Reflexão para a família sobre Josué 4

Reflexão para a família sobre Josué 4

Em Josué 4, lemos sobre a passagens dos hebreus pelo Rio Jordão, para conquistar Canaã. Após passarem a seco, como havia ocorrido, semelhantemente, no Mar Vermelho, Josué recebeu a instrução para que cada membro de uma tribo de Israel, voltasse e pegasse uma pedra para que construíssem um memorial. Nesta reflexão para a família vamos ver como é importante termos um memorial para nossa família e como devemos manter na memória nossas lutas e vitórias com o Senhor.

Estes momentos não devem ser esquecidos, justamente, para que a nossa fé seja firme e forte. Devemos passar isso às gerações, para que eles também possam conhecer o poder de Deus. 

Leia também este texto sobre princípios e caráter.

BAIXE ESTA REFLEXÃO PARA FAMÍLIA EM PDF CLICANDO AQUI

Possivelmente, você já deve ter ouvido falar do “pote da gratidão”. Talvez, você até tenha um em sua casa. Um pote onde colocamos papéis com motivos pelos quais somos gratos a Deus. Você conquistou um emprego? Escreva isso em um papel e deposite no pote. Ao fim do ano, leia todos os motivos de gratidão que a família escreveu. Isso mantém vivo na memória as coisas boas que o Senhor nos faz. Basicamente, esta é a ideia do pote da gratidão.

Agora, imagine que você não jogue esses papéis fora e os acumule, ano após ano. Com tempo, você vai ter, literalmente, centenas de pedaços de papéis que contam a sua história. Agora, imagine um neto seu lendo isso. Vamos mais longe, imagine três ou quatro gerações depois da sua, lendo isso, mesmo que você já tenha morrido, sua história, suas lutas e conquistas estão ali, para que suas gerações possam entender quem foi você, e como sua fé em Deus te fez superar tantas adversidades. 

O que diz Josué 4

Em sua Bíblia, você pode ler Josué 4 até o versículo 11. Aqui, para esta reflexão para a família, vamos destacar o seguinte trecho. 

E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do Senhor vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. Josué 4:5-7 

Curiosamente, o povo já havia passado por aquele rio, mas só depois é que Deus deu a ordem a Josué para que voltassem e pegassem as pedras.

Talvez, essa ordem tenha ajudado a fazer que eles, os hebreus, memorizassem aquela data e o que acabara de ocorrer. Eles poderiam ter pego as pedras antes de passarem, mas primeiro passaram e depois voltaram. Aquelas pedras seriam empilhadas em memorial do Senhor, para as futuras gerações. Suas histórias, suas batalhas, precisam ser passadas de geração em geração. Não deixe de contar aos seus filhos como você era antes de Jesus.

Não deixe que seus netos nunca saibam o que Deus mudou em sua vida. Se você nunca fez isso, pense em separar um dia, durante um culto familiar, por exemplo, para que você converse com seus filhos sobre quem você era antes de conhecer Jesus. Revele algumas coisas erradas que fazia, claro que você vai usar informações de acordo com a idade de seus filhos, mas o importante é que eles entendam o impacto de Jesus em sua vida.  

Memorial de sua família 

Precisamos manter em mente tudo o que Deus fez por nós. Nossa história, nossa mudança de comportamento, de mente. Em Josué 4 lemos sobre algo que os israelitas fizeram para que não se esquecessem daqueles dias.

Em nossa rotina, precisamos manter na lembrança o que Jesus mudou em nossa vida, nos tirando de uma vida no deserto para levar a uma terra que mana leite e mel, ou seja, nos tirou da escravidão do pecado para nos levar para seu infinito amor.

Escreva, faça um pote da gratidão, converse com seus filhos, sua esposa, seu marido, tenha uma rotina de manter em mente esse contraste entre passado e presente, para glorificar a Deus e não para ficar se afundando em sentimentos melancólicos. 

Lemos na Bíblia inúmeros relatos fora do comum, pois esses relatos nos mantém a revelação do Criador. As pedras colocadas pelas tribos de Israel, em Josué 4, não estão mais lá, mas as escrituras mantiveram este memorial, eternizado e possível de ser divulgado a todos os povos.

No entanto, precisamos entender que Deus não tem obrigação de repetir os mesmos feitos, sempre. Ele não precisa abrir o Mar Vermelho novamente, ou mandar maná do céu para povos que andam pelo deserto. Embora o Senhor possa fazer essas coisas novamente, infinitamente, não é necessário, pois Ele já mostrou que é possível, justamente para mantermos nossa fé em situações semelhantes.

Da mesma forma, em nossa vida, nem sempre os milagres se repetem da mesma forma, nas mesmas situações, mas o que já foi feito uma vez, deve ser o suficiente para compreendermos seu amor e poder.  

Não devemos exigir novas intervenções divinas grandiosas sempre que passarmos por algum deserto, mas os milagres passados devem manter nossa fé viva para suportar as novas adversidades. 

De onde você veio 

Ao lermos o trecho mencionado, em Josué 4, vemos que o principal objetivo daquelas pedras colocadas em memorial, era que o povo de Israel se lembrasse de seu passado, para terem um coração grato. Da mesma forma, devemos ter, em nossa mente, uma memória de quem nós éramos antes de que Jesus entrasse em nossa vida.

Mantenha um coração grato. Sempre que for realizar uma reunião em família, uma refeição ou um evento especial entre vocês, lembre-se desta reflexão para família e coloque “na mesa” as lembranças de como sua vida era amarga antes de Cristo entrar em seu caminho, lembre-se de que você já foi escravo do pecado, mas agora, você em tudo se domina, por amor a Cristo. Relembrar de onde você veio é essencial para não querer voltar atrás. 

Portanto, tenha um coração grato. Se quiser, faça um pote de gratidão em sua família e estabeleça um período para que vocês possam sempre trazer à memórias essas conquistas, para cultivarem um coração grato. 

BAIXE ESTA REFLEXÃO PARA FAMÍLIA EM PDF CLICANDO AQUI

Para complementar sua reflexão em Josué 4, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Reflexão para a família sobre Josué 4

  1. Honrar a família e origens, relatar o antes e depois de Cristo, lembrar das lutas vencidas, das conquistas, tudo isso é honrar a Deus!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *