fbpx

Tenha gratidão a Deus

Tenha gratidão a Deus

Nesta reflexão sobre gratidão a Deus, vamos ver como a Bíblia nos traz diversas orientações de termos um coração voltado ao agradecimento, rejeitando imposições, reclamações e murmurações. Esta mensagem vai te ajudar a manter a mente nas bênçãos de Deus. Vamos lutar para eliminar as reclamações e comparações em nossa rotina. Se você participa de um grupo de estudo, ou célula em sua igreja, você pode usar este texto como uma base para a elaboração de uma palavra ou pregação sobre a gratidão a Deus.  

Podemos começar esta reflexão pensando na palavra gratidão em si. O termo gratidão tem por definição, nos principais dicionários de língua portuguesa, uma forma de reconhecermos ou agradecermos alguém por alguma ajuda, algum benefício, que recebemos. Pensando na vida e missão de Jesus Cristo, temos muitos motivos para sermos gratos ao Senhor, não é mesmo? Por isso, quando pensamos em ter um coração grato, temos que ter este reconhecimento de que Deus nos abençoou, e continua abençoando, com seus favor. Aliás, todos os favores de Deus são imerecidos por nós, ou seja, não há nada que possamos fazer para “merecer” o favor do Criador, dependemos, puramente, de sua misericórdia. 

Leia também esta reflexão sobre ser ouvido por Deus.

Para esta reflexão, vamos usar como base o Salmo 100. 

Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração. Salmos 100:1-5 

Repare que o salmo é uma mensagem pura de gratidão. O autor está alegre por pertencer ao povo eleito do Eterno e por poder render graças ao Senhor. Somos motivados a entrar na presença de Deus com este espírito de gratidão. 

A banalização da rotina 

Talvez, nosso maior inimigo contra o coração grato é o próprio tempo, que vai nos trazendo adversidades e outras formas de pensar e de viver. Vamos pensar em como nos empolgamos com uma novidade. Um menino que ganhou um brinquedo novo, um adulto que experimenta uma comida nova, ou quando um jovem adquire um novo jogo de Playstation. Ficamos empolgados com aquilo e queremos “repetir a dose” diversas vezes, mas quando essa novidade começa a virar rotina ou nos acostumamos com ela, já não nos empolgamos tanto e começamos até a reclamar daquilo que era “a melhor coisa do mundo” até outrora. Um exemplo prático é do de lançamentos espaciais. No começo, o mundo inteiro parava para ver o lançamento de um satélite ou coisa assim. Hoje, são tantos lançamentos espaciais, tripulados ou não, que nem ficamos sabendo que estão acontecendo. O fator “novidade” já não existe mais e perdemos o interesse. 

Outro exemplo, desta vez bíblico, é a saída dos hebreus do Egito. Apenas três dias após a saída do Egito, já estavam murmurando. O povo esqueceu as pragas e a travessia do Mar Vermelho. 

Da mesma forma, algumas bênçãos de Deus caem em nossa rotina e começamos a ser “menos gratos”. Um emprego, um veículo, um relacionamento, uma habitação ou até mesmo nossa igreja. Aquilo que era maravilhoso até algum tempo atrás passa a ser imperfeito, e começamos a enxergar apenas os problemas e os defeitos. Nossa gratidão a Deus começa a dar lugar para críticas e a insatisfação.  

Não deixe que a rotina tire o brilho daquilo que Deus tem dado a você diariamente. Volte a ter empolgação na sua dedicação ao lar, em eu emprego, em seu ministério. Dedique-se à leitura das Escrituras, leia livros cristãos, profissionais e de conhecimentos gerais. Faça essa leituras com objetivo de manter sua mente focada em coisas positivas e agradáveis. 

Sede insaciável, ansiedade 

Outro fato que luta contra nossa gratidão a Deus é nossa ansiedade, nossa luta por conquistas. Tiramos o foco do que já conquistamos e de como Deus é bondoso conosco. Não deixe que sua vontade de conquistar objetivos torne seu coração inquieto e ansioso. 

Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação. Provérbios 15:16 

No versículo acima aprendemos a controlar nosso instinto desbravador, nossa fome “napoleônica” de conquistar e avançar. Quando traçamos metas, precisamos traçar também alguns limites. Limite de tempo gasto e determinado plano, em determinado projeto. 

É melhor um bocado seco, e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença. Provérbios 17:1 

Quando projetamos muitas coisas, não conseguimos cumprir com excelência nenhuma delas, inclusive nosso ministério. Por isso, planeje bem seu tempo, inclua o tempo que você passa com sua família, na igreja e fazendo outras pequenas coisas, como compras ou cozinhando. Assim, você evita a pressa e a inquietação de ter que cumprir muitas metas em pouco tempo. A vida profissional já nos impõe essa loucura, não é mesmo? Então, por que “se complicar” ainda mais? 

Amando o próximo 

Viva com sua rotina com um coração grato, louve e adore ao Senhor. Tenha uma vida de gratidão a Deus. Demonstre isso, louvando-o e vivendo como um verdadeiro discípulo, ou seja, amando o próximo. A melhor maneira de adorarmos ao Senhor não é cantando “Pintor do mundo”, “Aclame ao Senhor” ou “Rolê da consciência”, muito menos colocando seu som no último volume para “evangelizar” os vizinhos. Demonstre sua gratidão a Deus, amando o próximo. 

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mateus 15:8 

A marca do cristão é o amor, pois é assim que demonstramos estarmos com um coração renovado e uma mente cativa em Cristo. 

Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros. João 13:35 

Portanto, lembre-se de manter seus pensamentos nas bênçãos, valorize o que virou rotina e controle sua sede por metas e objetivos. Assim, você terá um coração cheio de gratidão a Deus, e vai demonstrar isso amando ao próximo. 

Em nosso site temos centenas de textos para reflexão, sobre os mais variados assuntos. Eis algumas sugestões que podem te agradar. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *