Reflexão sobre 2 Pedro 2 9 

Reflexão sobre 2 Pedro 2 9 

Neste texto sobre 2 Pedro 2:9 vamos ver como é importante entender quem somos, nossa história, nossa personalidade, para que não fiquemos nos espelhando em outros para querermos ser como eles. Se, por um lado, é bom que tenhamos boas referências em nossas vidas, por outro, devemos tomar cuidado para que não sejamos obstinados a imitar alguém, a ponto de ficarmos decepcionados quando não conseguimos alcançar os mesmos resultados. Deus deu a cada um uma responsabilidade. Devemos entender que nem sempre alcançaremos os mesmos resultados que os outros, em termos de números, mas podemos obter grandes resultados em termos de dedicação. 

Vamos começar essa reflexão pensando em quem é você, dentro de sua família, de sua igreja, de sua sociedade. Muitas vezes, nos espelhamos em outras pessoas para admiração, de uma forma saudável. No entanto, em determinado pondo, passamos a querer ser como os outros são, possuir milhares ou milhões de seguidores nas redes sociais, pregar na igreja, ter uma banda gospel e por aí, vai. Devemos entender que não são todos que possuem o mesmo chamado, ou os mesmos resultados quantitativos. Ao invés de ficar se comparando com outras pessoas que fazem o mesmo que você faz, ou gostaria de fazer, empenhe-se em ser um cristão responsável e que luta para ser agradável e aceitável a Deus. Vamos tomar como base o seguinte texto bíblico. 

Leia este estudo sobre vida nova em Cristo.

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE 2 PEDRO 2:9 EM PDF

Tudo isso nos mostra que o Senhor sabe como livrar das aflições as pessoas dedicadas a ele e também sabe como guardar os maus debaixo de castigo para o Dia do Julgamento. 2 Pedro 2:9  

Vamos nos basear nesta versão, da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. 

Você não precisa ser pop star para ser o sal da terra

Vamos iniciar esta reflexão sobre 2 Pedro 2:9 explicando o contexto deste versículo. Aqui, Pedro está falando sobre como Deus sempre capacitou seus escolhidos de não serem enganados pelos falsos mestres, por isso lemos no início do versículo “tudo isso mostra…”. No trecho anterior, se você for ler desde o versículo primeiro, o autor está nos dando uma amostra de que vale a pena confiar em Deus. Se nos dedicarmos a conhecer a sua Palavra e a sua verdade, podemos confiar que Ele nos livrará dos falsos mestres, dos enganadores, das situações que poderiam causar prejuízo à nossa salvação. 

Muitas vezes, quando nos tornamos obstinados a ser alguém reconhecido, alguém que receba os aplausos das pessoas, somos tomados pela vaidade e orgulho. Isso é o que torna um mestre em falso. Se você perceber a conotação de mestre, significa alguém cheio de conhecimento. Um falso mestre não é alguém sem poder de persuasão, pelo contrário, ele engana multidões, justamente porque sabe como usar suas palavras. Não queira se tornar um mestre para persuadir as pessoas. Adquira o conhecimento para, em primeiro lugar, aplicar em sua vida, para depois compartilhar com os outros.  

Seu objetivo como cristão não deve ser um pop star, uma pessoa que tem milhares ou milhões de seguidores nas redes sociais. Você só precisa se contentar em conhecer sua história e compartilhar isso com as pessoas. 

O Senhor livra das aflições 

Confiando em Deus, sabemos que Ele tem poder para nos livrar dos falsos ensinamentos, que, talvez, surja até me nosso coração. No contexto, seguindo a reflexão de 2 Pedro 2:9, vamos que o discípulo chega a comparar os falsos mestres aos animais selvagens, que vivem para “matar ou morrer”, em outras palavras, não estão preocupados com as consequências de suas ações. Vivem por si e para si, para ganharem multidões. 

Vamos pensar um pouco sobre o que leva uma pessoa a ser um falso mestre. Apenas a vaidade de se engrandecido entre os homens. Um falso mestre não se torna enganador apenas porque deseja enganar as pessoas. Ele não quer ganhar multidões para depois dizer “eu enganei vocês”. Ele quer ser adorado, aplaudido, como um grande mestre que não é.  

Não deixe que essa ganância tome seu coração. Coloque-se sob a vontade de Deus e Ele vai te mostrar o caminho a seguir. Não deixe que a vontade de ser um líder, de ser um influenciador, plante em seu coração a comparação, a necessidade de ser melhor que os outros. Seja sal da terra, seja luz, apenas apontando para Cristo, pois ele é a fonte de luz. 

Livramento e condenação 

Podemos concluir esta reflexão sobre 2 Pedro 2:9 analisando o final do versículo, que mostra que Deus sabe destinar cada pessoa conforme sua conduta. Assim como Ele livra os dedicados, ou seja, quem se dedica a ler a Palavra, a orar e a congregar em uma igreja, assim como sabe condenar os falsos mestres. A justiça não vem de nós. A condenação não é nossa. Devemos descansar o coração para compreender que Deus nos sustenta. 

Evite a comparação com os outros, pois você não pode julgar, condenar ou absolver ninguém. Isso cabe a Deus. Quando nos comparamos com os outros, queremos ser melhores, enchemos nossa mente de vaidade, maldade, inveja e desprezamos quem pensa diferente de nós. A comparação nos faz condenar quem não se assemelha a nós mesmos. A comparação nos joga de novo ao mundo separado de Deus. Por isso, Pedro termina este trecho, este capítulo, escrevendo. 

O que aconteceu a essas pessoas prova que são verdadeiros estes ditados: “O cachorro volta ao seu próprio vômito” e “A porca lavada volta a rolar na lama.”2 Pedro 2:22  

Faça a sua parte, se dedique. Seja fiel à tua família, trabalhe com empenho e seja humilde, como lemos nesta reflexão sobre 2 Pedro 2:9. Mantenha seu coração firme nas bondades do Senhor e não queira ser um mestre apenas para receber aplausos e elogios, pois assim nascem os falsos mestres. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE 2 PEDRO 2:9 EM PDF

Para complementar seu estudo sobre 2 Pedro 2:9, recomendo que leia também: 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Reflexão sobre 2 Pedro 2 9 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *