fbpx

Palavra de conforto espiritual

Palavra de conforto espiritual

Esta palavra de conforto espiritual é o que todos nós precisamos nos lembrar todo dia. Excelente devocional para leitura individual o para servir de base para uma pregação, uma ministração ou devocional em grupo, em família. A bíblia está cheia de orientações básicas para o nosso dia a dia. Com a correria de nossa via, nos esquecemos de pequenas coisas que o Senhor nos instruiu. Neste texto vamos ver como o Senhor é bondoso para nós, fazendo uma leitura analítica do Salmo 103. Um trecho bíblico que tem muitos versículos conhecidos, mas que normalmente lemos separados. Ao ler o contexto de cada versículo, podemos perceber que nosso Criador tem uma palavra de conforto espiritual para cada um de seus filhos. 

Para fazer esta devocional sobre o Salmo 103, vamos fazer uma leitura aos poucos. Separamos os trechos para refletir em cada base. 

Leia também este estudo sobre sobre o coração vazio.

O Senhor é bom 

Ao ler os primeiros versículos, lemos que há uma disposição do salmista em ver como Deus é bom. 

Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser! Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos! Salmos 103:1,2 

O salmista nos leva a adorar ao Senhor com todo nosso ser, nossas forças; e nos pede para que não nos esqueçamos de nenhuma de suas bênçãos. 

Com a correria da vida, e tantos problemas, nos esquecemos de suas bênçãos. Focamos nossas dificuldades, o caos na sociedade, a falta de esperança em um futuro. Com tantos bombardeios de problemas e dificuldades, não conseguimos lembrar de pequenas coisas que Ele faz em nossa rotina.  

Basta ir a um hospital, uma unidade de saúde, ou a um centro de recuperação para ver como existem vidas que precisam de muito mais cuidado que a nossa. Poder acordar e seguir um plano, um objetivo, a cada manhã, com o propósito de glorificar a Deus é a meta diária que cada cristão deve ter. Ao invés de focar como estamos cercados de problemas, devemos enxergar que temos muito o que agradecer. 

Nossa esperança 

Refletindo nos feitos do passado, podemos calçar nosso futuro. Por isso, é importante ter em mente o cuidado de Deus em nosso passado. 

É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia. O Senhor faz justiça e defende a causa dos oprimidos. Ele manifestou os seus caminhos a Moisés, os seus feitos aos israelitas. Salmos 103:3-7 

Neste trecho acima, vemos como o salmista se preocupa com os feitos do passado e coloca nas mãos de Deus a fé e a esperança de cura, libertação e sustento. Quando estamos tristes, com depressão ou angustiados, nossa palavra de conforto espiritual é saber que o Senhor está conosco. Se ele já esteve no passado, estará conosco no futuro. 

O salmista relembra feitos de séculos anteriores, para falar de Moisés e para relembrar tais acontecimentos como sinal de esperança. Muitas vezes, queremos o imediato o agora e perdemos o foco de alcançar misericórdia diária de Deus. 

Desde a antiguidade, o Senhor se revelou aos homens e declarou seu plano de salvação através do Messias, Jesus. De todos os nossos problemas, devemos lembrar que Jesus veio para nos resgatar do único que não teria solução eterna, a morte pelo pecado. Ele fez isso para que possamos compreender que mais importante do que esperar por recompensas nesta vida, é ter esperança da vida eterna ao seu lado. Foi isso que os profetas ensinaram ano após ano e que Jesus estendeu aos gentios (não judeus), através de sua pregação. 

Ele nos livra do pecado 

De todos os problemas diários, o mais importante de ser solucionado é a morte eterna, e foi para isso que Jesus veio. Mesmo antes de sua vinda, os profetas já declaravam a bondade do Senhor. 

O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava. Salmos 103:8-16 

Ele sabe que somo pó, que não somos dignos de confiança, por isso, não nos trata conforme nossos erros. Por isso, nossos problemas e dificuldades não devem ser vistos como “castigo de Deus”. Ao contrário do que aprendemos quando crianças, Deus não nos castiga quando erramos, mas Ele mesmo levou sobre si nossos castigos. Temos consequências de nossas escolhas. Por exemplo, quem fumou por muitos anos vai carregar as consequências deste hábito por anos, assim como quem se alimentou mal por décadas, por exemplo.  

O trecho acima traz uma palavra de conforto espiritual ao que pensa que seus pecados lhe trazem abandono de Deus. 

Sua comunhão 

Seu amor é a principal causa para louvarmos o tempo todo. Ao invés de ficar lamentando e nos sentindo culpados, devemos louvar a Deus e compreender que seu amor incondicional deve ser o foco de nosso relacionamento com nosso Criador. 

Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos. O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe. Salmos 103:17-19 

Nos versículos bíblicos acima, repare que há uma linha direta entre o amor de Deus, que está com os que o temem com sua condição de Rei Eterno. Ele domina sobre todos, e sobre seus filhos, que o temem. Mais do que uma palavra de conforto espiritual podemos enxergar uma verdade que deve centrar nossas vidas. Ele nos ama, nos perdoa e está ao nosso lado. 

Quando passamos pelos problemas, muitas vezes deixamos as emoções e sentimentos imediatos tomarem conta de nós. Por isso, muitos abandonam a fé. Querem uma relação imediata e inequívoca do tipo “eu amo a Deus não terei problemas. Quem peca vai sofrer”. Mas essa consequência só se concretiza por completo na Eternidade, pois Jesus mesmo nos ensinou que na vida teríamos aflições; e completou “mas tenha bom ânimo, eu venci o mundo”. Ele quis nos dizer que a fé nele não é para “não ter problemas”, mas para saber como superá-los, como sermos luz do mundo, enxergando mais do que os olhos podem ver. 

Louve 

O Salmo 103 termina quase da mesma forma que começou, com louvores a Deus. 

Bendigam ao Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra. Bendigam ao Senhor, todos os seus exércitos, vocês, seus servos, que cumprem a sua vontade. Bendigam ao Senhor, todas as suas obras em todos os lugares do seu domínio. Bendiga ao Senhor a minha alma! Salmos 103:20-22 

Quando o Senhor, através do salmista, nos traz esta palavra de conforto espiritual, Ele está nos ensinando a manter nossa fé e não deixar esmorecer nosso amor por mais que os problemas venham. 

Não é fácil. Seus problemas não são pequenos. Sua dor não é frescura. É real, é forte. Por isso, o Senhor se preocupa em lhe deixar uma palavra de conforto espiritual. 

Leia o Salmo 103 em sua bíblia por completo, ore e peça a Deus que lhe oriente a tomar as decisões corretas. Além disso, louve e adore ao Senhor, pois o louvor é melhor forma de demonstrar nossa fé, apesar dos problemas que nos cercam. 

Se você quiser compartilhar sua sugestão, um versículo ou uma palavra de conforto espiritual para complementar este devocional, deixe um comentário para os demais leitores. 

Para complementar sua leitura sobre esta palavra de conforto espiritual, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *