Pensai nas coisas do alto e vença as tribulações e tentações

Pensai nas coisas do alto e vença as tribulações e tentações

Você deve acompanhar alguma série no Netflix, alguns canais no Youtube e ter seus programas de TV favoritos. A Bíblia nos ensina a pensar nas coisas do alto. Será que conseguimos fazer isso, com tantas distrações. Nesta devocional, quero fazer que você pense um pouco em sua rotina e como você pode pensar mais nas coisas eternas, naquilo que acumula riquezas nos Céus. Claro que você pode fazer tudo o que mencionei no começo, mas se essas coisas forem prioridade em sua agenda, fica mais difícil você pensar nas coisas do alto. Vamos então refletir um pouco sobre a importância de focar nosso olhar em Cristo, que veio do Céu. 

Vamos basear esta reflexão no seguinte texto bíblico. 

Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensai nas coisas do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus Colossenses 3:2  

Este é um trecho bíblico muito bem conhecido por quem já é convertido há algum tempo. Lemos aqui uma importante orientação do apóstolo Paulo: devemos focar nosso pensamento nas coisas que são lá do alto, e não nas que são terrenas.queremos trazer este pensamento em duas vertentes para nossa vida. Em primeiro lugar, quando olhamos para o alto, não somos influenciados pelos costumes e tradições terrenas, as que nos fazem pecar e nos afastar do nosso próprio Criador. Em segundo lugar, quando focamos nosso pensamento nas coisas do Céu, conseguimos suportar as dores e aflições deste mundo, pois entendemos que nossa vida é passageira. Vamos começar analisando a primeira verdade. 

Leia também este estudo sobre tempos de angústia ou o que fazer em tempos de crise. Estudos do site Soy segundo.

Não se curve 

No texto de Lucas 13:10 a 17, lemos sobre uma mulher que andava curvada há 18 anos. Jesus cura esta mulher no sábado, causando grande alvoroço entre os chefes da sinagoga, pois naquela época os judeus não consideravam correto trabalhar no sábado, nem mesmo se fosse para curar alguém.  Para aqueles homens, o que valia era a tradição local, uma lei mosaica, mal interpretada, que impedia a cura de alguém em pleno sábado. Eles estavam presos às tradições, preocupados com o que os outros iriam pensar, caso um deles trabalhasse no sábado. Quando Jesus curou aquela moça, escandalizou os principais da sinagoga porque eles estavam olhando para o que é terreno. 

Quando Jesus, mudou a história daquela moça, ela pôde olhar para cima, erguer-se. Podemos comparar essa cura, com o nosso próprio relacionamento com Deus. Quando temos um encontro com Ele, passamos a olhar para cima. Cabe a nós, continuarmos olhando para cima. Quando lemos a recomendação de Paulo – olhai para as coisas do alto, precisamos compreender que é necessário rever nossos conceitos e nossas atitudes, que nos mantém olhando para baixo, para os valores e tradições deste mundo. Para a sociedade moderna, por exemplo, você não ser assinante Netflix, não ver televisão, não seguir alguns canais no Youtube, não acessar redes sociais, entre outras coisas é “esquisito”, anti-social,  coisa de fanático. Se você seguir os padrões desta terra, vai continuar sem tempo para se relacionar com Deus porque vai estar distraído de mais com outros afazeres, entretenimento e compromissos. 

Não se curve à cultura que nos leva a considerar o pecado normal. Ir a um bailinha de carnaval pode parecer inofensivo, ir a um bar com os amigos do trabalho pode parecer apenas um lazer, mas são tarefas que nos tiram um precioso tempo com nossa família, nossa igreja, nosso Senhor. Uma novela, alguns filmes, alguns seriados podem tomar um tempo de um estudo edificante, uma leitura bíblica, um momento de oração e intercessão. Tente traçar prioridades em sua agenda que favoreçam a comunhão com Deus, com os valores eternos. Pensai nas coisas do alto antes de iniciar uma tarefa. Quando olhamos para baixo, nos tornamos presos, escravos, assim como a mulher estava há 18 anos sem conseguir olhar para o alto. Quem olha para cima não é influenciado pelas coisas de baixo. Por outro lado, quem olha para baixo não reconhece o que vem de cima. 

Testemunhe 

Considerado o primeiro mártir do cristianismo, Estevão morreu apedrejado por crer que Jesus era o filho de Deus. Podemos ler, em Atos 7, nos versículos finais, que ele olhava firmemente para o cima, para o céu, pois via o próprio Senhor Jesus ao lado do Pai. Não tem exemplo mais claro na bíblia de quem colocou em prática, esse ensinamento – pensai nas coisas do alto. Levando em consideração que o próprio Paulo, na época ainda Saulo, presenciou o assassinato de Estevão, podemos imaginar que foi daí sua inspiração para suportar tantas dores e perseguições. Talvez, sempre que açoitado, preso ou injuriado, Paulo se lembrasse desta cena, pois ele mesmo estava ali percebendo a morte de alguém que creu na mensagem de Cristo mesmo sob apedrejamento. 

Posso imaginar que seu eu mesmo fosse apedrejado, a primeira coisa que imagino protegendo seria a minha cabeça. Estevão, no entanto, olhou para o alto, firmou seus olhos no que é eterno. De certa forma, talvez eu ouvisse seus pensamentos lhe dizendo algo do tipo – pensai nas coisas do alto. Podemos entender, que quando olhamos para o alto, suportamos todas as pedradas. Quando nos criticam, nos perseguem ou zombam por nossa fé, podemos olhar para o terreno e desistir da fé, ou pensarmos em nos vingarmos, ou podemos olhar par ao alto, firmando os olhos em Cristo para permanecermos calado, como Estevão e o próprio Cristo, que morreram das piores maneiras que podemos imaginar, mas ainda tiveram forças para pedirem o perdão de seus acusadores. 

Olhe para o que é eterno, mantenha seu foco em Cristo, pensai nas coisas do alto e assim você não se curvará às tentações da cultura moderna e ainda terá forças para ser apedrejado por sua fé. 

Para complementar sua reflexão, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *