fbpx

O que é pecado e tentação no cristianismo 

O que é pecado e tentação no cristianismo 

Certamente não é possível listar todos os pecados possíveis, mas pesquisando o que é pecado na Bíblia, podemos ter uma noção melhor de como evitá-lo. Para isso, precisamos saber também o que é tentação. Neste texto vamos analisar algumas passagens bíblicas que podem nos ensinar o que é pecado e tentação no cristianismo para que possamos também compreender a missão de Jesus Cristo; porque ele morreu na cruz para nos salvar de nossos pecados. O esclarecimento sobre o assunto torna claro outros aspectos da fé cristã como salvação, fé, graça e o fundamento da própria Bíblia. O amor de Deus se torna mais claro em nossas vidas quando percebemos mais claramente o que é pecado e o que ele acarreta em nossas vidas. 

Vamos tornar como base para este estudo, a seguinte passagem Bíblica. 

Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, Romanos 3:23. 

A morte de Jesus Cristo na cruz foi a melhor forma de Deus tratar as consequências do pecado, acabando com o sofrimento e angústia do ser humano, tornando possível a comunhão do Criador com a criatura. Apesar desta salvação oferecida, enquanto vivermos teremos que encarar a luta contra o pecado, ou seja, a tentação. A tentação é como um convite ao pecado, portanto, a tentação em si não é pecado, mas é apenas um chamariz para que o homem peque. 



O pecado 

A primeira coisa que precisamos saber sobre o que é pecado é que o pecado nos separa de Deus. Fomos criados para vivermos eternamente com o Senhor, no entanto, quando o pecado veio ao mundo, nos separou do Pai. Desde Adão, todos os seres humanos já nascem pecadores, ou seja separados de Deus. Lemos em Isaías 59:2 – “Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá”. Como o pecado nos separa de nosso Criador, quando pecamos nos sentimos culpados – “As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável”. Salmos 38:4. 

Quando cometemos uma falta contra o Eterno, o inimigo de nossas almas, satanás, nos acusa.  

Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. Apocalipse 12:10 

Desde o início, a grande armadilha do pecado é que ele nos escraviza e não há solução para o pecado. O pecado nos traz a morte, pois Romanos 6:23 nos diz que o salário do pecado é a morte, ou seja, a recompensa do pecado é a morte. Em Ezequiel 18:4 também lemos que a alma que pecar morrerá. Não é possível listar todos os pecados, mas podemos compreender portanto o que é pecado quando pensamos em tudo o que fazemos, falamos ou pensamos que desagrada a Deus e só podemos pensar sobre isso quando lemos as Escrituras e buscamos comunhão com o Eterno, para que seu Santo Espírito nos guie e nos ajude a vencer o pecado. 

Quando lemos essas consequências do pecado, entendemos que trata-se de algo sério, e que já nascemos com isso. Pode parecer injusto, mas ao colocar todos os homens sobre o mesmo jugo, todos somos iguais. Romanos 5:12 explica bem isso. “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”. Também lemos em 1 João 1:8 e 10 que não podemos dizer que não temos pecados, se fizermos isso estamos dizendo que Deus é mentiroso, pois Ele mesmo diz em sua Palavra que todos nós somos pecadores. 

Costuma-se dizer, de forma bem simples, que o pecado é o que fazemos, falamos ou pensamos que nos afasta de Deus. Com este pensamento, podemos refletir sobre o que é pecado, mas para saber o que nos afasta de Deus, precisamos ler as Escrituras. Somente assim podemos assimilar seus ensinamentos com nossa rotina. 

Sabendo o que é pecado, suas consequências e que todos somos igualmente pecadores, precisamos nos perguntar como então superar isso. A única forma justa de acabar com o pecado seria um sacrifício único e definitivo, e foi para isso que Jesus veio, para cumprir a profecia de Isaías 53:5, confirmado ao lermos 1 Pedro 2:24 – “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados”. 

Não há obras que possam nos livrar do pecado, só podemos ser purificados de nossos pecados pelo sacrifício de Jesus, por isso lemos que somos pecadores que precisamos ser purificados pelo sangue de Jesus – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9. 

Tentação 

Se queremos saber o que é pecado precisamos entender também que existe a tentação. Basicamente, a tentação se resume aos desejos que nos afastam de Deus. São desejos sutis que temos de satisfazer nossa carne e emoções. Por exemplo, a vontade de satisfazer nosso ego, sendo adorado e idolatrado, como estrelas, pessoas importantes ou poderosas são maneiras sutis de alimentar nosso egoísmo, nos fazendo depender menos de Deus, são formas de acharmos que dependemos de nós mesmos e nossos esforços para conquistarmos o que quisermos. Esses sentimentos e sensações nos faz pensar sobre o que é pecado, pois não são apenas os prazeres e exageros da vida. 

Podemos achar que amar o dinheiro, o desejo de sermos importantes e poderosos não são pecados, mas as Escrituras nos diz o seguinte: 

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15. 

Outro texto recomendado é o de 1 Timóteo 6:9 e 10 – “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos”. 

Um exemplo básico de tentação é não poder comer doce e ir a uma confeitaria. Estar lá não significa que iremos comer doce, mas estamos muito perto disso. Estamos alimentando nossa vontade de comer o que não podemos. Alguém que consumia bebida alcóolica não estará errando se estiver no bar com os amigos conversando, mas a possibilidade de beber neste local é muito grande. 

Com esses exemplos, queremos mostrar que a tentação nos aproxima do pecado, por isso, devemos reconhecer o que são essas tentações em nossa vida para evitar essas situações. 

A bíblia nos dá uma série de orientações para vencer a tentação, como por exemplo: 

  • Eliminar de nossas vidas aquilo que nos traz a tentação – Tiago 1:13 e 14 e Colossenses 3:1 e 2. 
  • Devemos nos afastar do que pode nos induzir à tentação – 1 Coríntios 6:12. 
  • Confiar em Deus para vencer o pecado – Tiago 4:7 
  • Entender que vencer a tentação nos traz crescimento espiritual – Tiago 1:2 e 3 e 1 Coríntios 10:13. 
  • Não desistir de vencer o pecado, mesmo quando falharmos – 1 João 2:1 e 1 João 1:9. 

A missão de Cristo 

Quando vemos o que é pecado e suas consequências, sabendo que todos nós somos pecadores, podemos então refletir que somos pecadores como todos os demais e que dependemos de Cristo para o perdão de nossos pecados. Compreendendo que ele se fez pecado por amor a nós, para nos oferecer a vida eterna, temos uma gratidão, uma atitude que nos faz lutar contra a tentação, justamente como forma de agradecimento a Deus pelo seu plano de salvação através de Jesus. 

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *