Peça sabedoria a Deus 

Share Button

Em momentos de dúvida, incerteza e tristeza, peça sabedoria a Deus para tomar as melhores decisões. Quando seguimos apenas nosso instinto, nem sempre tomamos a decisão correta, ou nunca temos a certeza que estamos no caminho correto. A partir do momento que decidimos seguir o cristianismo, precisamos renovar nossa mente, nossa forma de pensar. Isso não acontece de uma hora para outra, mesmo com fortes experiências e convicção do que queremos, é necessário cultivar novos hábitos em nossa vida e nos desfazer de velhos hábitos que são contrários à nossa fé. Para que nossa fé não esfrie, necessitamos renovar nosso cérebro para que tenhamos duas armas poderosas: sabedoria e certeza da salvação. Veremos neste texto que são dois itens que conversam entre si.

Vamos ver como sabedoria e certeza da salvação andam lado a lado, pois uma coisa leva a outra. Quando temos certeza de nossa salvação, buscamos em Deus resposta para nosso cotidiano. Assim como ao pedirmos sabedoria para o Senhor, a primeira coisa que Ele vai fincar em nosso coração é a certeza da salvação. Com esta convicção, pensamos melhor antes de tomar uma decisão, pois começamos a enxergar o mundo de uma nova forma. Passamos a separar o que vem de homens e o que vem direto do Trono, evitando desapontamentos e desilusões.

Sabedoria 

A sabedoria não é o simples acúmulo de conhecimento, por isso, encontramos pessoas que não estudaram tanto, mas que tomam sábias decisões. Por outro lado, inúmeras pessoas estudam tanto, mas não são sábios em suas decisões. A leitura da Palavra de Deus nos fornece conselhos e informações que nos levam a tomar decisões acertadas em momentos de dúvida, e também nos dá condições de lidarmos com situações adversas com maturidade e sobriedade. Por isso, para conseguir bom emprego, salário melhor ou uma carreira estável, estude e se empenhem em adquirir conhecimentos, mas para enfrentar as dificuldades da vida, peça sabedoria a Deus.

Provérbios 9:10 – “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.”

Em nossa rotina, precisamos que discernir o certo do errado. O que é de Deus e o que é dos homens. Vivemos em uma época que algumas igrejas pregam muitas doutrinas e apontam seu ponto de vista como “de Deus”. Se não tivermos sabedoria e discernimentos acabamos ouvindo palavras conflitantes e já não ouviremos uma pregação como vinda de Deus e sim do homem. Enfraquecendo nossa fé. E isso acaba sendo um problema porque muitas pessoas se esfriam e desviam porque não ouvem mais Deus falando e sim homens, e chega uma hora que sua fome não é saciada. Peça sabedoria a Deus para que, a cada culto, o seu coração e a sua mente estejam abertas para receber novos ensinamentos.

Peça sabedoria a Deus para não deixar que opiniões e conceitos humanos minem seu coração. Assim como não deixar que nosso ponto de vista e forma de pensar seja imposto aos outros como verdade divina. Também precisamos ter sabedoria também de entender que muitas vezes nosso ponto de vista não é verdade única. Com a proliferação de cursos de teologia e afins, algumas pessoas se prendem à letra, e a letra mata (2 Coríntios 3:6). Nos prendemos muito aos estudos, às teorias e às filosofias, deixando de lado o agir do Espírito Santo. E o que traz vida é justamente o Espírito, por isso, uma mesma pregação traz revelações e ensinamentos diferentes para diferentes pessoas.

Quando o salmista orienta que o princípio da sabedoria é o temor a Deus, ele nos ensina que temer a Deus é o maior ato de sabedoria que podemos ter. Quando decidimos estar sob a orientação do Senhor, estamos tomando a melhor decisão de nossas vidas. Homens com a vida estabilizada, poderosos e que exercem função de autoridade, mas sem o temor a Deus não passam de tolos, pois quando sua alma for recolhida, de que valeu todo seu poder e influência. Em contrapartida, pessoas simples, com uma vida sem luxo, mas que buscam sempre agradar ao Criador se demonstram verdadeiramente sábios, pois estão “investindo” na vida eterna, no “amanhã” e não no agora, no imediato. Qualquer financista sabe que o melhor investimento é o que garante conforto no futuro e não no presente.

Certeza da salvação 

Olhando para este conceito de que sabedoria é investir em nossa vida eterna, a certeza da salvação é a chave para isso. Se não temos certeza da salvação, logo, nossa vida eterna é uma dúvida, e se existe dúvidas sobre a vida após a morte, não conseguiremos nos empenhar e nos dedicar ao amanhã. Ficamos divididos, queremos acreditar no Reino Eterno, mas também queremos tudo agora, nesta vida. Esta divisão enfraquece nosso foco, e passamos a investir menos na vida eterna, esforçando-nos para alcançar as riquezas desta vida. Peça sabedoria a Deus para que dia após dia você não perca a certeza da salvação.

Miquéias 7:8  “Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o SENHOR será a minha luz.”

Constantemente somos colocados à prova. Dificuldade financeira, contendas familiares. Nesses momentos, palavras de dúvidas são lançadas em nossos ouvidos. Pensamos em coisas do tipo: “Será que tudo não passa de coincidência? Deus existe mesmo? A arca de Noé existiu? Houve a torre de Babel? Por que acreditar na Bíblia?”. Começamos a ter dúvida se tudo que aprendemos e vivemos realmente prova a existência de Deus. “Talvez, tudo não tenha passado de acaso”.

Peça sabedoria a Deus para que você sempre tenha certeza da salvação. A passagem de Miquéias nos ensina a confiar em Deus nas adversidades. Não apenas na dificuldade financeira ou de saúde, mas nas adversidades internas, quando nós mesmos duvidamos da existência de Deus, de seu poder e salvação.

Cérebro novo 

Nos momentos de dúvida, tenha sabedoria. Deus nos oferece uma mente nova, renovada, justamente para que não nos deixemos levar por filosofias humanas ou conflitos internos. A certeza da salvação é, na verdade, a maior referência de sabedoria que temos. Com este novo conceito, de vida eterna, nossos medos e aflições passam a ser vistos sob uma nova perspectiva. Deixam de ser grandes monstros, passando a ser encarados como momentos momentâneos, que nos fortalecem e nos dá experiência para novos desafios, e ainda ajudar aqueles que passam por momentos parecidos.

Quando você se pegar enfraquecido, com sua fé em dúvida, peça sabedoria a Deus para que você encontre respostas e tome a melhor decisão, conforme a situação enfrentada.

Leia também:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *