fbpx

O valor de sua família na bíblia

O valor de sua família na bíblia

Vamos analisar duas famílias na bíblia para entender como a sua família é importante, ainda que você não perceba algum tipo de reconhecimento humano. Ainda que a sociedade não dê valor ao seu lar, saiba valorizar os que são de sua casa, seus filhos, seu cônjuge. Ao ler o primeiro capítulo do evangelho de Lucas, aprendemos sobre duas famílias que servem de exemplo para nós; a família de Zacarias, marido de Isabel e pai de João Batista e a de Maria, esposa e José e pai de Jesus. Portanto, fazendo uma breve análise dos fatos narrados em Lucas 1, podemos ver que a família na bíblia tem um valor que não pode ser superado por nenhum outro tipo de laço de amizade ou vínculo social.  

Vamos começar esta reflexão analisando o nascimento de Jesus, o tão esperado messias, que o povo de Israel aguardava há séculos. Curiosamente, Mateus e Lucas tomam um cuidado que passa desapercebido por nós.

Eles colocam toda a genealogia de Jesus. Ou seja, isso nos mostra, que o nascimento do messias não é um caso separado de tudo ou de todos. Dessa forma, o filho de Deus não veio ao mundo como um Senhor separado de todos, que veio do além, do nada, para fazer o que bem entendesse. Pelo contrário, veio nascido de mulher, como todo ser humano. Aliás, não apenas ele, mas também o profeta que preparou seu caminho, João Batista. Ambos nasceram com um histórico na humanidade. 

Leia também este estudo sobre a paternidade de Deus.

Para quem busca alguma referência de família na bíblia, os primeiros capítulos de Lucas trazem dois belos exemplos para nós. A família de João Batista e a de Jesus nos trazem muitos ensinamentos sobre a maneira de Deus agir através das famílias e pelas famílias. 

Zacarias 

Ao analisar a vida de Zacarias, percebemos que ele buscava ao Senhor e mantinha uma vida de santidade. 

Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Lucas 1:6 

Como sacerdote, Zacarias apresentava as orações no templo. Estima-se que, naquela época, haviam cerca de 18 mil sacerdotes. Normalmente, cada um dos sacerdotes tinha a oportunidade de queimar o incenso no altar apenas uma vez na vida. Quando, finalmente, chegou a vez de Zacarias, o anjo Gabriel lhe apareceu e avisou que sua oração tinha sido ouvida. 

Basicamente, as orações dos sacerdotes se referiam à vinda do messias. Levando em consideração o contexto da época, a dominação e opressão romana e opressão, o anseio pelo messias estava em seu auge. Diversos historiadores relatam o surgimento de diversos falsos messias. 

Zacarias mal sabia que seu filho, João, seria justamente o grande profeta mencionado em Malaquias 4:5 e 6. O que prepararia o caminho do Senhor.  

Aqui, o Senhor respondeu as orações de Zacarias em todos os sentidos. Sua mulher, estéril, teria um filho. Um grande milagre estava por vir. Aliás, não só isso, mas este menino seria também a tão esperada “voz que clama no deserto”. A família de Zacarias passava por um momento especial, suas orações haviam sido ouvidas. 

A família na Bíblia nunca fica desamparada

Devemos lembrar que a vinda do Messias era aguardada por séculos, além disso, em Israel não se levantavam grandes profetas por mais de 400 anos. Tudo parecia perdido. Zacarias e Isabel já eram avançados em idade e a esperança de terem um filho estava quase anulada. 

Aprendemos com esta família na bíblia que, muitas vezes, parece que nossas orações não estão sendo ouvidas. Levamos uma vida em busca de santidade, servimos na igreja, e obedecemos ao Senhor de todo coração. Ainda assim, o tempo passa e nossa oração parece não ter efeito. Nossa fé pode até esfriar e começamos a duvidar dos planos de Deus para nós. Nos conformamos com a situação e paramos de buscar os planos do Altíssimo para nós. 

Os planos de Deus são perfeitos e Ele sabe a hora certa que as coisas devem acontecer. João deveria nascer naquele tempo, para ser o profeta que prepararia o caminho do Senhor. 

Por mais que pareça que suas orações não estão sendo ouvidas, tenha fé que Deus tem um momento certo para agir, e uma forma correta de agir, para que seus propósitos sejam cumpridos.  

Não deixe que os padrões de sua família caiam por achar que as coisas estão demorando demais. Siga orando, perseverando na fé, na leitura da Palavra, na comunhão com os irmãos.  

Não sabemos quanto tempo Zacarias orava por um filho, mas pela idade avançada, podemos imaginar que estava há anos esperando um milagre. Não deixe o tempo cegar seus olhos e tampar seus ouvidos. Siga com sua fé firme, continue perseverando na Rocha de Israel. 

Maria 

Agora, voltemos à família de Maria. Lucas relata a visita do anjo Gabriel a ela, anunciando que seria mãe do Filho de Deus. Ela fica em dúvidas sobre como aquilo seria possível sendo ela virgem. Em outras palavras, ela tinha uma preocupação física; como seria fisicamente possível ela ter um filho sendo virgem? No entanto, teoricamente, existiam muitos outros aspectos ao redor dela que não a qualificavam para ser a mãe do aguardado messias. Eles eram pobres, moradores de uma cidade sem importância, ela era jovem, sem experiência, sem grande influência religiosa em sua nação. 

Até mesmo, quando lemos sobre o nascimento de Jesus, podemos perceber que nada corrobora para sua divindade. O local onde nasce, a maneira que se dá seu nascimento, a fuga para outro país, e até mesmo a visita dos pastores, que eram uma classe social baixa, sem representatividade. O nascimento de Jesus não foi num castelo, no templo, de forma sobrenatural, não era filho de reis, não foi testemunhado por sacerdotes ou pessoas de grande importância religiosa.  

Quando lemos sobre essa família na bíblia, muitas vezes não percebemos que ela tem tudo a ver com a maioria das famílias cristãs. Não tempos papel social de destaque, nossa condição financeira não é tão confortável se comparada à vida de governantes e autoridades, temos pouco, ou nenhuma, influência social. Achamos que nossa família não tem nada que possa se destacar. 

Na verdade, nossa família tem tudo o que precisamos, somos da linhagem do Rei dos Reis, temos o poder de sermos filhos de Deus, e isso faz a diferença. 

Tudo o que Maria tinha era um coração disposto a obedecer, e o mesmo é o que Deus espera de nós. Não importa que você não seja o profissional de destaque da empresa, ou da cidade; ainda que você não seja a super mãe que gostaria de ser; ou se seus filhos não são tão perfeitos como os filhos do fulano. O que Deus deseja é a disposição em obedecer. 

A família na Bíblia

O que podemos aprender com essa família na bíblia é que não devemos olhar para nossas limitações, nem para as circunstâncias ao redor, devemos apenas nos prontificar a server, como for, como podemos, conforme nossa necessidade. 

Olhando para as famílias de João Batista e Jesus podemos perceber que Deus pode fazer muito por nós, ainda que achemos que nossas orações não estão sendo ouvidas, ou que não temos as qualificações necessárias para servir a Deus. Para compreender melhor o valor de sua família na bíblia, leia os três primeiros capítulos de Lucas, se atentando para os detalhes das famílias de João Batista e Jesus. 

Leia também outros estudos interessantes em nosso site como:

Se você acha que sua família tem semelhanças com alguma outra família na bíblia, compartilhe conosco e com nossos leitores nos comentários. 

 
Compartilhe

4 comentários sobre “O valor de sua família na bíblia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *