O que é doutrina cristã e sua importância na igreja

Share Button

Uma das dúvidas mais frequentes dentre os líderes de uma igreja é sobre a doutrina cristã a ser seguida, a ser pregada aos seus fiéis. Pastores, bispos, apóstolos, reverendos ou qualquer outro líder de uma igreja evangélica precisa ter bem claro qual a doutrina da igreja. Isso não se faz da noite para o dia e, acredito, é um trabalho que não tem fim, pois muitos assuntos, muitos temas precisam ser abordados.

Muitas vezes um novo questionamento surge sem que antes os líderes da igreja tenham um pensamento firmado sobre determinado assunto. Podemos citar, por exemplo, uso da internet, utilização de guitarras elétricas ou início de namoro. São assuntos que pode até mesmo oferecer diversas opiniões diferentes para uma mesma igreja, e até para um mesmo líder.

Todo líder cristão precisa estudar por algum tempo qual a melhor doutrina cristã a ser seguida por seu ministério.

Leia também:

Assim como um filho leva nove meses para nascer bem formado, acredito que a administração de um ministério de todo e qualquer propósito cristão deve ter um tempo de ‘gestação’, para que não haja imperfeições criadas pela pressa, ansiedade ou falta de empenho.

O que é doutrina

Partindo do básico, de sua definição em si, podemos dizer que doutrina é o conjunto de ensinamentos. Devemos entender que o ensinamento cristão deve ser baseada nos ensinamentos bíblicos, sobretudo os de Jesus Cristo, o messias judeu, segundo nossa fé.

Origem do termo doutrina

No antigo testamento, nos livros de Deuteronômio 32:2 e Provérbios 4:2 e 9:9, o terno “leqach” é usado pelos autores e tem como principais significados ensino e ensinamento. Já em Isaías 42:4 o termo “towarh”, ou torá, para designar uma lei, instrução ou orientação divina. Já no novo testamento, o termo “didache” é utilizado em Marcos 1:22, Lucas 4:32, Atos 2:42 e Romanos 6:17e significa ensino, ou doutrina mais diretamente.

O messias, Jesus, foi encarregado de ensinar a verdade sobre o caminho da salvação, bem como fizeram os apóstolos, anos após sua morte.

Em Hebreus 6:1 o termo “logos” também foi escrito com um conceito de doutrina por palavra. O termo logos foi apresentado pelo pensador grego Heráclito para indicar a razão divina, o plano divino para a humanidade.

Doutrina cristã

Para que um ministério possa dizer-se cristão deve seguir os princípios básicos ensinados por Jesus Cristo. Em algumas passagens bíblicas podemos encontrar as principais características da doutrina cristã.

  • Em 1 Timóteo 4:6 podemos ler que o ministro deve ser criado na fé e na doutrina. Aliás, o quarto capítulo de Timóteo é um ótimo trecho para quem deseja fugir das falsas doutrinas.
  • Em João 7 podemos ler mais dois pontos importantes da doutrina ensinada por Jesus. Nos versículos 16 e 17 está escrito que a doutrina de Cristo tem poder para expulsar os espíritos malignos, uma vez que é vinda de Deus; e que pode ser provada como verdadeira.
  • Ao ler Atos 2:42 podemos entender que o cristão deve perseverar na doutrina ensinada pelos apóstolos, referindo-se, principalmente, à comunhão dos irmãos, fraternidade.

A doutrina cristã deve ser seguida sem medo ou por obrigação, mas de coração e boa vontade. O julgo de Jesus é leve. Em Romanos 6 podemos ler um trecho interessante, entre os versículos 14 e 18, que fala da importância de seguirmos a doutrina cristã de coração.

 

Diferentes ensinamentos

Curiosamente, a doutrina deve ser encarada como uma revelação, profecia e até mesmo como uma ciência – 1 Coríntios 14:6. Este trecho mostra a importância dos líderes saberem distinguir bem o que é a doutrina de Cristo com o que é ensinamento de sua igreja. O ponto de vista ou interpretação de um líder cristão não tem o mesmo peso de uma doutrina verdadeira. Como podemos ler em 1 Timóteo 4:16, devemos ter cuidado da doutrina, pois podemos salvar a nós mesmos e aos que nos ouvem. Concluímos, por tanto, que o ensino de uma doutrina errada pode arrastar outras pessoas ao engano, trazendo sobre nós o peso da responsabilidade sobre essas vidas.

Nossa doutrina indica nosso modo de viver na fé, como podemos constatar em 2 Timóteo 3:10.

Outro trecho importante para compreendermos a doutrina cristã é o primeiro capítulo de Tito, em especial o versículo 9, que indica, inclusive, que a doutrina real convence os contradizentes. Doutrina que leva aos conflitos e questionamentos devem ser revistos e repensados.

Por fim, podemos entender que a verdadeira doutrina cristã nos leva à perfeição em Cristo, como orienta Hebreus 6:1 e deve ser incorruptível, levada com seriedade e sinceridade, como orientado no trecho de Tito 2:7. Aliás, o capítulo dois de Tito é outro trecho indispensável de estudo pelos líderes da igreja.

21 comentários

  • Wilson

    Qual é a verdadeira doutrina para as igrejas evangélicas? Pregan-se, em muitos lugares, que doutrina tem haver com vestes; vestes a meu ver se chama usos e costumes
    O que quer dizer doutrina?, que está na Bíblia.
    Obrigado

    • Tales André

      Wilson no meu ponto de vista doutrina é um requisito que voçê precisa ter para entra e viver em uma determinada religião , vejamos os Budistas eles estão debaixo de uma doutrina rigorosa,Então porque nós cristão não estariamos;
      As pessoas devem olhar para nós e ver em nós o jeito diferente o brilho do espirito santo em nosso rosto, A Bíblia fala em:´´1 Coríntios 6:19-Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo“`.Devemos ter zelo pelo nosso corpo que é morada do Espírito Santo.

    • Pablo

      Wilson, mas a presença do Espirito Santo não se é adquirida pela vestimenta que se usa, é pela busca, quando pagamos um preço, em jejum, oração, assim como os apóstolos da igreja primitiva! Jesus em suas palavras disse: Eis que vou para pai mas vos enviarei, o consolador/Espirito Santo! E em atos capitulo 2, se cumpri as palavras ditas por Jesus e a profecia proferida pelo profeta Joel aonde todos ali presentes no festival de pentecostes todos foram cheios do espirito santo, independente de vestimenta, pois nem todos que estavam la, eram de fato cristãos, muitos ali estavam por curiosidade, assim como muitos fariseus iam ver Jesus pregar nas sinagogas, e verem os milagres realizados em meio as grandes multidões, mas ao serem cheios do espirito santo aceitaram a Jesus de fato, e foram batizados 3.000 almas… 1 Coríntios 6:19 a bíblia relata que nosso corpo é templo do espirito, mas muitos cristãos levam esse contexto para o tipo de vestimentos que deve usar e se esquece de ir ao medico regularmente, come alimentos prejudiciais a sua saúde, se corpo é tempo devemos nos cuidar como se deve, não só ate aonde nos convêm… o que quero dizer com tudo isso e você vai concordar é que o fato de me vestir com roupas do pescoço a planta dos pés não torna mais santo do que uma pessoa que usa um tenis, uma calça jeans e um cordão de ouro, mas que busca a presença de Deus incessantemente em jejum e oração…

  • lvc

    A verdadeira doutrina Bíblica é aquela, que tem como base a Palavra de Deus, são conjunto de ensinamentos, que enquadrados na vida cristã,faz o Cristão parecido com Jesus dar fruto, vencendo o mundo, a carne e o diabo, o soldado de cristo, se equipa com as armas espirituais, é um bom lutador, vence as provas, com maturidade, reflete com sua vida, a luz do evangelho ao mundo, é uma vida de crescimento espiritual, enfim aquele que tem a doutrina verdadeira da Palavra de Deus é um vencedor.

  • francisco berto diniz

    Atos 5.3,4 a doutrina do Espírito Santo. Disse, então, Pedro; Ananias, por que encheu satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardado-o , não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Porque formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste ao homem mais a Deus… É essencial que o crentes reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo , não haveria a criação, o universo,nem a raça humana. Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia (2Pe 1.21), nem o Nt (jo14.26, 1c0 110) e nenhum poder para proclamar o evangelho. Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo. Este estudo examina alguns dos ensinamentos básicos a respeito do Espírito Santo. Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade ( 2co3.17,18; hb 9.14;1Pe1.2). Ele é uma Pessoa divina como pai e filho. O Espírito Santo não é mera influência ou poder. Ele tem atributos pessoais , a saber; Ele pensa ( Rm 8. 27, Ele sente, Rm 15.30), determina ( 1co 12.11)e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão. Foi enviado pelo o pai para levar os crentes à íntima presença e comunhão com Jesus ( Jo 14.16-18.26) À luz desta verdades, devemos tratá-la como pessoa, que é, e considerá-lo Deus vivo e infinito em nosso coração , digno da nossa adoração. (1) A revelação do Espírito Santo no AT. Para uma exposição da operação do Espírito Santo no AT, (2) A revelação do Espírito Santo no NT (a) O Espírito Santo é o agente da salvação. Nisto Ele nos convence-nos do pecado (Jo 16.7,8), revela-nos a verdade a respeito de Jesus (Jo14.16,26, realiza o novo nascimento (Jo3.3-6), e fez-nos membros do corpo de cristo ( 1Co 12.13). Na conversão, nós, crendo em Cristo, recebemos o Espírito Santo. (b) O Espírito Santo é o agente da nossa santificação. Na conversão, o Espírito Santo passa a habitar no crente , que começa a viver sob sua influência sanificada (Rm 8.9;i Co6.19). Note algumas das coisas que o Espírito Santo faz, ao habitar em nós . Ele nos santifica, purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa libertando-nos da escravidão ao pecado( Rm 8.16-4;Gl 5.16,17;2Ts 2.13). Ele testifica que somos filhos de Deus ( Rm 8.16), ajuda-nos na adoração a Deus (At 10.45,46; Rm8.26,27) e na nossa vida de oração e intercede por nós quando clamamos a Deus. Ele produz em nós qualidade do caráter de Cristo, que O glorificam ( Gl5.22.23; 1Pe 1.2) Ele é nosso mestre divino, que nos guia em toda a verdade (Jo 16.13;14.26; 1 Co2.01-16)…

    • Aparecida Protazio.

      A Doutrina está palavra de Deus, nós temos dois caminhos a seguir, temos o livre arbítrio, existe o céu e o inferno, a palavra de Deus nos diz o injusto continue fazendo injustiça, e o Santo continue a se Santificar-se. Eis aí a questão. A salvação é individual, a doutrina de Deus é única, mas existe religião que distorcem a palavra de Deus. A igreja é cada um de nós. E somos os templo do Espírito Santo. Amados nós devemos viver em santificação, viver em santidade é renascer de novo, deixar as coisas velhas, encontrar o novo caminho que é Jesus Cristo. Não podemos adorar à dois senhores, pois um a de se aborrecer. Jesus É O CAMINHO a verdade e a vida ninguém vai ao Pai à não ser por ele.

      Jesus perdoou o pecado da mulher prostituta, mas o que ele falou no final: vá e não pegues mais. Aquilo que não agrada a Deus, Deus nos revela e tira, põe vestes novas, coração novo,mente renovada, o nosso espírito se renova

  • Pamela

    Salvação é uma doutrina?

    • Material Gospel

      A salvação em si não é exatamente uma doutrina, mas faz parte de uma doutrina maior. Cada fé (religião) acredita que a salvação pode ser alcançada de uma forma. Como chegar a esta salvação é o que podemos considerar “doutrina”. Doutrina é um conjunto de crenças.

  • ALEXANDRE NHAMBIRRE

    Nao tenho comentario de momento, penco para mi apresentar uma doutrina Biblica ja feita Cristã para uma Igreja saudavel que leva almas a cada dia a viver para Crito

    • Aparecida Protazio.

      Amigo Alexandre, a igreja saudável é você. Hoje eu não sei o que você procura, mas a sua resposta está na palavra de Deus. Leia a Bíblia, busque a entender o que Deus tem pra falar a você, e saiba que você é uma igreja que Deus que lhe trazer multidões, através do testemunho da sua nova vida Com Jesus Cristo.
      Sabe quem muda o homem, a palavra de Deus, firme seus passos meu irmão na rocha e tu verás a palavra de Deus sendo eterna morada no teu coração.

  • Maria Luciene Angelo da Silva

    Se ao significado de doutrina é ensinamentos, então devemos andar em santidade,
    Santidade é andarmos sim com nossas vestes santas diante Deus,e agradar ao nosso Deus.
    Você acha que uma pessoa andar com um short curto cheio de maquiagem no rosto tá agradando a Deus?
    Você está muito enganado,na realidade você está agradando é o próprio diabo.
    Nós temos que sermos luz do mundo,amar o nosso próximo,viver a palavra de Deus,em santidade, orando e vigiando,para cairmos em tentação.
    Deixo o meu apelo não se iluda com as coisas que vão te afastar mais de Deus.
    Deus te ama incondicionalmente só através do seu filho Jesus Cristo que eu e você podemos chegar a Deus.
    Que Deus te ilumine e abra a sua mente para verdade.
    Estou respondendo a pergunta ,do Wilson.
    A doutrina de Deus significa ensinamentos da palavra de Deus.

    Na Bíblia escrito,em Deuteronômio 22.5 e em lCoríntios 11:14,15 e Isaías 47:1, veja em Jeremias 8.9,11,12 e em romanos 12:1_2.
    Falando sobre as vestes santas que nós cristãos devemos vestir,para sermos luz do mundo. Amém? O bom cristão anda agradando a Deus na sua maneira de agir na sua maneira de vestir e ter e carácter de vida Santa fazendo a vontade de Deus. Amém!

    • Material Gospel

      Ótima colocação. Grato pela colaboração.

    • Isabela Freitas

      Muito preconceituoso o seu comentário. Ninguém tem condições de dizer o que Deus gosta ou não, a não ser pela revelação da Palavra. E na bíblia vejo Jesus caminhando com ladrões, prostitutas, pessoas de má reputação as quais o fariseus condenaram e excluiram. Deixemos Deus, através do Seu amor, mostrar o que devemos ou não usar, falar, pensar, agir. Se nós conhecermos a Deus estaremos nos conhecendo e só assim saberemos o que Ele deseja pra nós. Sua palavra serve para vivificar e não para condenar. Que possamos sair desse mundo de religiosidade e entremos no mundo de graça e amor. Perdemos muito tempo com pode e não pode. Isso só gera divisão. Se investissimos esse tempo conhecendo nossos irmãos, vizinhos,colegas do trabalho, ganharíamos mais. E Jesus seria glorificado.
      Como Ele orou: Para que sejam um ó Pai, como Eu sou contigo!

    • Aparecida Protazio.

      Realmente a mudança tem que partir do momento que estamos em convivência com o Epírito Santo, tudo o que você usar extravagante com o coração cheio de lascívia é pecado, a palavra de Deus nos diz nu nasceste, e nu voltarás. É algo complexo e espiritual, muitas usam roupas lá no pé, mas por trás da capa é pior do que uma prostituta, quero dizer que pregar não salva, falar em língua não salva, cantar louvor não salva, O que salva é você permitir Jesus Cristo entrar na tua vida e você começar a viver os frutos do Espírito Santo no seu mas íntimo, amor, paz,fidelidade, bondade, mansidão, domínio próprio e etc…

  • vania

    hoje em dia tem a doutrina do coração, que a maioria das igrejas ensina, voce pode andar quase nú, pode se tatuar, pois antigamente os Israelitas não podiam se tatuar pois era em adoração ao outros deuses, pode colocar brinco em tudo quanto é buraco do corpo, alargadores, pessoas mais parecendo animais que homens, pois oque manda é o coração. Alias o coração tomou o lugar de JESUS, pra começar o coração não manda coisa nenhuma, ele é mais enganoso de que todas as coisas, já diz a propria escritura. Os propios pastores estão relaxados, e se vc é apenas um irmão ou um membro que não concorda com as irmãs cantarem na frente igual uma prostitudas, vc esta julgando, confundem exortação, com julgamento, creio que é medo de perder, membros dizimistas, querem uma igreja cheia de pessoas, mas vazias de almas, uma igreja inchada é isto que esta acontecendo. Rituais estranhos, luzes de efeito, globo igual de discotecas, culto no escuro, para agradar aos jovens, se quem teria de ser agradado seria Deus. estou muito decepcionada com as igrejas e seus dirigentes atuais, Quem disse que sou santa? dizem que quero ser m,ais santa que outros, quero mesmo é ser oque Jesus mandou, sedes santos porque eu sou santo, pois ser santo não é ser perfeito e tentar ao maximo alem de nossas forças sermos diferentes.

  • Washington Luiz Barbosa de Souza

    pergunto eu quando Deus veio falar com Adão na quela tarde,e não encontrando-ou por estar se escondendo pois descobriu que estava nu, no capitulo 3;verso 20 em Gênesis diz que foi feito vestimentas para eles para tampar suas parte intimas não diz que foi vesti do pescoço a os pés,até por que nascemos nu me responda roupa é sinônimo de salvação.

    • Material Gospel

      Não acreditamos que a roupa salva, mas a santificação sim. Não vivemos no Jardim do Éden. Podemos encontrar algumas orientações em 1 Timóteo 2:9 e 10 e 1 Pedro 3:3 a 5. Em Romanos 14:21 também lemos que não devemos fazer que o irmão peque, portanto, se uma roupa “atiça” a sensualidade e o desejo de lascívia, acreditamos que não é conveniente para o cristão. Quanto aos demais costumes de cada igreja, devemos respeitar, pois isso também é uma forma de não escandalizar os irmãos. Poder usar ou não bermudas, mulheres usarem ou não calças, por exemplo, são tradições que devem ser respeitado, concordemos ou não.

  • Coitado então do povo indígenal eles aceitam a Jesus Cristo ainda nus. Deus não faz acepcao de pessoas . A doutrina que devemos sefuir e a biblia. A doutrina deixada por Jesus Cristo. Ovfardo de Jesus Cristo é leve.

  • A graça não tem peso por isso o fardo de Jesus Cristo é leve. Muitos se dizem estar na graca

  • Ailton

    A santificação não salva ninguém ,
    Não a santificação obtida pelas minhas forças .

  • Marcos

    Casamento
    1:corintios
    Ora, quanto às coisas,que me escreveste,bom seria que o homem não tocasse em mulher;
    Mas por causa da prostituição,cada um tenha sua própria mulher, e cada uma tenha seu próprio marido.
    O marido pague a mulher a devida benevolência, e dá mesma sorte a mulher ao marido.
    A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido: e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.amem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *