fbpx

Refletindo sobre Isaías 40:29 a 31

Refletindo sobre Isaías 40:29 a 31

Fala, meu querido! Vamos meditar sobre na Bíblia? Em Isaías 40:29 a 31 lemos uma importante passagem sobre a renovação de forças, que o Senhor nos oferece. Quem não quer, né? Ou melhor, quem não precisa?

Neste texto, vamos refletir um pouco em como podemos aplicar essa promessa de renovação em nossas vidas, sem nos deixarmos levar apenas por uma mensagem de positivismo. Nada dessa “modinha” de coach por aqui. Se você quer ficar lendo autoajuda, já vou te adiantando que este site não tem essa finalidade. Mas, claro que Deus sempre nos traz ânimo através de sua Palavra. E é para isso que estamos aqui.

A Palavra do Senhor nos ajuda a compreender que tudo o que Ele faz é bom perfeito e agradável. Por mais que algumas situações nos tragam dificuldades e aflições, não devemos, nunca, tirar os olhos do Senhor. Assim como na parábola do semeador aprendemos a criar raízes na Palavra, Isaías, no trecho que vamos ler hoje, nos ensina que devemos manter nossos olhos no que Deus pode fazer e nos reserva para os dias vindouros. 

Indico também este estudo sobre decepcionar-se com Deus.

Neste texto vamos aprender a esperar e confiar em Deus. Quando resolvermos agir por nossa conta, os resultados são desastrosos. Em minha vida urbana, diversas vezes passei pela seguinte situação: depois de muito tempo esperando um determinado buzão (mais conhecido como ônibus ), resolvi mudar de ponto, ir para outro local para tentar outra linha, mas, no meio do caminho, vi que o ônibus que eu esperava passou, justamente depois que eu havia saído. Se eu esperasse mais um ou dois minutos teria pego o ônibus, mas como resolvi mudar de lugar, lá se iam mais alguns minutos esperando outra linha, e, pior, com aquela sensação de frustração. Esse é um exemplo simples de como podemos perder a bênção quando cansamos de esperar pelo Senhor. 

Ninguém passa uma vida inteira sem aflições, sem medo, sem momentos de abatimento. Às vezes, a gente acha que os outros conseguem, mas a gente não, mas isso não e verdade. Nossa fé pode ser abalada de diversas maneiras, doenças, falecimento de algum ente querido, problemas financeiros, dúvidas colocadas em nosso coração por naturalistas (ateus) e muitos outros motivos.

Em Salmos 34:19 lemos que as aflições dos justos são muitas, mas o Senhor o livra de todas. Igualmente, Jesus nos disse que teríamos aflições, mas deveríamos ter bom ânimo, pois ele venceu o mundo. Portanto, quando pensamos que não fomos livrados, ou que as nossas orações não foram  ouvidas, precisamos entender que, o que acontece, é que estamos aprendendo a ter fé e amor a Deus apesar das circunstâncias. 

Sei que não é o que você gostaria de ouvir, mas o cristianismo também envolve levar sua cruz.

Para refletirmos sobre esse assunto, vamos ler o seguinte trecho. 

Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.  Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. Isaías 40:29 a 31 

Na verdade, podemos começar essa reflexão lendo o versículo 28, onde lemos que o Senhor não se cansa nem se fatiga. Em seguida, no versículo 29, lemos que ele dá ânimo aos que nele confiam. Isso mostra que Deus não penas é um Senhor que não se cansa, mas como nos dá, nos oferece, sua força para vencermos. 

Nova força 

Isaías 40:29 nos lembra as palavras de Jesus, quando disse: vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei (Mateus 11:28 a 30). Aqui, Deus está ensinando que devemos nos apoiar nele, na força que Ele nos dá, e não em nossa própria força, em nossa percepção de cansaço, justiça, satisfação ou bem estar.

Nossa fé, nossa esperança não podem ser enfraquecidas por pequenas coisas. Lembre-se, por exemplo, dos israelitas, quando saíram do Egito. Depois de tantos milagres, já murmuravam e queriam voltar para o Egito, três dias depois da saída. Nossa memória de grandes coisas é sufocada pela necessidade do agora. Fala sério! Você já fez isso. Mas fique tranquilo, eu também já fiz e todo cristão também.

e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9 

Temos que nos esforçar para manter nosso olhar a longo prazo, na eternidade, e não no agora. Por isso, por exemplo, temos dificuldades em mudança de rotina, ou fazer coisas que desafiam nossas necessidades imediatas. Acordamos cedo e pensamos “só mais cinco minutos de sono”.

Isso porque nosso corpo tem uma necessidade imediata. Busque forças e renovação no Senhor, pois seus planos não são imediatos, mas são para um futuro certo. 

Os tropeços 

Em seguida lemos sobre os tropeços. Se, em Isaías 40:29 o profeta mencionou nossa renovação, em seguida, ele reforça que sozinhos, mesmo sendo novos para cumprir um novo propósito. Quando achamos que somos autossuficientes, tropeçamos em nossas próprias pernas. Quando achamos que já temos experiência para definir assuntos, traçar objetivos e dar andamento em projetos, e tomamos a frente sem nos apoiarmos em Deus, podemos tropeçar e ter grande vergonha.

Em nossa vida familiar, em nosso trabalho ou em nossos estudos, devemos ser humildes, devemos nos apegar ai Senhor e deixar que Ele nos mostre o que fazer e como fazer. 

Atualmente, percebi que até mesmo para realizar pequenas tarefas domésticas e organizar o meu tempo, é melhor quando oro e peço direção a Deus. Para resolver divergências no trabalho ou casa, a humildade em entender que dependemos de Deus e não de nossas forças é fundamental para a renovação de nossas forças, mencionada em Isaías 40:29.

Posso lembrar também de situações no trabalho, nas quais e tentei dar meu jeito, resolver como achei que seria melhor, mas no final, nada saiu como eu esperava (eu quebrei a cara, para falar o português claro), mas quando orei e esperei pela ação de Deus, fui surpreendido pela sua graça.  

Correm e não se cansam 

Por fim, o profeta termina esse pensamento, ressaltando que nossas forças se renovam e não nos cansamos de atender ao pedido do Senhor, de ouvir sua voz. Os que confiam e esperam em Deus sobem como águia. Não podemos cansar de esperar. Repare aqui, que a palavra chave é esperar. Não se canse de esperar. Como mencionei antes, eu precisava de uma mudança em meu trabalho, precisava mudar de horário. Eu já estava há meses tentando de tudo para mudar, conversando, pedindo aos meus chefes, mas nada mudava.

Quando resolvi entregar nas mãos de Deus e esperar, aconteceu uma reviravolta no meu trabalho e eu mudei de setor, ficando com o horário que precisava. 

O problema nosso é que cansamos de esperar e queremos resolver as coisas nosso jeito e nos perdemos em saber se estamos agindo por nós ou pela vontade de Deus. Quando oramos e o Senhor nos mostra o que fazer, temos paz em nossas ações, ainda que a resposta não seja imediata, ou que não seja exatamente o que queremos, isso é ter paz em meio às batalhas. Mesmo quando olhamos ao redor e percebemos que passamos por situações difíceis, devemos nos apoiar no Senhor e esperar que Ele traga refrigério à nossa alma. 

Quando estiver aflito, precisando de direção, medite sobre o texto de Isaías 40:29 a 31 e lembre-se de esperar no Senhor. 

Enriqueça seu conhecimento

Se você quer se aprofundar em estudos como este, você precisa adquirir seu próprio material. Confira algumas sugestões que eu posso te dar para sua lista de leitura:

  1. Confiando em Deus – 365 dias – Um livro sensacional para quem deseja ser renovado espiritualmente toda manhã. Leituras revigorantes para cada manhã. Para saber mais detalhes CLIQUE AQUI.
  2. Devocional de Toda Mulher – Voltado ao público feminino, possui um rico material, que nos faz entender como equilibrar nossa fé e nossa rotina prática. Para conhecer melhor este livro CLIQUE AQUI.
  3. Manual do Líder da Equipe de Casais – Neste e-book, você encontra dicas práticas para liderar a equipe de casais. Se a sua igreja possui este ministério, você precisa indicar este livro para os líderes, pois é o único livro direcionado aos líderes deste departamento. Conheça melhor este livro CLICANDO AQUI.

Se você gostou dessa reflexão sobre Isaías 40:29 a 31, também pode ler os seguintes textos: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *