fbpx

Palavra sobre santidade

Palavra sobre santidade

Nesta breve palavra sobre santidade, vamos refletir sobre a tendência que temos de pensar “eu mereço” para quebrar dietas, por exemplo. Nossa caminhada com Jesus deve ser sem desvios, sem exceções, mas quando estamos cansados, querendo dar alívio para nossa carne, começamos a questionar se realmente precisamos “cumprir à risca” o que a Bíblia ensina. Não podemos abrir mão de nossa santidade para satisfazer, momentaneamente nossa carte?

Nenhum desejo da carne pode ser satisfeita por completo para sempre, por isso, cada vez que a alimentamos, nossa vontade da carne vamos precisar continuar alimentando-a outras e outras vezes. Portanto, não abra exceções para você, busque uma vida de santidade e caminhe sem ficar pensando se você “tem crédito”, para cometer “um pecadinho de nada”.  

Para complementar esta palavra de santidade, leia também este estudo sobre o caráter de Cristo.

Vamos começar esta palavra de santidade com um exemplo tipico. Talvez, você já tenha tentado uma dieta ou uma reeducação alimentar; se ainda não passou por isso, é bem provável que um dia aconteça isso com você. Pelo menos, você deve conhecer alguém que já passou por isso. Dessa forma, a dieta começa super bem, com a pessoa animada, procurando receitas novas na internet, pesquisando onde pode comprar os novos alimentos saudáveis, e até acreditam em promessas do tipo de emagrecimento sem o menor esforço do cliente.

Em alguns dias, essa pessoa passa por uma situação de estresse, um dia ruim. Assim, a primeira reação referente a sua alimentação é pensar “hoje vou quebrar a dieta. É só hoje, amanhã eu volto à programação normal. Eu mereço”. A partir daí, sua nova rotina alimentar está arruinada. Portanto, depois que ela abre uma exceção, outras começam a acontecer. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE SANTIDADE EM PDF

Atraído pelo pecado

Na nossa vida espiritual, essa situação também acontece. Estamos tentando viver “limpos”, nos empenhando, mas, aí, vem um dia mau. Um dia de derrota. E começamos a pensar que “aquele pecado” não tem nada de mais. É só hoje.

Um palavrão, uma bebida, um cigarro, uma queixa do patrão no Whatsapp, uma resposta mais ríspida como cônjuge  e por aí vai. Por algum motivo, deixamos a vontade carnal nos dominar. Antes de pecar, sentimos atração pelo pecado e cometemos o erro. Tudo isso acontece porque uma “pequena voz” em nosso interior nos diz que “merecemos. 

Mesmo sabendo que estamos pecando, achamos que podemos abrir uma exceção. 

“Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados” Hebreus 10:26  

Vamos analisar o versículo acima como uma palavra de santidade. Neste trecho da carta aos hebreus, o autor deixa claro que não podemos usar a desculpa da Graça para pecarmos propositalmente, ou seja, pecar pensando “depois Deus me perdoa mesmo”. Se pensarmos assim estamos indo contra o próprio Espírito Santo, que nos adverte do pecado. Não abra exceção para você. Não pense que você tem “o direito” de pecar devido as suas circunstâncias. 

Quando Jesus curou o paralítico de Cafarnaum, aquele que foi levado pelos seus amigos pelo telhado, ele deixou claro que nossa prioridade é manter o foco no espiritual, por isso, primeiro declarou o perdão de seus pecados, depois, conhecendo o pensamento dos escribas que ali estavam, curou o rapaz, resolveu as circunstâncias adversas daquele paralítico. 

Jesus é Senhor do que é espiritual, pois demonstrou autoridade para perdoar pecados, que somente Deus pode fazer, e Senhor do que é físico, natural, pois curou aquela doença de forma que só o próprio Altíssimo poderia fazer. Ele demonstrou duas vezes que é Deus.  

Circunstâncias

Não use as circunstâncias para permitir o pecado. O Senhor quer usar as circunstâncias para que sua glória seja manifesta. Portanto, quando estiver pensando em pecar “porque merece”, lembre-se que você pode recorrer ao Senhor que tem autoridade para mudar as circunstâncias e o espiritual. Não pense que você já fez muito ou suportou muita coisa em vão, pois Cristo não é injusto para esquecer de sua dedicação, como lemos em hebreus 6:10. 

Conclusão da palavra de santidade

Quando quebramos uma dieta é muito difícil mantê-la por muito mais tempo. A tendência é abrirmos mais e mais exceções, até abandonarmos totalmente as restrições. Da mesma forma, quando abrimos espaço para pequenos pecados “aceitáveis”, começamos a aceitar mais e mais injustiças. Se achamos que não tem nada demais falar mal de um colega de trabalho, cada vez mais falaremos mal das pessoas; se achamos que não tem nada demais beber álcool em uma situação “especial”, beberemos cada vez mais álcool em situações que rotularemos como “especiais”. Não aceite pequenos deslizes como normal. Sabemos que pecamos, mas não podemos achar que merecemos, que não tem nada demais ou que “depois, Deus nos perdoa mesmo”. Lute contra o pecado, pois apenas um pecado foi suficiente para Adão e Eva serem expulsos do paraíso. Basta um pecado para sairmos da presença de Deus. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE SANTIDADE EM PDF

Para complementar essa palavra sobre santidade, recomendo que você leia também: 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Palavra sobre santidade

  1. Buscar a santidade exige esforço, compromisso e desejo ardente de estar com a presença de Cristo diariamente em nossa vida! Muito bom esses estudo, ele nos alerta daquele velho vício de “namorar” com o pecado como se pudéssemos justificar o deslize no conceito errado da graça e continuar achando que se pode sabotar a Deus!!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *