fbpx

Sermão textual sobre fé – impressionando Deus

Sermão textual sobre fé – impressionando Deus

Neste sermão textual sobre fé, vamos analisar o texto de Romanos 4 e usar a Bíblia para fundamentar nossa fé. A nossa fé é o que atrai o coração de Deus. Tudo mais, nosso louvor, pregação, forma de ensinar a Bíblia, as obras e tudo mais, se não for feito com fé, não move o coração de Deus, por isso, a fé é fundamental para que possamos viver nossa vida cristã de verdade. Mais do que alcançar a salvação, a fé demonstra nosso caráter em relação a Deus. A fé nos faz sermos obedientes e “devotos” mesmo quando Deus está em silêncio. 

Se você deseja elaborar uma ministração baseada neste esboço de sermão textual sobre fé, pode ter como base Romanos 4. 

Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente. Romanos 4:5 

Vamos começar analisando o que é a palavra fé. Em Hebreus 11:1  temos, possivelmente, o versículo mais conhecido sobre a explicação da fé, que é crer naquilo que não podemos ver ou comprovar. Por isso mesmo devemos ter muito cuidado quando ouvimos por aí que alguém consegue provar que Deus existe, ou qualquer coisa assim. Até podemos usar o pensamento lógico para a fé, mas não há evidências concretas de um Criador. Caso existissem, não precisaríamos de fé e sem fé é impossível agradar a Deus. Se você quer usar este sermão textual sobre fé para ministrar, pode começar refletindo sobre isso, sobre a palavra fé e seu conceito. 

A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Hebreus 11:1 

Mais pra frente, no versículo 6, podemos ler que precisamos crer que Deus existe. 

Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. Hebreus 11:6 

Então, vamos começar nosso esboço de pregação falando sobre a importante de compreender a fé e entender que precisamos crer em algo que não se pode comprovar que exista. Se quiser, você pode usar alguns exemplos. Ao ver um jogo de futebol, podemos “ter fé” quem um time X vai ganhar. É um tipo de fé “mais simples”, mas não deixa de ser uma crença em algo que não aconteceu ainda. A ciência está cheia de exemplos de fé. Matéria e energia escuras não podem ser vistas e nem mesmo detectadas (ainda),  mas seus efeitos são perceptíveis, o que leva os cientistas a crerem, ou seja ter fé, que existam. Estes são alguns exemplos simples do que é ter fé. Para nós, cristãos, a fé em Deus é crer em algo que não podemos comprovar, e temos até mesmo dificuldades de explicar, mas nós cremos porque podemos sentir “seus efeitos”. 

O que pode impressionar Deus? 

Nossa fé está baseada em um Criador do Universo. Se Deus criou tudo o que existe, há alguma coisa que pode deixá-lo impressionado? Ao lermos as Escrituras podemos ver que Jesus nunca se impressionou, por exemplo, com alguém que cantava muito bem. Também não há referências de algum mestre da lei que tenha deixado Jesus impressionado. Ninguém era rico o suficiente para que Jesus ficasse admirado.  

Se você estiver elaborando um sermão textual sobre fé, pode dar pequenos exemplos neste ponto, como: Jesus nunca disse “nossa como você canta bem. Melhor que os anjos no Reino dos Céus”, ou “nossa como você conhece bem as Escrituras. Preciso aprender mais contigo”, tampouco disse a alguém “como você é rico e próspero, meu Pai deve te abençoar muito”. Aliás, nem mesmo as orações das pessoas impressionavam o mestre. 

Repare que em todas essas situações, podemos encontrar Jesus, na verdade, corrigindo as pessoas. Ele disse que devemos louvar ao Pai em espírito e em verdade (João 4:23). Também lemos Jesus falando sobre oração, como por exemplo em Lucas 18:9 a 14, na comparação entre o fariseu e o publicano, além, claro, de ensinar o Pai nosso. Ou seja, não impressionamos ao Senhor com nenhuma dessas coisas. No entanto, existe algo que pode impressionar Jesus. Vejamos: 

Jesus ficou muito admirado quando ouviu isso. Então virou-se e disse para a multidão que o seguia: Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! Lucas 7:9 

Portanto, a única coisa que deixou Jesus admirado foi justamente a fé. 

Também podemos ler algo semelhante no evangelho de Mateus.  

Mulher, você tem muita fé! — disse Jesus. — Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada. Mateus 15:28 

Estes dois trechos bíblicos podem ilustrar bem seu sermão textual sobre fé. Se você reparar, uma curiosidade é quem nem mesmo o poder do próprio Cristo era impressionante para Ele mesmo. Após curar as pessoas, ele nunca disse “vai, meu poder te salvou”. Ele sempre deixou claro que o “poder” era resultado da fé da cada pessoa.  

Outro exemplo bíblico está em Mateus 9:27 a 31 (não vamos reproduzir aqui o texto inteiro, mas você pode ler quando estiver expondo seu sermão textual sobre fé). Dois cegos pediram a Jesus para serem curados. Jesus pergunta se eles creem. Eles dizem que sim e pronto! Foram curados. Simples assim! A fé é a ferramenta que possibilita o sobrenatural, pois é com a fé que cremos que o sobrenatural possa ser feito. Sem fé, estamos limitados à física e química do mundo dos viventes. 

Fé para salvar 

Para concluir este sermão textual sobre fé, vamos reler o trecho final de Romanos 4:5 – o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente. Nossa fé nos justifica de nossos pecados, assim como Paulo volta a mencionar em sua carta aos Efésios. 

Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. Efésios 2:8 

Nossa salvação depende de nossa fé, de crermos em algo que não podemos ver e nem compreender direito, mas o sacrifício de Jesus na cruz não levou salvação “compulsória” a todos, mas somente aos que creem. Devemos ser eternamente gratos a Deus por este ato, tendo fé que ele agiu por nós, por amor e misericórdia. 

A fé, nos faz superar as adversidades, encarar os problemas e nos traz salvação. A única maneira que temos de impressionar o criador de todo o universo é através da fé. 

Ao concluir o sermão textual sobre fé, você pode relacionar que nosso primeiro ato de fé é aceitar Jesus como salvador de nossos pecados. Em seguida, faça o apelo. Depois, ore por todos que desejam reavivar a fé, a tal ponto de impressionarem Deus. 

Para complementar seu sermão textual sobre fé, leia também:

Outros textos interessantes sobre diversos assuntos: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *