os seus alunos são mais velhos e já conhecem a bíblia, você pode dar alguns ensinamentos mais profundos, como uma biografia de algum autor da bíblia, ensinar sobre anjos, sobre as bem-aventuranças, os frutos do espírito ou as igrejas da Ásia, por exemplo. 


Este livro é bem diferente de todos os outros. Na verdade, eu estou segurando mais de um livro, aqui estão reunidos sessenta e seis livros. Há muitos anos atrás algumas pessoas reuniram todos estes livros em um só e passaram a usar o nome de bíblia. Quem sabe o que significa bíblia? Significa “livros”, em grego. Às vezes, também chamamos a bíblia por outros nomes, como as Escrituras Sagradas ou simplesmente as Escrituras. Chamamos a bíblia de livro sagrado porque é um livro que nos ensina sobre Deus, o criador de todas as coisas. Tudo o que está escrito na bíblia foi inspirado por Deus, ou seja, não foram escritos por pessoas comuns.  Os livros da bíblia foram escritos por pessoas que tinham experiências com Deus, e que resolveram escrever estes ensinamentos para mostrar quem é Deus. Por isso, também podemos chamar a bíblia de a Palavra de Deus. As pessoas que foram usadas por Deus para escrever os livros da bíblia foram usadas pelo Espírito Santo, como podemos ler em 2 Pedro 1:20 e 21 (leia este trecho para as crianças). Por isso, quando alguém perguntar o que é a bíblia, podemos dizer que é a Palavra de Deus.

Recomendamos que você ensine o que é a bíblia para crianças já alfabetizadas, com sete anos ou mais.

Antigo e Novo Testamento 

Para compreender melhor o que é a bíblia devemos compreender que ela está dividida em duas partes: antigo testamento e novo testamento. O antigo testamento foi escrito antes do nascimento de Jesus, são os primeiros livros da bíblia. O antigo testamento reúne 39 livros. O primeiro livro da do antigo testamento é também o primeiro livro da bíblia, que se chama Gênesis. O último livro do antigo testamento se chama Malaquias.

Professor, neste momento você pode pedir para as crianças acharem o livro de Gênesis, e depois o de Malaquias. Ajude as crianças com dificuldade em achar os livros (principalmente Malaquias).

O novo testamento é formado por 26 livros. O primeiro livro do novo testamento se chama Mateus; e o último livro se chama Apocalipse, que também é o último livro da bíblia. Os livros do novo testamento falam sobre Jesus, o que ele fez e o que ele ensinou. O último livro da bíblia, Apocalipse, fala sobre o fim do mundo.

Como usar a bíblia 

Além de aprender o que é a bíblia, precisamos saber usá-la. Vamos abrir nossa bíblia no começo, onde tem o índice. Se necessário, explique o que é índice e mostre que ali podemos saber onde cada livro da bíblia está, em que página encontramos cada um dos sessenta e seis livros da bíblia. Vamos agora conferir cada livro. Se tiver tempo, leia o nome de todos os livros do antigo testamento, e depois do novo testamento.

Achar um livro na bíblia sem ajuda do índice seria muito difícil, por isso, devemos saber como achar cada um deles com ajuda do índice.

Você pode fazer uma brincadeira para ver quem acha o livro que você pedir. Por exemplo, peça para abrirem em Provérbios, depois em João, e assim por diante.

Com o tempo aprendemos a achar os livros mais rapidamente. Vamos fazer um teste. Vamos achar o livro de Gênesis (ensine que basta abrir no comecinho da bíblia). Agora vamos achar o livro de Apocalipse (mostre que está no finalzinho). Agora vamos achar Salmos (ensine que está no meio da bíblia). Vamos achar agora Mateus (ensine que está no meio entre Salmos e Apocalipse).

Capítulos e versículos 

Vamos terminar esta aula sobre o que é a bíblia aprendendo o que são os capítulos e versículos. Você pode ensinar sobre os versículos com o livro de Mateus aberto. Peça para as crianças deixarem suas bíblia abertas em Mateus.

Crianças, reparem que a bíblia está cheia de números, em cada trecho tem um número pequeninho aí do lado esquerdo. Agora, vamos folhear a bíblia devagar e vejam que também existem alguns números maiores. O número grande é chamado de capítulo e os números pequenos de versículo. Estes números nos ajudam a achar frases e histórias na bíblia.

Vamos todos abrir a bíblia em Mateus, capítulo um. Agora vamos ver quantos versículos tem este capítulo. Então, o primeiro capítulo do livro de Mateus tem 25 versículos. E o segundo capítulo, quantos versículos tem? Muito bem, 23.

Então vejam que podemos achar qualquer frase da bíblia, sabendo três informações importantes. Primeiro, o nome do livro, depois e capítulo e por último o versículo. Cada versículo deste também podemos chamar de endereço, porque nos ajuda a localizar uma determina frase.

Agora eu vou falar um versículo e você precisam achar. Mateus 7:7.

Você pode terminar a aula sobre o que é a bíblia fazendo uma brincadeira para as crianças acharem alguns versículos que você pedir. Quem achar pode ler em voz alta. Algumas sugestões de versículos:

  • Gênesis 1:1
  • Mateus 7:7
  • João 3:16
  • Salmos 100:2
  • Salmos 119:119
  • Isaías 53:6
  • Apocalipse 3:20

Outros textos em nosso site que podem te ajudar como professor:

professores inesquecíveis

Um comentário

  • maria di carmo lamana

    gostei muito do material de voces e quero muito que Deus me capacite para ensinar meus netos e outras criancas como aprender ser a pessoa que Jesus quer que sejamos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *