Principais religiões do país

Share Button

Quando se fala em doutrina devemos levar em considerações os ensinamentos passados aos fiéis. Podemos considerar a religião como uma forma de buscar um elo entre o mundo físico e espiritual, numa tentativa de agradar a Deus, ou aos deuses, dependendo da religião. Vivemos em um país com influências de todos os continentes e, por consequência, de diversas religiões.

O Brasil é um país de maioria cristã, é o maior país católico do mundo, mas sabe-se que muitas outras formas de fé podem ser encontradas em nosso país.

Quem busca uma fé verdadeira deve ter em mente alguns preceitos básicos para que não corra o perigo de ser enganado por falsas denominações, líderes e preceitos.

Quem quer saber como qual religião seguir, ou qual religião é a mais correta, deve entender alguns conceitos básicos das principais religiões, para que possa tomar uma decisão por si mesmo. É importante ressaltar a diferença entre religião e doutrina. Em geral, aceita-se por conceito de religião uma forma externa de crer, de expressar aquilo no que se crê, a doutrina é uma forma racional de exercer sua fé, portanto, seguir doutrinas é seguir uma fé de forma coerente e racional. A razão por si, de forma alguma, nos conduz à fé, mas é uma maneira de nos questionarmos sobre aquilo que cremos.

Para o cristão, a defesa da fé é importante, e o cristão deve combater as heresias, conforme lemos em:

  • 1 Pedro 3:15
  • 2 Coríntios 10:4-5
  • Filipenses 1:7
  • Judas 3
  • Judas 22
  • 2 Timóteo 2:24-25.


Cristianismo – Protestantes

O cristianismo deve basear sua fé nos ensinamentos de Jesus Cristo e dos apóstolos, relatados no Novo Testamento, a nova aliança de Deus com os homens. Considera-se a origem do cristianismo com o relato de Atos 11:26. Para o cristão, Jesus é o único que pode nos purificar de todo pecado e nos dar a salvação – 1 Coríntios 15:3-8.

Uma crença incompreendida por muitas pessoas é sobre a trindade. O cristão evangélico acredita que Deus pai (Aba), Jesus (Yeshua) e o Espírito Santo (Ruach Hakodesh) constituem um único Deus, como por exemplo, um ovo é composto pela casca, clara e gema; outro exemplo similar é um composto químico, que reúne várias substâncias, mas formam um só elemento, como a água por exemplo.

Algumas pessoas dizem que o cristão é politeísta por dar o mesmo valor de Deus a Jesus e ao Espírito Santo, mas em Mateus 28:19 podemos ler um trecho que pode nos esclarecer sobre a trindade.

A salvação, para o cristão evangélico, só é possível pela graça, não por obras ou observância de leis, como foi ensinado em diversos trechos do Novo Testamento, como por exemplo Atos 15:11.

Para o protestante, cristão evangélico, a Bíblia é composta por 66 livros.

Catolicismo

Considera-se Pedro como o fundador da igreja romana, o primeiro papa, para o católico. Para o católico, é possível adorar a Deus e aos Santos. Esta religião também cultua Maria, mãe de Jesus, como alguém capaz de realizar milagres e atender a pedidos dos fiéis. Para o católico, toda outra forma de fé em Cristo é abominável e a salvação só pode ser concedida aos seguidores do papa. Assim como os evangélicos, os católicos acreditam na trindade, porém sua Bíblia possui sete livros a mais, os livros apócrifos.

Religião

Legião da boa Vontade – LBV

Fundada por Alziro Zarur, a LBV segue alguns conceitos básicos do espiritismo. Segundo os seguidores da LBV, Jesus alcançou a perfeição após muitas reencarnações e isso pode ser obtido por todos nós. A LBV também prega que todas as pessoas são cristãs, independente da religião que segue e do deus que adora. Além disso, Jesus não teria ressuscitado e nunca teve um corpo humano, segundo seus ensinamentos. A salvação pode ser obtida através de caridade e de inúmeras reencarnações.

Espiritismo – Kardecismo

Fundado por Hippolyte Léon Denizard Rivail, vulgo Allan Kardec, o kardecismo prega que Jesus adquiriu a perfeição após diversas reencarnações e todos nós podemos chegar a este estágio. Segundo o espiritismo, o Consolador prometido por Jesus não é o Espírito Santo, mas a igreja restaurada, formada pelos kardecistas. Os espíritas acreditam que Deus não é uma pessoa e que Jesus não teve um corpo humano. A salvação pode ser obtida após diversas reencarnações. Os livros de Allan Kardec servem de guia para os seguidores do espiritismo kardecista.

Testemunhas de Jeová – TJ

Trata-se de uma religião criada por Charles Taze Russell (1852-1916), fundada em 1881. Prega-se que Jesus abriu as portas para a salvação, no entanto, baseiam-se em Apocalipse para pregarem que apenas 144 mil ungidos serão salvos. Para os Testemunhas de Jeová, Jesus não é Deus, mas sim o arcanjo Miguel, que acreditam ser a primeira e única criatura de Deus.

De acordo com a biblioteca online das Testemunhas de Jeová, é preciso obedecer às ordens da Sociedade Torre de Vigia. E seguem uma Bíblia deles (Tradução do Novo Mundo) + literaturas dos líderes.

Maçonaria

A maçonaria não foi criada como uma religião propriamente dita. Foi criada por Anderson e Desagulliers. Pregam o próprio aperfeiçoamento e tratam Deus como uma força superior, um ‘arquiteto do Universo’. Jesus teria sida apenas um grande mestre como Buda, Maomé ou Tereza de Calcutá. A salvação pode ser obtida por se erguer templos e os vícios devem ser combatidos. Não pregam a ressurreição de Jesus e seguem rituais e manuais secretos.

A maçonaria é mais como uma comunidade, a qual aceita todas as religiões. Para fazer parte a pessoa precisa fazer parte de uma igreja, seja evangélica, islâmica ou espírita.

Os maçons se ajudam como uma irmandade, e quem entra dificilmente sai por conseguir privilégios materiais, já que a irmandade é rígida e um ajuda ao outro, com emprego, compras, contratos de compra e venda, etc.

Adventistas do Sétimo dia

Criado por Ellen Gould White, a igreja adventista prega a crença em Jesus, mas mantém a observância da lei. Consideram apenas a igreja adventista como a verdadeira e pregam a trindade como católicos e evangélicos. A salvação é obtida ao se guardar os sábados e outros mandamentos. Além da Bíblia, seguem os ensinamentos de Ellen White.

Mormonismo

A igreja dos mórmons foi fundada pelo norte-americano Joseph Smith em 1830 e prega a necessidade de se alcançar a divindade segundo as ordens do evangelho mórmon. Segundo os mórmons, somente a igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias deve ser considerada como verdadeira. Os mórmons pregam três deuses separadamente, mas, curiosamente, Jesus seria irmão de Lúcifer e dos homens. A salvação é obtida pelas obras da igreja mórmon. Além da Bíblia, seguem os ensinamentos do livro de Mórmon, Doutrina, Convênios e Pérola de Grande Valor.

5 comentários

  • francisco berto diniz

    Veja bem; Gl 15-23 Porque as obras da carne são manifesto, as quais são; prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações , iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse , que os que comenta tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mais o fruto do Espírito é; caridade, gozo, paz longanimidade, benignidade, bondade, fé mansidão , temperança. Contra essas coisas não há lei. Visitei uma prisão, só tinha filho de católico e nem um evangélico nus bar só católico. Gostaria de sabe porque.

  • francisco berto diniz

    Digo cometem

  • Clayton Junior Fernandes

    As testemunhas de Jeová não acreditam que a salvação, vem por intermédio de obedecer a torre de vigia, isso não é verdade! A salvação é por intermédio de Jesus Cristo, a quem Jeová enviou e não por uma organização de homens! Por favor não faltem com a verdade, por isso que muita gente tem esse preconceito contra as testemunhas de Jeová, somente ouvem ou lê, coisas assim!

  • ZAURI ALVES BATISTA

    Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna, segundo está escrito em I João 5:20.
    e nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, segundo está escrito em Colossenses 2:9,
    e I Timóteo 3:16.
    Jesus Cristo é Deus manifestado na carne;Evangelho segundo João Capítulo 1.
    Bíblia: King James (JFA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *