Texto bíblico para casamento

Share Button

Um bom texto bíblico para casamento pode ser usado em diversas situações e também nos ajuda a edificar nosso lar, nossa família. Com estes trechos, você pode desenvolver estudos para casais, pregações para a rede de casais em sua igreja, ministrações para um casamento ou simplesmente escolher algum versículo para o convite de casamento ou compartilhar. O casamento é um importante passo na vida de toda pessoa, pois representa o momento que decidimos assumir o compromisso de criar, montar, estruturar, uma nova família. Para o cristão, a formação da família é essencial em nosso desenvolvimento pessoal e até espiritual. Vamos ver alguns trechos das Escrituras que nos fará compreender melhor sobre o casamento. Vamos começar com os trechos mais longos e, no fim do artigo, selecionamos alguns versículos isolados. 

Para você que deseja um texto bíblico para casamento que possa ser desenvolvido para uma pregação, estudo ou ministração, seguem os seguintes exemplos. 



Homem e mulher se complementam 

A primeira referência sagrada sobre o matrimônio está no primeiro livro da Bíblia. Em Gênesis 2:24 lemos que Deus criou o homem e a mulher com a finalidade de formarem uma só carne. Desde a criação, homem e mulher foram criados para se completarem. Aliás, podemos ver que existe uma relação cíclica e contínua que nos faz entender que homem e mulher dependem um do outro mutuamente. A mulher foi criada do homem, no entanto, todo homem nasce de uma mulher. Isso nos faz compreender que não devemos subestimar um ao outro, mas servir e amar como a nós mesmos.  

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”. Gênesis 2:24 

Este é um bom texto bíblico para casamento por falar que homem e mulher deve ser um só. Um só em carne, em pensamento, em união. Por isso, é importante também falarmos de como é importante que a relação sexual só deve acontecer depois do casamento, pois esta relação é o que concretiza este plano. Deixar pai e mãe para se tornarem um, este é o plano de Deus para o homem e para a mulher. 

Outro importante texto bíblico para casamento que fala sobre a necessidade de sermos um em duas pessoas é: 

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”. Eclesiastes 4:9 a 12. 

Aqui também podemos desenvolver uma boa pregação, ou ministração para casais cristãos. O versículo é bem claro ao falar dos benefícios em duas pessoas que convivem juntas. Marido e mulher se fortalecem, lutam juntos contra as adversidades, se animam, se motivam, por isso, dois juntos são mais difíceis de serem abatidos. Por isso, também, homem e mulher precisam caminhar juntos, se ajudando e não sendo um rival do outro. 

Efésios 5 

Provavelmente, o texto bíblico para casamento mais conhecido e mencionado é o de Efésios 5. Vamos ler seu principal trecho. 

“Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,  pois somos membros do seu corpo”. Efésios 5:22-30 

Este texto bíblico para casamento nos ensina que o casamento é uma vida de servir um ao outro. Devemos pensar nisso antes de querermos sermos servidos. Nossa expectativa no casamento reflete nossa expectativa na fé. Se não estamos dispostos a servir nosso cônjuge como podemos afirmar que estamos dispostos a servir a Cristo? Por isso, Paulo escreveu em 1 Timóteo 3:5, “porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?”. 

O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. 1 Coríntios 7:3-5.  

O trecho acima também é um excepcional texto bíblico para casamento. Veja como ele nos traz orientação sobre a unidade de espírito entre marido e mulher, menciona o relacionamento íntimo mútuo como forma de combater a tentação e ainda nos ensina a servir um ao outro. Se, por um lado o corpo da mulher é do marido, o corpo do marido também está sujeito ao poder da mulher. Uma relação de companheirismo e confiança que só um casal firmado na Palavra de Deus consegue ter. 

Para concluir este artigo, seguem alguns versículos para você que deseja um texto bíblico para casamento para diversas ocasiões. 

  • Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Provérbios 31:10 
  • E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.  Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Marcos 10:8,9 
  • O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá. 1 Coríntios 13:4-8 
  • Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor. Provérbios 18:22 
  • Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Provérbios 31:10 
  • Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4 
  • E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Malaquias 2:15 
  • A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos. Provérbios 12:4 

Com estes trechos, esperamos que encontre o texto bíblico para casamento ideal para você. 

Leia também: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *