O que significa oferecer sacrifício de louvor?

O que significa oferecer sacrifício de louvor?

Hoje vamos falar de um dos trechos bíblicos mais conhecidos sobre adoração, Hebreus 13:15, onde lemos o termo “sacrifício de louvor”. Neste texto vamos refletir um pouco sobre o que significa esse sacrifício de louvor, mencionado pelo autor desta carta. Vamos ver como é importante que o cristão mantenha uma vida de sacrifício, de serviços a Deus e aos irmãos para que possamos viver uma vida plena em Cristo Jesus, oferecendo nosso louvor verdadeiro e não apenas palavras vazias. Que o nosso coração possa estar sempre disposto a oferecer um sacrifício de louvor ao nosso Deus, continuamente, para todo o sempre. 

Você já deve ter visto campanhas cristãs do tipo “milagre urgente” ou “a conquista da terra prometida”. Quando falamos em conquistas, vitórias ou reviravoltas, podemos atrair, momentaneamente, algumas pessoas para Jesus, mas quando as verdadeiras batalhas aparecem, elas se dissipam, assim como as sementes que caíram em meio aos espinhos e ao solo rochoso, na parábola do semeador, pois não criam raízes em si. Por isso temos que tomar o cuidado de não cair no “oba-oba”, achando que aceitar Jesus como nosso salvador, é como adquirir um escudo contra as aflições e lutas deste mundo. Pelo contrário, a luz da Palavra é um guia para não nos perdemos nos dias maus. 

Leia também este estudo sobre afastamento de Deus.

Por outro lado, quantas pessoas participariam de uma campanha com o tema “pegue agora sua cruz” ou “cinco passos para ser um mártir cristão”? Poucas, ou talvez nenhuma. Isso nos faz perceber que poucos cristãos estão realmente aptos a seguirem os ensinamentos dos discípulos de Jesus e do próprio apóstolo  Paulo, de sofrerem por amor a Cristo. Aliás, a história da igreja cristã nos revela os sofrimentos dos cristãos no primeiro século após o nascimento de Jesus. Por isso, é importante refletirmos sobre nossa verdadeira devoção a Deus. O amamos pelas suas bênçãos, ou pelo preço que pagou? 

Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. Hebreus 13:15-16 

O versículo acima nos mostra que existem sacrifícios que agradam ao Senhor. Em diversas passagens bíblicas, como Salmo 51:17, Marcos 12:33 e Romanos 12;1 e 2, lemos sobre os sacrifícios que agradam a Deus, basicamente eles falam de busca espiritual e amor ao próximo. Em 2 Samuel 24:24, Davi deixa claro que não quer oferecer sacrifícios que não lhe custem nada, mas, quase sempre, é isso o que queremos oferecer. Em Malaquias 1 também lemos sobre os sacrifícios “desleixados” que o povo estava oferecendo a Deus. Será que é isso o que queremos entregar a Deus, um sacrifício “capenga”. 

Obediência e sacrifício 

Nos acostumamos, ou nos acomodamos, com o ensinamento de que o Senhor quer obediência e não sacrifício, como ensinou Samuel e o profeta Isaías e acabamos tropeçando ao não perceber os benefícios gerados pelo sacrifício por amor. Como lemos em hebreus, a prática do bem e e cooperação são sacrifícios aceitos por Deus. O sacrifício de amar ao próximo também é aceito pelo Senhor.  

Amá-lo (a Deus)de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas. Marcos 12:33  

Portanto, se nos sacrificamos por amor ao próximo, estamos oferecendo um sacrifício perfeito. Não somos salvos pelos nossos sacrifícios, mas podemos considerar isso (o sacrifício) como uma continuidade de nossa fé, como uma demonstração de que Cristo vive em nós, pois Ele é o sacrifício perfeito e não poupou a si mesmo, Ele é nosso exemplo de sacrifício de louvor. Assim como não somos salvos por nossas obras, não somos salvos pelos sacrifícios, mas somos salvos para fazer obras, assim como somos salvos para nos sacrificar em amor ao próximo.  

Na parábola dos talentos (Mateus 25:14 a 30), Jesus mostra que o servo que não fez mais que a obrigação perdeu o seu talento para quem fez muito. Ou seja, se não fazemos mais que nossa obrigação, não atraímos o coração de Deus, por não demonstrarmos dedicação. Demonstramos, portanto, nosso amor a Deus, no sacrifício de louvor, ou seja servindo aos outros com amor. O sacrifício de louvor é, como diz o próprio versículo, praticar o bem e a mútua cooperação. 

Praticar o bem 

Quando o autor fala sobre o sacrifício de louvor, podemos interpretar de muitas formas, quando nos restringimos ao que ele mesmo diz, podemos focar algo óbvio, como praticar o bem, servir aos outros. Fazer o bem, principalmente aos de nossa casa, mas estamos aprendendo, na sociedade, que os filhos não precisam obedecer aos pais, os homens não devem satisfação do que fazem para suas esposas e as mulheres não precisam de aprovação do marido para fazerem o que querem; os pais não devem explicações aos filhos, por serem os responsáveis pela casa. Em outras palavras, estamos aprendendo a não servir, a não nos sacrificar pelos outros, nem mesmo pela nossa família. 

Precisamos praticar o bem começando em casa. Fazendo comida, lavando louça, limpando o banheiro, fazendo o que não queremos, ou não gostamos por amor ao próximo. Quem não está pronto para se sacrificar, fazer o que não gosta, mas é necessário, pela família, não está pronto para se sacrificar a Deus. Pratique o bem, dedique-se o máximo, se canse, se esgote, sinta cansaço físico pela sua família, depois, você poderá oferecer sacrifício de louvor ao corpo de Cristo.  

Mútua cooperação 

A mútua cooperação, complementa o ciclo com a prática do bem, mas tem um caráter de agir junto com mais alguém. Precisamos agir juntos com o corpo de Cristo a fim de oferecer o verdadeiro sacrifício de louvor. Atuar em cooperação com nossa família, com nossa igreja, com nossa sociedade. Evangelizar, fazer missões, nos sacrificarmos, ou seja, fazer o que não tem reconhecimento público, por amor ao reino. Muitas pessoas querem “cooperar” fazendo o que dá destaque, o que dá visibilidade, enganando a si mesmo. Atue com o corpo de Cristo, não para ganhar aplausos, mas para engrandecer o reino. 

Faça um sacrifício pela sua igreja, uma doação, uma doação de “tempo” para participar de algum projeto ou programa. Assim como Davi, ofereça algo que te custe. Que te deixe cansado, que faça com que você precise economizar dinheiro com outras coisas, que te faça sair de casa. Enfim, coopere com sua igreja sendo ativo e participante. Oferecer sacrifício de louvor não pode ser feito como se fazia conforme Malaquias 1, onde o povo fazia sacrifícios para “desencargo de consciência”. O profeta, replicando a resposta do Senhor, é até irônico dizendo “ofereçam isso ao rei”, ou seja, queremos oferecer a Deus o que não temos coragem de oferecer aos nossos chefes, ou ás autoridades. O que faríamos para agradar uma autoridade que gostamos, ou nosso chefe? Não poucas vezes, trabalhamos fora de horário, finais de semana e mudamos nossos planos em cima da hora para cumprir nossas metas e agradar a tais homens, mas faríamos o mesmo por amor a Deus? 

Reflita no quanto você tem se dedicado a oferecer um verdadeiro sacrifício de louvor a Deus, um sacrifício que lhe custe algo. 

Para complementar sua reflexão sobre sacrifício de louvor, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *