fbpx

Os verdadeiros adoradores mencionados em Filipenses 3:3

Os verdadeiros adoradores mencionados em Filipenses 3:3

Não tem como levar uma vida cristã sem adoração. Em Filipenses 3:3, Paulo menciona os verdadeiros adoradores como os que vivem em comunhão com Cristo e não os que vivem apenas de práticas religiosas. Nesta reflexão, vamos ver como precisamos viver em adoração como consequência de um coração transformado. Você pode ler este texto para uma reflexão pessoal, ou até mesmo para elaborar um esboço para uma ministração em sua igreja, ou célula. Recomendamos que você leia o capítulo inteiro de Filipenses 3, para ter uma noção do quadro completo do que Paulo estava passando aos filipenses. 

Para fazer este estudo vamos analisar as palavras do apóstolo Paulo, nas quais ele demonstra claramente que o cristão deve adorar a Deus através do Espírito Santo, como consequência de uma vida em união do Cristo. Leia também este estudo sobre orgulho.

Porque os que receberam a verdadeira circuncisão fomos nós, e não eles. Nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus em vez de pormos a nossa confiança em cerimônias religiosas como a circuncisão. Filipenses 3:3 

O ponto chave neste alerta de Paulo, sobre os verdadeiros adoradores, é a religiosidade, ou seja atos religiosos cumpridos por obrigação, ou desencargo de consciência, e não por amor e obediência. Assim como fez na carta de Gálatas, Paulo faz uma dura crítica ao judaísmo cerimonial. Paulo, como fariseu (ou ex-fariseu), tinha uma preocupação especial com os judeus convertidos ao cristianismo que tentavam “judaizar” o cristianismo. O apóstolo temia que o cristianismo virasse uma espécie de ramificação do judaísmo, defendo que a salvação só seria alcançada se as leis da antiga aliança fossem mantidas. 

Por isso, Paulo é bem enfático ao dizer que os cristãos é que são os verdadeiros circuncisos, ou seja, os seguidores de Jesus é que tinha a verdadeira aliança com o Criador, e não aqueles que cumpriam apenas um ritual cultural.   

Os verdadeiros adoradores 

Paulo diz que os cristãos sãos os verdadeiros adoradores porque o adoramos através do Espirito Santo. Na versão grega, o trecho utiliza um substantivo – latreuō – que é muito utilizado para apontar servidão, mas também adorar. No contexto de Filipenses 3:3, os estudiosos entendem que o termo adorar “nós adoramos” é mais apropriado para a situação, e indica um estado permanente. Devemos adorar ao Senhor constantemente, por isso, na versão em português (utilizamos a versão Linguagem de hoje) o termo “adoramos” é mais utilizado. Nossa essência é adorar ao Criador constantemente, como se isso fizesse parte de nossa personalidade. 

Outro termo grego muito usado no Novo Testamento é proskuneō. Este termo é mais associado a uma ação física, como se prostrar, por isso, a adoração a que Paulo se refere não é a adoração apenas de atitudes isoladas, mas o resultado de uma vida de adoração, em constante propósito. Um bom exemplo de como a adoração ao Senhor é o resultado de uma vida de obediência, é a resposta de Jesus a satanás, durante a tentação no deserto. Ao dizer “está escrito – adore somente ao Senhor” (Mateus 4:10), Jesus está dizendo que só devemos viver para agradar a Deus, por isso algumas versões trazem servir e outras adorar. 

Adoração em Espírito 

A afirmação de Paulo de que devemos adorar a Deus através de seu Espírito é uma clara referência das palavras de Jesus para a mulher samaritana (João 4:23 e 24), quando Jesus falou sobre “o dia em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade”. Ao utilizar os termos espírito e verdade, Jesus fala sobre questões abstratas, que não poderiam ser repetidas através de cerimoniais. Se ele tivesse falado algo do tipo “chegará o dia em que todos adorarão ao Pai de joelhos”, então todos poderiam começar a adorar a Deus de joelhos, apenas para cumprir uma “obrigação”. Quando Jesus fala em espírito e em verdade, ele está nos instigando a tomar uma postura de fé e rendição. 

A preocupação de Paulo, em usar este mesmo argumento, que os verdadeiros adoradores louvam a Deus pelo espírito, o apóstolo está reafirmando a condição de adorarmos a Deus com um coração puro e obediente e não com preocupações humanas de seguir padrões de comportamento, geográfica ou circunstâncias. Não é apenas uma ação religiosa, por isso o Novo Testamento nos ensina que nosso corpo é templo do Espírito Santo, pois a verdadeira adoração vem do nosso templo interno e isso não pode seguir um padrão humano, mas um padrão divino, pois é o Espirito Santo que conduz nossa adoração. 

Alegria na vida com Cristo 

Outro ponto importante no versículo é a declaração de que nos alegramos na vida que temos em Cristo. Curiosamente, este termo é utilizado várias vezes por Paulo, em suas cartas. O termo original, em grego, é kauchaomai e tem um sentido de exultar. Esta palavra, e suas variantes, aparece 37 vezes no Novo Testamento, sendo 35 delas nas cartas paulinas. Isso mostra como o apóstolo tinha essa alegria, essa exaltação em seu coração. Na tradução Almeida corrigida, o termo utilizado é gloriamos. Ou seja, uma alegria acima da média. Na carta escrita aos gálatas, Paulo também critica aqueles que querem judaizar o cristianismo. Nos versos finais ele volt aa usar esta palavra. Na versão abaixo, vamos usar a tradução Almeida Corrigida. 

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. Gálatas 6:14 

Basicamente, em Filipenses 3:3, Paulo faz uma separação entre os que se alegram, os que se gloriam, em sua vida com Cristo daqueles que não se alegram com isso. Os verdadeiros adoradores são aqueles que se alegram na vida com Cristo. Para ser um verdadeiro adorador precisamos nos alegrar em viver com Cristo, em oração, leitura bíblica, comunhão. Se temos “pesar” nas coisas que fazemos, se fizermos por obrigação, não rendemos real adoração. 

Cerimônias religiosas 

Por fim, Paulo explica que os verdadeiros adoradores não se alegram em seguir as cerimônias religiosas, ou seja, um protocolo eclesiástico. Precisamos louvar a Cristo com nosso ser, com nosso entendimento. Nossa vida precisa refletir nossa fé. Em nosso dia a dia, temos que refletir o amor de Deus. Essa vida de adoração precisa ser constante em nossas vidas. 

Os verdadeiros adoradores não esperam ir à igreja para louvar a Deus. Não adora, canta e ora ao Senhor apenas na congregação. Ele faz isso o tempo todo, como um estilo de vida. 

Os verdadeiros adoradores extrapolam os limites de um lugar de um dia, ou horário, buscam a presença de Deus o tempo todo. No trabalho, em casa, na faculdade. Se alegram em cantar, orar e buscar mais da Palavra do Eterno. 

Se você quer viver como um verdadeiro adorador, releia Filipenses 3, com cuidado, medite em suas palavras, principalmente no versículo três, e medite como você pode ser um verdadeiro adorador hoje. 

Nosso site tem dezenas de outros textos que nos ensinam os passos dos verdadeiros adoradores bíblicos. Eis alguns exemplos. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *